Estou sentindo muita dor nas pernas o que pode ser?

Perguntado por: ifernandes . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.2 / 5 10 votos

Geralmente, a dor nas pernas é causada por ficar longos períodos em pé, além de pequenas lesões musculares da prática de exercícios intensos. Além disso, pode ser causada também pela falta de atividades físicas, por câimbras e má circulação. O que na maioria das vezes não chega a ser preocupante.

Os exercícios mais recomendados para quem procura aliviar as dores nas pernas são:

  1. Caminhada;
  2. Subir e descer escadas;
  3. Pedalar moderadamente;
  4. Atividades aquáticas, como natação e hidroginástica.

Lesões musculares como contratura, distensão ou estiramento podem provocar mialgia na coxa. Causadas por excessos em atividades físicas, movimentos bruscos, fadiga muscular ou esforço prolongado, essa dor deve-se a contração inadequada do músculo ou rupturas de fibras musculares.

Os principais sinais e sintomas da má circulação nas pernas incluem: dor, inchaço, formigamento, câimbra, dormência, alteração na tonalidade da pele e da temperatura do membro. As alterações presentes e a gravidade das mesmas vão depender do diagnóstico da doença vascular.

Os principais sintomas da má circulação são: Pele fria e seca, coceira, câimbra e manchas vermelhas nas pernas, varizes, inchaços nos pés e tornozelos, ausência de pelos nos membros inferiores, rachaduras nos calcanhares, sensação de formigamento ou dormência e cor pálida ou azulada em locais de má circulação.

Pois uma das principais causas desse cansaço é a má circulação. Ou também, chamada de insuficiência venosa crônica. Nesta condição, as válvulas das veias ficam enfraquecidas, desta forma dificulta o fluxo de sangue que provoca o surgimento de varizes e sintomas como: cansaço nas pernas, formigamento, dor e cãibras.

Na maior parte das vezes, o trombo se forma na panturrilha, ou batata da perna, mas pode também instalar-se nas coxas e, ocasionalmente, nos membros superiores. O desprendimento do coágulo pode provocar complicações a curto ou longo prazo.

Esse tipo de dor é tratado principalmente pelo médico ortopedista e é mais comum em pessoas com idade avançada.

Vitamina D e dores musculares
A falta dessa substância no organismo pode gerar algumas relações, como: Vitamina D e dor nas pernas; Dor nos ossos e vitamina D; Falta de vitamina D e dor nas articulações.

sensação de calor ao tocar na perna inchada; dilatação das veias, tornando-as mais visíveis sob a pele; dor ao toque na área afetada; pele mais dura que o normal na região.

Na trombose venosa profunda o paciente normalmente sente uma dor forte no membro, de início súbito, e que pode ou não ser acompanhada de inchaço. Muitas vezes o paciente acredita tratar-se de uma dor muscular e não procura auxílio médico. Portanto se a dor é forte e persistente, é prudente realizar uma avalição médica.

Para fechar o diagnóstico, o médico pode pedir o exame Eco Duplex, uma espécie de ultrassom que permite visualizar o fluxo de sangue nas artérias e veias do corpo. Esse exame é indicado para chegar ao funcionamento de tecidos, como os nervos do cérebro e coração.

Sim, pode ser. Entre as causas neurológicas para o sintoma, acho importante destacar a neuropatia periférica. Essa patologia é caracterizada por falhas na transmissão de comandos nervosos para as extremidades do corpo.

As manifestações mais comuns:

  1. surgimento de varizes;
  2. inchaço nas pernas;
  3. sensação de cansaço constante;
  4. sensação de formigamento nas pernas;
  5. manchas marrons na pele das pernas;
  6. pés e tornozelos com inchaços;
  7. sensação de peso nas pernas.

Má circulação sanguínea. A má circulação do sangue se tornou umas das principais causas do cansaço nas pernas hoje em dia. As pessoas pessoas passam muito mais tempo sentadas e isso contribui bastante para o problema. As veias são os vasos responsáveis por levar e trazer o sangue do coração para todo o corpo.

Dor nos pés e pernas podem ser sinais de infarto
Então, dores localizadas podem sim ser um sinal de alerta. “Quando essa dor acontece, ela pode ser derivada de uma isquemia do miocárdio. A isquemia consiste na a falta de sangue em qualquer local do corpo”, afirma a médica cardiologista Dra.

Varizes são veias dilatadas e tortuosas, enquanto que a trombose é a formação de um coágulo sanguíneo dentro da veia e, consequentemente, a obstrução da mesma com processo inflamatório adjacente.

O problema pode estar nas varizes! O tratamento correto pode evitar problemas mais graves como trombose e úlceras, na dúvida procure um especialista no aparecimento dos primeiros sintomas.

A "Sensação de Agonia nas Pernas" que surge principalmente ao deitar é causada principalmente pela Síndrome das Pernas Inquietas (SPI). A Síndrome das Pernas Inquietas é uma condição neurológica comum e atinge 5% da população geral.