Estou devendo o banco e quero fazer portabilidade?

Perguntado por: snobrega . Última atualização: 1 de junho de 2023
4 / 5 12 votos

Contudo, não existe nenhuma regra em que o banco deve descontar qualquer quantia antes da portabilidade de salário. Então, a instituição financeira não pode recusar a realização da portabilidade em caso de qualquer tipo de dívida.

Não ter efetuado o pagamento do número mínimo de parcelas
A instituição financeira proponente pode negar a portabilidade do consignado se o cliente não tiver efetuado o pagamento do número mínimo de parcelas do empréstimo consignado junto à instituição credora original.

A menos que exista autorização prévia e expressa do titular, o banco não pode descontar dívida em conta salário.

Quem pode fazer portabilidade de empréstimo consignado? A portabilidade do empréstimo consignado pode ser feita por quem tem um contrato de consignado ativo e quer fazer a transferência do mesmo para outra instituição, seja para reduzir o valor das parcelas do consignado, ter um valor em conta, etc.

A migração de dívidas deve ser comunicada ao banco de origem. Você deve entrar em contato com a instituição financeira em que tem dívida e pedir o extrato com o saldo devedor. A instituição bancária é obrigada a fornecer todos os dados necessários à portabilidade.

O encerramento de conta pode acontecer por iniciativa do banco e isso ocorre após seis meses sem qualquer movimentação. “É importante ressaltar que o consumidor pode encerrar a conta quando quiser, observando qualquer dívida, ou seja, não pode fechar sem pagar aquilo que já é devido”, acrescentou.

Para realizar a portabilidade tradicional (em que o pedido parte do cliente), é preciso:

  • Ter contrato ativo;
  • Estar em dia com os pagamentos;
  • Ter cumprido um período mínimo de permanência no plano de dois anos; se já tiver pedido portabilidade antes ou tiver doença pré-existente, o período aumenta para três anos.

Quitação antecipada
Uma das melhores formas de deixar de pagar as parcelas de um empréstimo é quitar antecipadamente a dívida. Muita gente não sabe, mas é possível pagar adiantado as prestações, e isso resulta na amortização do saldo da dívida.

Quem tem empréstimo pessoal pode mudar de banco? Sim, quem tem empréstimo pessoal pode mudar de banco através da portabilidade de empréstimo!

Seu nome fica sujo
Ao ficar com CPF negativado você terá dificuldade em conseguir crédito, comprar um produto a prazo, fazer um financiamento de imóvel ou até mesmo conseguir um cartão de crédito.

Segundo o art. 43, § 1° do Código de Defesa do Consumidor, o período máximo de permanência do nome do devedor em cadastro de órgãos de proteção ao crédito é de cinco anos.

O texto prevê que esse tipo de operação seja realizada sem cobrança de nenhuma taxa ou imposto para o cliente. E não define uma quantidade de parcelas pagas para fazer a portabilidade. Quando pede a portabilidade, na prática, você contrata um novo empréstimo consignado com outra instituição financeira.

É que as parcelas podem diminuir de valor quando é negociado a taxa de juros e o contrato. Ainda é possível levar um valor de troco na negociação. Para aderir a esta negociação, entre em contato com seu banco e veja a possibilidade de fazer o refinanciamento do seu contrato e conseguir parcelas mais baixas.

Para fazer a portabilidade, é necessário solicitar a transferência da dívida para uma outra instituição financeira que ofereça condições mais favoráveis, como taxas de juros mais baixas ou prazos mais longos para pagamento.

O banco pode negar a portabilidade do consignado se houver suspeita de fraude ou irregularidades no contrato original. Isso pode acontecer quando há informações falsas ou enganosas no contrato, ou quando há indícios de que o consumidor foi coagido a contratar o empréstimo consignado.

Contudo, com a portabilidade bancária, o cliente tem a possibilidade de receber o seu salário através do banco de sua escolha, com menores custos de manutenção de contas (ou até mesmo a isenção, no caso da maioria das contas digitais) e menores taxas de juros para eventuais empréstimos e financiamentos.

meutudo

O melhor banco para fazer a portabilidade de consignado é aquele que oferece as melhores vantagens e não somente a taxa de juros mais baixa, portanto, a meutudo é a melhor opção!

Nesse caso, de forma alguma o banco credor poderá retirar o dinheiro de outro banco, pois essa é uma prática totalmente ilegal. A única forma de um banco retirar o dinheiro depositado em outra conta bancária para quitar dívidas, é em caso de uma ação judicial, que autoriza o bloqueio dos bens do devedor.

É possível, sim. Embora a melhor situação financeira seja sempre não estar inadimplente, quem precisar abrir essa conta consegue fazê-lo sem quitar as dívidas que trazem a restrição a seu CPF, em alguns casos. Em geral, tanto contas digitais quanto “tradicionais” podem ser abertas quando clientes estão negativados.

Quando você pede a portabilidade, a conta-salário continua a existir. A única mudança é que, quando o pagamento cai, ele é transferido automaticamente para a nova conta. Se você parar de trabalhar com aquela empresa, cabe a ela encerrar a sua conta-salário, sem qualquer vínculo com sua conta pessoal.