Estou devendo ao banco ele pode mexer na minha poupança?

Perguntado por: rpereira . Última atualização: 21 de maio de 2023
4.4 / 5 13 votos

Novamente, a resposta é não! As instituições, como mencionamos anteriormente, não podem fazer movimentações nas suas contas bancárias sem a sua autorização prévia. Assim, é preciso que você autorize o bloqueio ou que o mesmo seja requerido via judicial. Portanto, o banco não pode bloquear a conta de outro banco.

Se você não pagar a dívida que tem com o banco, uma das primeiras medidas da instituição financeira pode ser negativar o seu nome junto aos órgãos de crédito, como o SPC ou Serasa.

A única maneira de debitar o valor de dívidas diretamente da conta de um cliente de um banco, seja por estar devendo o cheque especial, cartão de crédito ou empréstimo, é se a pessoa fizer uma autorização por escrito.

A poupança é um tipo de investimento financeiro muito popular no Brasil, porém, ela pode ser penhorada em casos de dívidas de natureza alimentar e tributária. No entanto, existe uma proteção legal para uma parcela da poupança, que é conhecida como limite de impenhorabilidade.

até o limite de 40 (quarenta) salários-mínimos
Outro ponto importante a ser tratado aqui é que a sua conta mesmo que tenha menos de 40 salários, pode sim ser bloqueada!

Mas quais são os tipos de bloqueios que podem ser realizados na conta? O bloqueio pode ser realizado pelos seguintes motivos: CPF irregular, Ordem judicial, Suspeita de lavagem de dinheiro, Comprovação da origem do dinheiro, Atividade Ilegal e Sonegação de Impostos.

Segundo o site da Associação de Juízes Federais do Rio Grande do Sul, alguns recursos são impenhoráveis e portanto não podem ser bloqueados, são eles: vencimentos de salários. vencimentos de aposentadorias e pensões. quantias depositadas em cadernetas de poupança até o limite de 40 salários mínimos.

Não tenho como pagar a dívida cobrada judicialmente, e agora? A lei brasileira não prevê a liberação da obrigação do devedor em razão de não ter como pagar uma dívida. Assim, caso você não tenha como pagar a dívida judicial, terá de recorrer à negociação e parcelamento através da própria Justiça.

Quando a dívida se torna IMPAGÁVEL, é o exato momento de procurar a ajuda de um profissional da advocacia, especializado em dívidas bancárias, pois nada, absolutamente nada irá criar condições de pagamento normal da dívida.

Porém, nada impede que o banco realize a cobrança extrajudicialmente, afinal, a dívida continua existindo. Além disso, os cinco anos também definem o período máximo de permanência do nome do devedor em cadastro de órgãos de proteção ao crédito, como o Serasa e SPC.

Sim, quem tem empréstimo pessoal pode mudar de banco através da portabilidade de empréstimo!

Evite abrir uma conta-corrente no banco que está devendo. Caso o banco se recuse a efetuar a abertura, denuncie ao BACEN (Banco Central do Brasil) e ao Procon, pois isso é ilegal!

Quando o correntista atrasa o pagamento de um empréstimo, financiamento ou fatura do cartão de crédito e tem saldo disponível na conta, às vezes, o banco abate o valor da dívida sem avisar o cliente antecipadamente. Mas isso só é permitido se houver uma previsão contratual entre as partes.

Por quanto tempo a conta pode ficar bloqueada judicialmente
Geralmente, o bloqueio é mantido até que a dívida seja quitada ou que haja uma determinação judicial para sua liberação.