Estou devendo o banco pode abrir conta salário?

Perguntado por: dvargas4 . Última atualização: 1 de junho de 2023
4.7 / 5 18 votos

A resposta é sim! Mesmo que o novo funcionário tenha o nome sujo em algum dos órgãos de proteção ao crédito, ele poderá abrir uma conta salário, ... Qualquer trabalhador pode abrir uma conta salário, desde que a empresa tenha um convênio com o banco.

Bancos não podem se recusar a abrir uma conta-salário por causa de dívidas, mesmo que o débito seja com a instituição em que se deseja abrir conta.

A resposta para essa pergunta é não. A lei determina e a Justiça entende que o salário representa a parcela básica de rendimentos para a sobrevivência de uma pessoa e de sua família.

E justamente por ser uma conta salário, não é permitido descontar nenhum valor. Isso porque o salário é protegido pela legislação, mais especificamente no Artigo 833 da Lei nº 13.105. Ele é considerado impenhorável e, portanto, o banco não pode se apropriar de valores oriundos de uma conta salário.

Em tese não há nenhum impedimento para realizar a portabilidade de salário, mesmo nos casos de portabilidade de salário com dívida. Isso porque a portabilidade de salário é um direito do trabalhador. Por outro lado, em algumas situações, pode haver limitações para realizar a portabilidade de salário.

30%

O limite a ser retido é de 30% do valor da remuneração.

O primeiro passo do banco será a negativação do devedor, como forma de pressão para receber a dívida. Segundo passo, ele vai apelar para uma medida judicial, para tentar bloquear (penhorar) o dinheiro no banco. Depois, também por meio de medida judicial, o banco vai partir para bens como carros e imóveis.

Documentos necessários para a abertura de conta salário (original e cópia): * RG - Cédula de Identidade, ou CNH- Carteira de Motorista, ou Carteira de Identidade Militar, ou Carteira de Trabalho, ou Carteira de Inscrição em Entidade de Classe (Ex: OAB, CRM, etc.)

Sim. A empresa pode abrir uma conta-salário em estabelecimento bancário diferente daquele que o empregado tem conta, e não é obrigada a fazer o pagamento em conta corrente no estabelecimento bancário escolhido pelo empregado.

Alguns bancos como Bradesco, Caixa Econômica, Inter e Itaú autorizam a abertura de conta para negativados. Nesses bancos será possível abrir contas do tipo Corrente, Poupança ou Salário e ter serviços vinculados de acordo com o perfil da conta.

Contudo, não existe nenhuma regra em que o banco deve descontar qualquer quantia antes da portabilidade de salário. Então, a instituição financeira não pode recusar a realização da portabilidade em caso de qualquer tipo de dívida.

Assim, caso o CPF esteja irregular, não será possível que o indivíduo abra uma conta corrente ou mesmo salário. É necessário que ele regularize o CPF antes de solicitar a abertura de conta. Indivíduos com CPF irregular não podem abrir ou movimentar contas bancárias.

Algumas contas não podem ser bloqueadas. São elas: Contas para receber aposentadorias; Contas com valores de pensão; Conta poupança com até 40 salários mínimos; Subsídios e auxílios do governo.

Em regra, a poupança não pode ser bloqueada. O artigo 833 do Código de Processo Civil declara que essa modalidade de conta bancária é impenhorável: Art. 833.

A únicas contas que não podem ser bloqueadas são a salário e conta poupança, porém a conta poupança tem uma brecha, ela não pode ser bloqueada caso tenha valor inferior a 40 salários mínimos (R$34.400,00), caso tenha mais, poderá ser bloqueado o valor, desde ...

Desde 2 de abril de 2007, encontra-se em vigor a Resolução nº 3424 do Conselho Monetário Nacional que disciplina a conta salário. Nenhum trabalhador é obrigado a abrir uma conta corrente – e pagar por ela – para receber o seu salário.

Solicitação: você pode solicitar por meio de um documento por escrito, indo até uma agência bancária ou fazer pela internet. Mas a instituição deve aceitar o pedido online. Nele você irá informar a nova conta, dentro do mesmo banco, onde quer que o salário seja depositado ou uma conta em outro banco.

A resposta é sim! É possível fazer portabilidade de salário mesmo devendo dinheiro para o banco utilizado pelo empregador. Quem pode solicitar a portabilidade de salário.

Quando o banco pode negar a portabilidade? O banco só pode se recusar a realizar a portabilidade quando há algum dado incorreto, desconfiança de fraude ou desistência do próprio solicitante.