Estou com infecção urinária tomei antibiótico e não passou?

Perguntado por: elancastre4 . Última atualização: 5 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 3 votos

Se os sintomas persistirem por mais de dois ou três dias após o início do tratamento, podemos estar diante de uma situação de resitência bacteriana ao antibiótico, o que fará com que o resultado da urocultura e do antibiograma sejam necessários para as etapas seguintes de tratamento.

O tratamento para a infecção urinária, seja ela recorrente ou não, em geral se dá por meio do uso de antibióticos. A conduta terapêutica nos casos de infecção de repetição deve ser avaliada pelo urologista, de acordo com o histórico de cada paciente e os medicamentos que já foram adotados em outras ocasiões.

Os antibióticos não têm qualquer efeito sobre as infeções provocadas por vírus e só são eficazes contra as bactérias, o que significa que não curam gripes e constipações.

Se as bactérias não alcançarem os rins, o problema, conhecido como cistite, fica apenas concentrado na bexiga. Mas se seguirem para os rins, a infecção, nomeada de pielonefrite, se torna mais grave. Nesse estágio é comum vir acompanhada por febre alta (acima de 37.8°), calafrios e dor na região lombar.

A única maneira de saber se uma pessoa está com infecção urinária ou com infecção nos rins é consultando um médico e realizando alguns exames. Por mais conhecidos que os sintomas da cistite e da pielonefrite (respectivos nomes técnicos) sejam, apenas especialistas podem confirmar o quadro.

Outras doenças que podem ser confundidas com infecção urinária: Desidratação. Bacteriúria assintomática.
...
As infecções urinarias podem ocorrer em todo o trato urinário:

  • Uretrite (ureter)
  • Cistite (bexiga)
  • Prostatite (próstata – apenas em homens)
  • Pielonefrite (rim)

Uretrite – o tratamento da uretrite costuma ser o mesmo para homens, mulheres e crianças, sendo proposto o uso de antibióticos durante 7 dias, sem interrupções. Cistite – o tratamento de mulheres com cistite, pode ser realizado com administração de antibióticos por 3 dias, prolongando-se somente após avaliação médica.

Bactérias resistentes aos antibióticos podem causar infecções difíceis de tratar ou intratáveis. Exemplos incluem: Infecção do trato urinário. Infecção sanguínea (septicemia)

O tempo ideal para coleta da urina após o uso de antimicrobianos (antibióticos) é de 48 horas. Não é necessário estar em jejum para realizar o exame. O resultado da Urocultura sai em até 3 dias úteis.

Diversos fatores de risco para ocorrência de cistites recorrentes foram identificados em estudos clínicos, incluindo aumento da frequência de relações sexuais e uso de agentes espermicidas, diabetes mellitus, presença de bexiga caída (prolapso genital), retenção de urina ou incontinência urinária e menopausa.

Como aliviar as dores da infecção urinária

  1. Beba bastante água;
  2. Beba suco de cranberry ou alimentos e bebidas diuréticas;
  3. Não segure o xixi;
  4. Aumente o consumo de Vitamina C;
  5. Coma alimentos probióticos;
  6. Alivie as dores com compressa quente.

Entre ser ingerido e começar a inibir a ação das bactérias no organismo, o medicamento antibiótico leva cerca de 30 minutos.

Existem três tipos de infecção urinária, com causas diferentes entre si: cistite, uretrite e pielonefrite.

“Os principais sintomas são a diminuição da quantidade de urina no indivíduo, que deve ser percebida de forma analítica pelo próprio paciente durante sua rotina diária, e a coloração avermelhada, que pode indicar a presença de sangue na urina”, informa Ângela Santos.

Os sinais e sintomas mais conhecidos são: hipertensão arterial, urina com espuma ou sangue (a espuma pode indicar a presença de proteínas), edemas, anemia, palidez, cansaço, dor no peito e sonolência. As doenças renais só podem ser diagnosticadas com precisão real com exames de sangue e urina.