Estou defecando um líquido amarelo?

Perguntado por: aantunes . Última atualização: 19 de janeiro de 2023
4.1 / 5 6 votos

A diarreia amarela normalmente acontece quando as fezes passam muito depressa pelo intestino e, por isso, o corpo não consegue absorver corretamente as gorduras, que acabam sendo eliminadas nas fezes com a coloração amarelada.

Cardápio para três dias de diarreia

Refeição1º dia3º dia
Café da manhãChá de gengibre com 2 bolachas de água e salChá de camomila com 2 torradas e geleia
AlmoçoFrango cozido com batata cozidaSopa de abóbora cozida
LancheGelatinaPera cozida
JantarSopa de legumes com arrozPurê de cenoura com frango desfiado

Fezes líquidas ou aquosas
Ocorrem em situações de diarreias infeciosas ou nos sintomas de má absorção, intestino irritável, gastroenterites ou stresse. Deve investigar-se neste contexto a doença celíaca (intolerância ao glúten) e a intolerância à lactose.

Geralmente, sangue escuro e misturado às fezes indica que o problema está localizado no começo do intestino, enquanto sangue vivo pode ser um indicativo de que a lesão está na porção final do órgão.

O muco nas fezes pode ter um aspecto de secreção espessa (como o muco nasal) ou como uma clara de ovo, porém conforme a patologia pode aparecer de várias formas conforme o paciente apresente em conjunto sangue ou pus misturado, conforme a frequência da evacuação ou a patologia que causou.

Geralmente as diarréias são virais, podendo durar cerca de 5-7 dias. Se vier acompanhada de febre deve procurar uma emergência para realização de exame laboratorial. Caso persista por mais de 14 dias, deve procurar um gastroenterologista para investigação de outras causas.

"Se a diarreia durar mais de 5 dias, seguida de dor abdominal, febre alta e estufamento da barriga também deve procurar um médico". Também vale o alerta se você mora em alguma área com algum surto de doença infecciosa.

Fezes tipo 6 e 7 são consideradas diarreia, sinais de trânsito intestinal acelerado, prejudicando a absorção de água e nutrientes. Pessoas que apresentam fezes desses tipos devem procurar um médico.

A diarreia costuma ser classificada em dois tipos: aguda e crônica. Tais denominações se referem ao tempo de duração do quadro.

dor ou desconforto abdominal, como gases ou cólicas; perda de peso sem razão aparente; cansaço, fraqueza e anemia. Quando a doença está no início, não é comum a ocorrência de sintomas, por isso é importante a realização de exames preventivos para a detecção precoce da doença.

Muitas vezes, o primeiro sintoma é dor na região do estômago, que pode começar ou piorar após a pessoa comer. O aumento do tumor pode bloquear parcialmente a passagem do alimento digerido, o que pode levar a uma dor mais intensa e duradoura.
...
Os sintomas mais comuns incluem:

  • Dor abdominal.
  • Perda de peso.
  • Fadiga.
  • Anemia.

Teníase e cisticercose
A verminose pode ser percebida por sintomas como dor abdominal, diarreia, perda de peso, flatulência (gases) e constipação (prisão de ventre), ou pela eliminação espontânea proglotes (segmentos) dos vermes nas fezes.

Quadro clínico da infecção intestinal
O sintoma mais frequente na infecção intestinal é a diarreia. Um quadro diarréico agudo caracteriza-se pela presença de 3 ou mais episódios de fezes com consistência diminuída ou aquosa num período de 24h.

Como são as fezes de infecção intestinal? De acordo com a Dra. Vanessa Prado: “as fezes geralmente tem consistência líquida, e com idas ao banheiro mais de três vezes ao dia. As fezes podem conter sangue e muco, que corresponde a um processo inflamatório mais intenso ou de longo prazo".

O muco intestinal é uma secreção gelatinosa, branca ou amarelada, produzida naturalmente pelo intestino (cólon) a fim de lubrificar e proteger o trajeto das fezes e facilitar sua eliminação. Porém, dentro de uma normalidade, sua quantidade deve ser pequena, muitas vezes não visualizado a olho nu.

A diarreia infecciosa está frequentemente associada a sintomas como náuseas, vômitos, cólicas, sensação de estufamento, gases e febre. Além disso, podem aparecer sangue, muco e pus nas fezes.