Estou com HPV fui traída?

Perguntado por: eximenes . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.7 / 5 7 votos

Converse com seu parceiro(a) para procurar uma avaliação médica imediatamente e realizar o tratamento logo no início, receber todas orientações e informações, evitando problemas futuros. E você também procure sua ginecologista para esclarecimentos maiores sobre o assunto.

Como posso saber se tenho HPV? Embora seja geralmente assintomático, há uma chance de apresentar verrugas genitais. O ginecologista também verifica alterações cervicais anormais desencadeadas pelo HPV como parte dos exames de rotina.

O diagnóstico de HPV é clínico, podendo ser analisado visualmente pelo médico responsável. Na mulher, são também realizados exames laboratoriais como Papanicolau, colposcopia e, se necessário, biópsia. No homem, são realizados exames urológicos.

Seu sistema imunológico não conseguiu produzir defesas contra esse vírus. Essa mulher permanece suscetível a reinfecção.

As primeiras manifestações da infecção pelo HPV surgem, aproximadamente, entre dois e oito meses, mas pode demorar até 20 anos para aparecer algum sinal da infecção.

Se a pessoa entrar em contato com outro tipo do vírus, não estará protegida. Nos casos em que não ocorre a imunidade natural, não existe um tratamento que elimine o vírus. As lesões e verrugas podem ser tratadas com lasers, eletrocauterização, ácido tricloroacético e medicamentos.

O vírus é transmitido basicamente pelo contato sexual desprotegido. Então, usar camisinha em todas as relações é um ótimo início para se cuidar. “Mas é preciso ficar ligado se a lesão pelo vírus HPV não está fora da área de cobertura e proteção da camisinha”, alerta Jairo.

O HPV em homem é um vírus que é transmitido, em 95% dos casos, de maneira sexual, como relação sexual propriamente dita, manipulação genital e contato físico. Há estudos de outros tipos de transmissão, porém, ainda é difícil a comprovação.

Quem combate verdadeiramente o vírus é o sistema imune do indivíduo infectado. Em condições habituais, o HPV demora em média cerca de 12 meses (de 8 meses a 24 meses) para ser eliminado do organismo. Na infecção latente, não existe risco de passar o vírus para outras pessoas.

Estima-se que cerca de 9.000 casos de cânceres relacionados ao HPV ocorre em homens anualmente. O tempo de eliminação natural do vírus HPV no organismo do homem é parecido ao da mulher: entre 6 a 18 meses.

O diagnóstico da infecção pelo HPV se faz pelo exame preventivo (Papanicolau) e também pelos exames de biologia molecular, em que se avalia a presença do DNA do vírus nas células do material coletado, através de técnicas moleculares.

Os homens também podem apresentar verrugas e lesões na região genital, principalmente no corpo do pênis, saco escrotal e ânus.

O papilomavírus humano (HPV) é um grupo de vírus muito comum no mundo. Existem mais de 100 tipos de HPV, dos quais pelo menos 14 são cancerígenos (também conhecidos como tipos de alto risco). O HPV é transmitido principalmente por contato sexual. A maioria das pessoas é infectada logo após o início da atividade sexual.

Os cremes imunomoduladores também auxiliam no tratamento, promovendo uma melhor resposta do sistema imune do paciente. A substância Imiquimode, presente nos cremes específicos para HPV, costuma trazer bons resultados na prevenção de novas verrugas.

3. Sintomas avançados

  1. sangramento vaginal anormal;
  2. dor na pelve;
  3. dor durante a relação sexual.