Estou defecando água o que pode ser?

Perguntado por: opacheco . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.9 / 5 4 votos

Os germes causadores da diarréia costumam chegar ao ser humano através da boca, podendo estar na água ou alimentos contaminados. A maioria das diarréias é causada por vírus, bactérias ou parasitas. Os parasitas são comuns em locais com condições precárias de higiene sanitária.

Costumam durar menos de duas semanas (máximo quatro nas persistentes) e costumam ser divididas em aquosas e disentéricas (ou sanguinolentas), de acordo com o agente causador. A maioria tem origem infecciosa: por vírus, bactérias, parasitas, ou ainda por toxinas secretadas por algumas bactérias, como E. coli e V.

Banana. Com os episódios de diarreia, alguns nutrientes como magnésio e potássio são rapidamente perdidos. E, aqui, a banana é uma excelente aliada para repor esses componentes. Além disso, por ser rica em amidos – substância que pode absorver água do intestino -, essa fruta ajuda a deixar as fezes mais sólidas.

A diarreia líquida aguda (duração de menos de quatro dias) sem sinais de alerta geralmente é causada por uma infecção viral, sendo que pessoas que pareçam estar bem no demais não necessitam exames.

Você deve procurar um médico quando os sinais e sintomas piorarem, quando notar sangue nas fezes e não conseguir se hidratar adequadamente apenas com líquidos por boca. De acordo com o Dr. Andrade, os sinais da desidratação são fraqueza, mãos geladas, tontura ao se levantar e frequência do coração aumentada.

Fezes alongadas e finas, podem ser sinal que algo está bloqueando o intestino, impedindo-as de ocupar todo o órgão. Tumores, como por exemplo o câncer colorretal, podem causar essas alterações.

A diarreia é causada por uma enterotoxina que ativa a adenilato-ciclase intestinal que aumenta a produção de AMP-cíclico, pode causar uma diarreia explosiva e fatal, que permanece mesmo após parada de ingestão alimentar com perda de volume de 1 litro por hora, podendo evoluir com morte em três horas.

Da seguinte maneira: gastroenterite viral: caracterizada por diarreia aquosa. A causada pelo adenovírus, por exemplo, pode durar entre uma a duas semanas7; gastroenterite bacteriana: apresenta mais chances de causar prostração, febre e diarreia com sangue.

Entre eles estão, os processados, os gordurosos, os apimentados, as frituras e os doces. Não é difícil entender o motivo: por serem opções “pesadas”, estufam ou até irritam o colo do intestino, e o corpo entende que é necessário liberar mais espaço, provocando a diarreia.

“Baseado na anatomia do trato gastrointestinal, podemos dizer que dormir de lado pode ajudar o livre trânsito dos gases pelo intestino, favorecendo sua eliminação e aliviando, assim, os sintomas”, afirma o especialista.

Ciprofloxacino: 500 mg de 12/12h, via oral, por 3 dias. Orientar o paciente ou acompanhante para administrar líquidos e manter a alimentação habitual, caso o tratamento seja realizado no domicílio. Reavaliar o paciente após 2 dias.

Floratil é indicado no tratamento de diarreias de diferentes causas e na restauração da flora intestinal.

Nesses casos, é fundamental repor os líquidos e eletrólitos perdidos. A opção mais indicada são as fórmulas comerciais de soro de reidratação, disponíveis em farmácias e em unidades básicas de saúde. O preparo é simples: basta misturar o conteúdo do envelope em um litro de água filtrada, sem colocar açúcar ou sal.

Diagnóstico da diarreia

  • Diarreia aquosa: vírus, toxinas, coli, Cólera e Clostridium difficile.
  • Diarreia com sangue: Shigella, Salmonella, Campylobacter, E. coli êntero-hemorrágica.

O que diferencia a diarreia da disenteria, em especial, é o aparecimento de sangue nas fezes neste último caso¹,². Diarreia: Neste caso acontece um aumento da frequência ou diminuição da consistência fecal. É considerada diarreia mais de três evacuações no período de 24 horas.

dor ou desconforto abdominal, como gases ou cólicas; perda de peso sem razão aparente; cansaço, fraqueza e anemia. Quando a doença está no início, não é comum a ocorrência de sintomas, por isso é importante a realização de exames preventivos para a detecção precoce da doença.

Quanto tempo duram os sintomas da infecção intestinal? Os sintomas geralmente duram apenas 1 ou 2 dias, mas ocasionalmente podem durar até 14 dias. Dependendo da causa, esses sintomas podem aparecer logo no primeiro dia após a infecção. A intensidade também varia, de acordo com o que provocou a infecção 1.

Da mesma forma, quando uma pessoa está com diarreia, as fezes tendem a ficar amareladas por causa do trânsito intestinal acelerado e da consistência aquosa do material. No caso de persistência de fezes amarelas ou amarelo-esverdeadas, é importante buscar auxílio médico.