Estou com uma dor muito forte no ombro o que pode ser?

Perguntado por: sconceicao7 . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 15 votos

As dores nos ombros podem ser provocadas por bursite (inflamação do "amortecimento" (bursa) entre os ossos e o tecido mole sobrejacente) ou tendinite (desgaste do tendão que ocorre lentamente ao longo do tempo devido ao uso excessivo).

Sintomas da tendinite no ombro

  1. Dor intensa no ombro;
  2. Dor no ombro que irradia para o braço;
  3. Dificuldade em levantar o braço;
  4. Dor que piora à noite;
  5. Inchaço;
  6. Vermelhidão e sensação de calor;
  7. Formigamento no ombro.

6 maneiras de aliviar dor nos ombros

  1. Repouso. ...
  2. Compressas. ...
  3. Medicação. ...
  4. Ajuda profissional. ...
  5. Mudança de hábitos. ...
  6. Exercícios.

A medicação ou remédio mais usualmente usados para o tratamento da bursite no ombro são os anti-inflamatórios. Os mais comuns são o ibuprofeno, diclofenac, naproxeno, entre outros. A sua toma tem como objetivo aliviar a dor e diminuir a inflamação sempre presente nestes quadros.

Quais são os sintomas de bursite no ombro?

  • Dor nas regiões anterior, superior e lateral do ombro;
  • Dor que se intensifica ao movimentar o ombro;
  • Dor que piora com repouso e/ou à noite;
  • Dor que irradia para a região cervical, braços, antebraço e dedos;
  • Inchaço no ombro acometido.

Em regra, os remédios mais comuns para amenizar e tratar as dores no ombro e pescoço são:

  • Dipirona;
  • Novalgina;
  • Tramal;
  • Tylenol;
  • paracetamol:
  • injeção com corticosteróides.

Os principais sintomas de lesão no ombro são dor e dificuldade para movimentação do braço, sobretudo elevar o braço acima da cabeça. No caso de homens, algumas lesões dificultam ações simples do dia a dia, como colocar o celular no bolso de trás das calças, por exemplo.

Bursite no ombro tem cura? Sim, a bursite no ombro tem cura. Em cerca de 70% dos casos, o tratamento para bursite no ombro é clínico, feito com medicamentos, repouso e fisioterapia. Ele ajuda a aliviar os sintomas, mas pode haver recidiva.

O que sentimos quando o tendão do ombro se rompe? Perda de força, dificuldade para elevar o braço e dor contínua são os sintomas principais, mas podem variar um pouco caso a caso. Há duas formas de rotura do manguito rotador do ombro. Insidiosa, ou seja, devagar.

Geralmente, a Ultrassonografia Articular de Ombro é indicada para investigação inicial de queixa de dor no ombro.

A tendinite no ombro é curável e os sintomas podem ser completamente eliminados dentro de um certo período de tempo, que normalmente leva até 6 semanas. O repouso, e às vezes a imobilização absoluta feita com o auxílio de tipóia, é regra dentre os pacientes com inflamação.

A bursite é tratada inicialmente com compressas de gelo, repouso e medicamentos anti-inflamatórios e analgésicos. Você pode precisar usar uma tipoia ou uma faixa de suporte do ombro para aliviar a dor.

Massagem. A massagem pode aliviar a dor, reduzir o edema e ajudar a estimular os tecidos tensos (contraídos). Apenas um terapeuta licenciado deve realizar a massagem para o tratamento de uma lesão. A massagem não deve ser utilizada para tratar infecções ou inflamações devido a coágulos sanguíneos (tromboflebite).

A melhor posição para dormir com uma tendinite no ombro é de costas (barriga para cima), com uma almofada ou travesseiro para elevar a área dolorida. Para te ajudar a dormir, você pode colocar uma bolsa de gelo no ombro de 20 a 30 minutos, e age como um anestésico.

Entre os anti-inflamatórios, a nimesulida é mais potente que o ácido acetilsalicílico (AAS). Por outro lado, não tem grande vantagem em relação ao diclofenaco e o ibuprofeno.

Remédios para bursite
As pomadas de diclofenaco, Cataflan ou Remon gel, por exemplo, são boas opções de medicamentos de uso tópico. Para usar basta aplicar uma fina camada na articulação dolorida, 2 a 3 vezes por dia.