Estou com muita dor na barriga e diarreia?

Perguntado por: afernandes . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.6 / 5 19 votos

As doenças associadas à diarreia podem ser causadas por diferentes microrganismos, como bactérias, vírus e outros parasitas, como os protozoários. A infecção acontece a partir do consumo de água e alimentos contaminados, contato com objetos, pessoas ou animais contaminados.

A dor abdominal ou dor de barriga é uma ocorrência bastante comum, que pode estar relacionada a problemas simples como má digestão ou excesso de gases, mas também pode indicar disfunções e doenças em algum dos vários órgãos dessa região, como estômago, intestino, fígado, vesícula, bexiga e, no caso das mulheres, útero ...

Os sintomas típicos das DIIs incluem dores no abdome, cólicas intestinais (que variam de intensidade de acordo com o quadro do paciente), sangramento retal e cansaço. Entre 25% e 40% dos casos também apresentam dores nas articulações, inflamação nos olhos, problemas renais, pancreáticos,hepáticos, e fraqueza.

Os principais sintomas de infecção intestinal incluem diarreia, cólicas, náuseas, vômitos e febre.

Mas, em geral, especialistas não recomendam alguns tipos de comidas que costumam agravar quadros de diarreia na população em geral. A exemplo de alimentos gordurosos, apimentados, fritos e doces, além de sucos, bebidas alcóolicas e alimentos integrais ou com fibras dietéticas insolúveis (como feijão e trigo integral).

Para evitar a dor e os episódios de diarreia, é aconselhado evitar alimentos industrializados e muito gordurosos, como molhos prontos, frituras e embutidos, assim como alimentos que podem causar a produção de gases, como feijão e couve-flor.

O remédio para dor na barriga mais comum é o butilbrometo de escopolamina, uma substância que pode ser encontrada associada a analgésicos, como paracetamol e dipirona, para proporcionar alívio rápido e prolongado.

Todo mundo já sentiu dor na barriga de leve intensidade que desapareceu sem necessidade de tratamento médico. Todavia, quando a dor abdominal é de forte intensidade ou há outros sintomas associados, como febre, vômitos, prostração ou diarreia sanguinolenta, a avaliação de um médico faz-se necessária.

Não deixe de buscar orientação médica.

  1. Hidratação. A hidratação é o remédio para diarreia mais importante de todos; pois a desidratação causada pela diarreia pode ser fatal, principalmente em crianças e idosos. ...
  2. Probióticos. ...
  3. Alimentos para ingerir. ...
  4. Alimentos para evitar. ...
  5. Gengibre. ...
  6. Chá de pitanga.

Um dos sintomas mais comuns no início da apendicite é a falta de apetite. Em seguida, a dor abdominal, especificamente no lado direito e na altura do umbigo, surge como o maior sinal de alerta. Esse é um incômodo que começa de forma leve e, no decorrer do dia, ganha intensidade.

Sintomas de apendicite

  1. Mal-estar geral;
  2. Dor abdominal intensa no lado inferior direito;
  3. Febre baixa persistente (entre 37,5º e 38º);
  4. Náuseas ou vômitos;
  5. Prisão de ventre ou diarreia;
  6. Perda de apetite;
  7. Barriga inchada;
  8. Excesso de gases.

Aposte nos probióticos e prebióticos
Eles reduzem a inflamação e promovem a regularidade intestinal. Consuma alimentos ricos em probióticos, como kefir, kimchi, picles, repolho cru, cebola, alho, tomate, banana, aveia, linhaça, gergelim e amêndoas.

Alguns alimentos podem ajuda nesse processo de desintoxicação, tais como a melancia, melão, alface e pepino. Ao longo do dia, o hábito é fundamental na eliminação de toxinas por meio do suor, das fezes e da urina. A farinha de trigo, macarrão e o arroz integral, ajudam a varrem as toxinas para fora do organismo.

Entre os principais alimentos a serem evitados estão: comidas gordurosas, álcool, cafeína e açúcar. Além disso, é recomendado evitar vegetais que aumentam a produção de gases, como feijão, repolho e batata doce, bem como leite e derivados e alimentos picantes ou com muitos conservantes.

O sintoma mais frequente na infecção intestinal é a diarreia. Um quadro diarréico agudo caracteriza-se pela presença de 3 ou mais episódios de fezes com consistência diminuída ou aquosa num período de 24h. O início da infecção intestinal geralmente é abrupto e o curso é potencialmente autolimitado.

Maçã (sem casca)
“Limpam” o organismo e aliviam a inflamação causadora da diarreia.

Dentre os sintomas da infecção intestinal, a diarreia é o mais comum, geralmente com três ou mais evacuações em 24 horas. A diarreia é considerada aguda se durar menos de sete dias, prolongada, se ficar entre 7 e 13 dias. Casos persistentes são aqueles em que a diarreia dura de 14 a 29 dias.

Para interromper a diarreia rapidamente, é importante aumentar a ingestão de líquidos para compensar a perda de água e minerais nas fezes. Você deve consumir alimentos como goiaba, maçã e banana, que promovem a formação de fezes e suprimem os movimentos intestinais. Outra ótima estratégia é tomar probióticos.

Destaque para esse outros alimentos que prendem o intestino: limão, cenoura cozida, creme de arroz, chá preto e mate.

– Sucos: limão, maçã cozida, caju, goiaba coado; – Carnes magras (sem gordura; frango e peixe, sem pele) assadas, grelhadas ou cozidas; – Tomate sem pele e sem sementes; – Gelatina, sagu, purê de frutas (maçã, pera, banana-maçã, goiaba).

Os melhores chás para diarreia são feitos com macela, carqueja, pata-de-vaca, pitanga, quitoco, araçá, romã e cidreira. Daqui a pouco o Que bem que faz te ensina a preparar cada um deles; mas, antes, que tal aprender um pouco mais sobre diarreia, as suas causas e consequências?