Estou com plano de saúde atrasado pode usar?

Perguntado por: uvieira . Última atualização: 25 de abril de 2023
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Em regra, os contratos de planos de saúde do tipo individual/familiar só podem ser cancelados se houver atraso de pagamento por 60 dias[i] ou mais e desde que a operadora de saúde notifique o consumidor até o 50º dia para alertá-lo sobre a falta de pagamento.

- Após o vencimento será cobrada multa de 2% e juros de 0,034% ao dia.

No site da agência, procure por “Planos de Saúde” e, logo depois, vá para a guia “Emitir certidão de situação cadastral de plano de saúde”.

O plano poderá ser cancelado por inadimplência com 60 dias de atraso consecutivos ou não.

Sucintamente a resposta é no mínimo 06 meses e no máximo 24 meses, exceto se estiver aposentado. No caso do demitido que está aposentado o prazo mínimo será de 01 ano, podendo manter o contrato até para todo o sempre.

Para reativar o plano de saúde cancelado, o usuário deve buscar o auxílio de um advogado especializado em plano de saúde. Na enorme maioria dos casos é possível entrar com uma ação contra o plano de saúde e buscar obter uma liminar para reativar o plano de saúde cancelado indevidamente.

O telefone da Central Nacional Unimed é 11 2505-1114. Contudo, a melhor opção é fazer isso pelo portal da Agência Nacional de Saúde.

Fique com a gente! Para não perder um tempão no telefone, a opção mais prática é acessar o site da ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar) e conferir o status do seu plano. A cerca de dois anos, o site disponibiliza uma ferramenta de pesquisa que permite saber um panorama geral do plano e da operadora.

A operadora de plano de saúde poderá parcelar débitos, ainda não inscritos em dívida ativa, relativos à Taxa de Saúde Suplementar.

Em regra, os contratos de planos de saúde do tipo individual/familiar só podem ser cancelados se houver atraso de pagamento por 60 dias[i] ou mais e desde que a operadora de saúde notifique o consumidor até o 50º dia para alertá-lo sobre a falta de pagamento.

O que ocorre em caso de atraso no pagamento da mensalidade do meu plano de saúde? Em caso de atraso no pagamento das contraprestações pecuniárias em prazo superior a 8 (oito) dias, os Beneficiários terão as coberturas suspensas até que sejam quitados os valores devidos, acrescidos dos encargos de mora pactuados.

Passo a passo para consultar o demonstrativo de coparticipação. No Portal GNDI, clique na opção “Área do Beneficiário”, localizada na parte superior da janela. Na Área do Beneficiário, escolha a opção “Saúde” e, em seguida, coloque seus dados de acesso nos campos correspondentes da nova janela que abrirá.

Basta acessar os canais digitais da Serasa para consultar e conferir oportunidades de renegociação com descontos especiais e opções de parcelamento.

As informações cadastrais do seu plano de saúde estão visíveis no app Meu Plano, na opção "Meu dados" ou no Canal do Beneficiário acessando a opção " Consulta Beneficiário".

60 dias para consultas e exames de rotina; 90 dias para terapia simples, fisioterapias e tratamentos ambulatoriais; 180 dias para internações clínicas e cirúrgicas, para exames de alta complexidade, inclusive para transplante de rim e córnea; 300 dias para partos a termo.

Diante disso, o tempo de uso do plano de saúde poderá ser proporcional, por exemplo, pelos próximos 4 anos. Sendo assim, os requisitos para ter o benefício vitalício, são: Ter trabalhado por mais de 10 anos para a mesma empresa; O plano foi descontado nas folhas de pagamento e não quitado de uma só vez, pela empresa.

Segundo o dispositivo, no caso de exoneração ou de rescisão do contrato de trabalho sem justa causa, é assegurado ao trabalhador o direito de manter sua condição de beneficiário do plano, desde que assuma o pagamento integral das mensalidades.

Por quanto tempo posso continuar no plano após a demissão? Após a demissão o demitido poderá continuar sendo beneficiário pelo prazo de um terço do tempo em que permaneceu na empresa – limitado a um prazo mínimo de 6 meses e máximo de 2 anos.

Qual o procedimento? Para informações sobre o cancelamento e reativações, entre em contato com o telefone 0800 642 2002, fornecendo o número da carteirinha do beneficiário e documentos pessoais.