Estou com uma sensação ruim nos olhos?

Perguntado por: emelo . Última atualização: 25 de abril de 2023
4.5 / 5 2 votos

Geralmente é sinal de que a camada mais superficial do olho, a conjuntiva e córnea estão irritadas ou ressecadas. Outras causas como alergia, conjuntivite e claro a presença de um cisco, sujeira ou corpo estranho da superfície dos olhos também causam esta sensação.

Sinais e sintomas da fadiga ocular

  1. Visão embaçada ou distorcida;
  2. Olhos secos;
  3. Olhos vermelhos ou rosados com frequência;
  4. Olhos quentes e doloridos;
  5. Dores de cabeça com frequência;
  6. Tensão nas têmporas, pescoço e costas;
  7. Olhos lacrimejantes.

Em caso de fadiga ocular é comum sentir a visão embaçada, os olhos irritados, dores de cabeça e aumento de sensibilidade à luz. Se você experimenta esses sintomas com frequência, busque fazer pausas entre as suas tarefas para dar uma olhada pela janela ou para algum outro lugar (não vale outra tela!).

O músculo ciliar é muito importante para a visão, pois é ele que controla e acomoda o olho para que possamos ver os objetos, de diversas distâncias. Ele tem esse nome porque está próximo dos cílios. Com a alteração dessa musculatura, causada pelo estresse e ansiedade, a visão pode ficar embaçada.

As causas do problema podem ser divididas em dois grupos: doenças nos olhos e fadiga excessiva. Doenças de visão como miopia, astigmatismo e hipermetropia, quando não corrigidos, podem exigir muito esforço dos olhos e causar o cansaço. Utilizar óculos com grau incorreto também pode acarretar os sintomas.

As complicações advindas do estresse mental são bem difundidas e temidas, como por exemplo, as doenças cardiovasculares (como infarto e AVC), distúrbios do sono e depressão. Porém, o que poucas pessoas sabem é que, o estresse também pode afetar e causar doenças oculares.

Há maneiras de evitar o estresse ocular?

  1. Diminuir o tempo em frente aos aparelhos digitais;
  2. Piscar com mais frequência;
  3. Utilizar umidificador de ambiente;
  4. Diminuir o brilho das telas;
  5. Atentar-se à iluminação do local de trabalho/estudo;
  6. Fazer pausas durante o uso prolongado de dispositivos eletrônicos.

Listamos abaixo algumas atividades simples e muito satisfatórias.

  1. Piscar. Relaxe os músculos faciais e pisque suavemente sem fazer esforço por aproximadamente 20 vezes. ...
  2. Massagear as órbitas. ...
  3. Olhar em diversas direções. ...
  4. Mãos sobre os olhos. ...
  5. Focalizar.

É uma lesão ocular que deixa o cristalino opaco. Com isso, torna a visão embaçada, como se existisse uma névoa diante dos olhos. Apesar de preocupante, o resultado do estudo não surpreende.

Os olhos cansados são causados principalmente por uso excessivo dos olhos em alguma capacidade. Olhar para telas de computador, televisões e dispositivos móveis é uma das principais causas de fadiga ocular contínua.

Os sintomas de transtorno de ansiedade vão além do campo psicológico e podem refletir também no físico, causando diferentes reações no corpo, como:

  • boca seca;
  • braços dormentes;
  • náuseas e diarreia;
  • problemas digestivos;
  • calafrios, suor e tremores;
  • taquicardia e dores no peito;
  • respiração acelerada e falta de ar.

É um sentimento de medo ou apreensão sobre algo que ainda está por vir: o primeiro dia de aula, ir a uma entrevista de emprego ou fazer um discurso, por exemplo, podem causar medo e nervosismo na maioria das pessoas.

Ansiedade, bruxismo de vigília e dor de cabeça: uma relação linear. Os efeitos da ansiedade na saúde das pessoas podem ser devastadores. Uma das principais consequências desse tipo de distúrbio exatamente se dá no desenvolvimento do bruxismo de vigília, que pode culminar em fortes dores de cabeças.

Hipertensão ou pressão baixa
A visão turva costuma vir acompanhada de dores de cabeça, zumbido no ouvido, falta de ar e dores no peito. Em pessoas com tendência à pressão baixa, os sintomas associados são, sobretudo, tontura e fraqueza, podendo resultar em desmaios.

Muitas das vitaminas e antioxidantes que melhoram a visão encontram-se naturalmente em alimentos comuns, incluindo: Cenouras, couves, espinafres e legumes verdes (vitamina A e luteína) Fígado (vitamina A), incluindo óleo de fígado de bacalhau.

Pêssego. A fruta doce e aveludada é rica em carotenos, antioxidantes e vitaminas A e C, que podem estar associadas à melhora da saúde ocular e, consequentemente, do glaucoma. Além dele, outras frutas e vegetais ricos nessas substâncias, como a couve e a cenoura, também são recomendados em uma dieta aliada aos olhos.

Se os olhos apresentarem secreção, lacrimejamento, ardência, fotofobia e/ou coceira, procure um oftalmologista que te auxiliará de forma correta. Nos casos de baixa de visão ou quando associado a dor, o paciente deve procurar imediatamente um oftalmologista.

A hipótese de “miopia emocional” constitui uma reflexão teórica de compreensão da vulnerabilidade psicológica identificada em muitos toxicodependentes.

O que fazer para descansar a vista?

  1. Faça pausas. Realizar uma pausa de 15 minutos a cada duas horas é importante para descansar a vista e hidratar os olhos. ...
  2. Pisque mais. ...
  3. Olhe para longe. ...
  4. Se hidrate. ...
  5. Ajuste os aparelhos. ...
  6. Dê espaço aos olhos. ...
  7. Use óculos, quando necessário. ...
  8. Vá ao oftalmologista regularmente.

Os exercícios
Vertical e horizontal – mexa os olhos para cima e para baixo e depois de um lado para o outro. Oito – acompanhe com os olhos o desenho de um oito na horizontal no chão ou em uma parede branca. Repita por 10 vezes, mude o sentido e repita por outras dez. Depois olhe para a esquerda por 5 segundos.

Em suma, para levar mais sangue ao nervo óptico, “amasse” seu pescoço, sem machucá-lo, claro, e sempre trabalhando a respiração, de forma profunda. Uma dica importante: enquanto efetua a massagem na região do pescoço, com a outra mão procure executar pequenas batidas no peito.