Estou com uma ferida no nariz que não sara?

Perguntado por: ucaldeira2 . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.5 / 5 3 votos

Na maioria destes casos, as feridas são bem difíceis de tratar e não se curam em alguns dias (como é o normal), sendo crucial procurar um médico otorrinolaringologista para realizar o tratamento ou, se necessário, o encaminhamento para um outro especialista.

Alergias e inflamações
Esses fatores provocam inchaço, irritação e ardência local, quadros associados ao ressecamento do nariz por dentro. Ácaros, pólen, poeira e pelos de animais são alguns dos itens que podem desencadear reações alérgicas.

A ferida cirúrgica é de fácil cuidado, com limpeza diária e aplicação de pomada, devendo-se evitar o ressecamento e a formação de crostas que retardariam ainda mais a cicatrização. O período de cicatrização é longo e depende do tamanho da ferida, podendo ultrapassar três semanas.

Procure o médico especialista para tratar feridas que não cicatrizam da maneira adequada.

Em casos mais simples e recorrentes, como o tempo seco, as lesões acidentais e as alergias, é recomendável que o nariz esteja sempre bem hidratado. Para isso, pode-se usar um umidificador de ar e beber bastante água para a pele da região se manter hidratada.

A ulcera se manifesta de ordinario por uma secreção sanguinea levemente purulenta, ou por crostas que se desprendem mecanicamente ou no assoar-se, ou pela unha. O desenvolvimento da ulcera é indolor. O esqueleto nasal não sofre nenhuma modificação. Diagnostico.

Tambem chamada ulcera simples, ulcera redonda, é, uma necrose progressiva de evolução crônica, localisada na região anterior da mucosa do septo e da cartilagem quadrangular. Inicia-se invariavelmente por hemorragia da mucosa. Etiologia. E' relativamente frequente a perfuração do septo cartilaginoso.

Vestibulite nasal é a infecção bacteriana do vestíbulo do nariz, tipicamente por Staphylococcus aureus. Pode ser consequente à manipulação nasal ou ao ato repetido de assoar o nariz, gerando crostas incômodas, que causam sangramento quando destacadas.

A relação provavelmente acontece devido à alteração da pele, levando à doença. Com o uso prolongado de máscaras durante o período da pandemia do coronavírus, a região perioral fica muito abafada, o que pode causar uma desordem no local. É isso que desencadeia um quadro de dermatite.

Principais doenças do nariz

  • Sinusite ou Rinossinusite. A sinusite ocorre quando há inflamação na mucosa do nariz e dos seios nasais. ...
  • Rinite. Os sintomas da rinite pode ser bem parecidos com o da sinusite, como irritação no nariz, obstrução, coriza e espirros. ...
  • Pólipo nasal. ...
  • Desvio de septo. ...
  • Sangramento nasal.

Lembre-se: as crostas na cavidade nasal devem ser removidas apenas com a limpeza do nariz com soro fisiológico e pela utilização da pomada específica. Não assoar o nariz: Além de não ser eficaz para a limpeza do nariz, a pressão no momento de assoar pode causar sangramentos, deslocar enxertos e abrir pontos.

O poder cicatrizante da Camomila, da Babosa e da Arruda
Possui propriedades antibacteriana, é relaxante e calmante; tanto o chá, quanto as próprias flores, aplicadas na pele (através de emplasto ou cataplasma) ajudam na cicatrização, pois suas propriedades aceleram o processo de fechamento do edema.

As infecções nasais bacterianas, hemorragias nasais, objetos inseridos no nariz e pólipos também podem afetar o nariz. A membrana mucosa do nariz pode ficar inflamada (rinite). Esta inflamação pode se disseminar para o revestimento dos seios paranasais (rinossinusite).

Rinobanedif é indicado no tratamento local de condições mucosas nasais que ocorrem com congestão, inflamação (como alguns sintomas de rinite) e/ou pequenas feridas, com ou sem formação de cicatriz, em adultos e crianças com mais de 6 anos de idade.

Uma ferida preocupante é aquela que não tenha cicatrizado depois de 7 a 10 dias desde o surgimento. E também acende o alerta qualquer ferida que cicatrizou e depois voltou a abrir.

Ferida cheia de sujeira
Se a ferida não for limpa em até 8 horas, são grandes as chances de ela vir a infeccionar. Agora, se a ferida for profunda, não vá tentar, sozinho, arrancar qualquer tipo de sujeira. Procure o médico ou um pronto-socorro para fazer a limpeza por você.

Uma das principais causas da ferida na pele que não cicatriza são os problemas de circulação no sangue. Por exemplo, a má circulação pode afetar as artérias, reduzindo a irrigação sanguínea nas pernas e contribuindo para a dificuldade de caminhar e feridas que levam muito tempo para cicatrizar.

Medicamentos anti-inflamatórios (como ibuprofeno ou paracetamol) podem ajudar a reduzir a dor e o inchaço no nariz e no rosto. Sprays ou comprimidos descongestionantes também costumam ajudar a aliviar os sintomas.

Pomada para uso nasal para secura nasal, crostas nasais e feridas produzidas no nariz.

A pomada deve ser aplicada regularmente na região interna do nariz – ao menos três vezes ao dia por um período de duas a três semanas, pois auxilia na cicatrização e na remoção das crostas que se formam no local.

Um dos primeiros sinais que as pessoas precisam ficar atentas para a presença de um câncer de pele é o surgimento de pintas e manchas na pele. É fundamental prestar atenção às manchas de coçam, descamam ou sangram, pintas que mudam de cor, forma ou tamanho e mesmo feridas que não cicatrizam há mais de 4 semanas.