Estou desanimada e com vontade de chorar?

Perguntado por: aevangelista . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.6 / 5 4 votos

Dentre os sintomas da depressão estão cansaço, falta de energia, desânimo e desmotivação, dificuldades com concentração e memória, alterações de sono e apetite, baixa autoestima e pouca auto-confiança. Sentindo triste, desanimado e desmotivado… pode ser uma situação temporária.

Pode sim ser depressão.... para diferenciar depressão de tristeza, levamos em consideração, dentre outros aspectos, duração, intensidade, causas e repercussões na qualidade de vida. Somente um profissional habilitado será capaz de avaliar o seu caso especificamente. Mas não deixe de procurar ajuda.

Tanto na depressão quanto no transtorno de humor bipolar, o choro repentino acompanhado de tristeza ocorre porque temos uma baixa na produção de algumas substâncias que temos no cérebro, que são responsáveis pelo nossa sensação de bem-estar.

A depressão psicótica é mais um dos tipos de depressão. Ocorre quando somam-se aos sintomas da depressão maior alguma forma de psicose, como por exemplo alucinações e delírios, como ouvir vozes ou ter sentimentos intensos de inutilidade e fracasso.

A pessoa depressiva vive em meio a sentimentos pesados e negativos, como por exemplo desesperança, baixa autoestima, sensação de vazio e amargura que se refletem inclusive fisicamente. Além disso, é comum os pacientes apresentarem transtornos de sono e apetite no começo da depressão. A depressão é uma doença volúvel.

Os sintomas principais da depressão são o humor deprimido por mais de 2 semanas, perda de prazer em realizar atividades que antes traziam alegria e sensação de fadiga. Caso a pessoa apresente pelo menos dois desses sintomas por 14 dias, é sinal de que algo não vai bem.

Doenças preexistentes de relação mental – Doenças como bipolaridade, ansiedade, e outros transtornos podem ser uma das causas para o desenvolvimento da depressão. Situações estressantes recorrentes – uma pessoa que não consegue se esquivar de uma rotina estressante, tem uma forte predisposição para depressão.

O vazio emocional é a sensação de estar perdido diante do mundo, sem saber que direção deve seguir. Seus propósitos mudam diante da nova realidade e pode levar um determinado tempo para que você se encontre novamente.

A depressão ansiosa é um tipo de depressão que une sintomas de tristeza e preocupação, potencializando a depressão.

Crise de ansiedade é um estado psíquico onde o nosso corpo apresenta sintomas como por exemplo a sensação de angústia, nervosismo, taquicardia e até mesmo a sensação de falta de controle sobre determinada situação.

Crise de ansiedade ou ataque de pânico é o momento em que os sintomas da ansiedade se manifestam de forma abrupta e intensa. Assim, são caracterizados principalmente por taquicardia, respiração irregular, medo e tremores no corpo.

  1. Compartilhe suas emoções. A tristeza proporcionada pela depressão leva ao isolamento social. ...
  2. Procure acompanhamento psicológico. A depressão é uma doença atrelada à melancolia e à angústia sendo, portanto, um sofrimento psíquico. ...
  3. Tente dormir bem. ...
  4. Pratique meditação (Mindfulness) ...
  5. Procure fazer uma atividade física.

Zimerman (1999) distingue três situações: 1) - psicose propriamente dita; 2) - estado psicótico; 3) - condição psicótica.

O surto psicotico pode ocorrer em individuos deprimidos, porém, nem todas pessoas com depressão podem apresentar surtos psicóticos. O surto psicótico pode ter relação também outros transtornos psquiatricos envolvendo outras variáveis.

"A luz está diminuindo, a produção de melatonina no corpo está aumentando e nosso corpo está nos dizendo para descansar", diz ela.

A função principal do teste DASS-21 é avaliar a severidade dos sintomas centrais da depressão, ansiedade e stress. Desta forma, a avaliação permite não só uma maneira para medir a gravidade dos sintomas do paciente, mas também um modo de acompanhar e medir a resposta do paciente ao tratamento psicológico.