Estou com dor na boca do estômago o que pode ser?

Perguntado por: lcorte . Última atualização: 7 de maio de 2023
4.3 / 5 2 votos

Geralmente, este incômodo não é preocupante e pode indicar alteração no estômago, esôfago ou início do intestino, como gastrite, refluxo ou má digestão. E costuma estar associada a outros sintomas, como azia, enjoo, vômito, gases, distensão abdominal ou diarreia.

Inibidores de bombas de prótons
É a família dos prazol: omeprazol, pantoprazol e cia. São medicamentos que agem reduzindo a quantidade de ácido no estômago, por isso podem ajudar em casos como gastrite, refluxo gastroesofágico, úlceras de estômago e intestino delgado e inflamação do esôfago.

O que é gastrite? Caso você tenha a sensação de dor na região da “boca do estômago”, saiba que isso pode ser muito mais do que uma simples queimação. Isso porque, esse é um dos principais sintomas da gastrite, que é definida como uma inflamação, que acontece no revestimento interno do estômago.

Em casos como estes, a dor costuma passar após algumas horas e é recomendado tomar algum medicamento para aliviar o desconforto, como antiácidos e analgésicos. Além de beber bastante líquido e comer alimentos mais leves. É necessário também ir ao médico para que sejam diagnosticadas as causas e tratamento adequado.

Quando a causa da dor são gases, estresse ou um alimento que não caiu bem, o desconforto costuma passar em poucos dias.

Os sintomas iniciais do câncer de estômago são bastante inespecíficos: os pacientes costumam se queixar de queimação no estômago, má digestão, dificuldade de engolir (deglutição) e refluxo ácido.

Alguns dos remédios para má digestão mais indicados são:

  • Estomazil;
  • Eno;
  • Epocler;
  • Sonrisal;
  • Engov;
  • Gastrol.

Os principais sinais de alerta para o infarto são:
Desconforto ou queimação no estômago que causam náusea, vômito e /ou abdome dolorido; Mal-estar com cansaço, fraqueza e/ou suor frio; Dores musculares nas costas, mandíbula, ombro e/ou pescoço. Dificuldade para respirar ou respiração acelerada.

O chá de camomila é um anti-inflamatório natural, podendo agir como um remédio caseiro para queimação no estômago. Essa erva pode aliviar o desconforto da indigestão e reduzir a produção de suco gástrico, que causa a sensação de queimação.

Sabe aquela dor de estômago misturada com um desconforto local que insiste em incomodar e não passa com remédios comuns para azia e má digestão? Então, isso pode ser gastrite, mas também pode ser apenas uma reação do organismo a algum alimento, bebida alcoólica ou medicamento que você ingeriu.

butilbrometo de escopolamina e dipirona. Indicações: tratamento dos sintomas de cólicas intestinais, estomacais, urinárias, das vias biliares, dos órgãos sexuais femininos e menstruais.

Ela se manifesta com dores estomacais, azia e queimação. A gastrite crônica é um caso prolongado de gastrite causado pela H. Pylori, bactéria que sobrevive a lugares ácidos e acaba destruindo a parede do estômago e permite que o suco gástrico agrida a mucosa estomacal.

Indigestão. O estômago também pode rejeitar os alimentos ingeridos, então, quando o paciente tem gastrite, ele pode sentir enjoo ou apresentar vômitos. Essa condição pode estar associada, ainda, ao refluxo gastroesofágico, com o retorno do conteúdo estomacal para o esôfago, a garganta e até mesmo a boca.

A gastrite é a doença mais comum do aparelho digestivo seguida da úlcera péptica. A diferença entre das duas, está na intensidade dos sintomas como dor e azia, já que a úlcera é uma patologia de maior gravidade por danificar em maior grau a mucosa gástrica.

Algumas pessoas podem desenvolver sintomas semelhantes aos da gastrite por conta de quadros de ansiedade sem que haja nenhum sinal de inflamação ou alterações no estômago. Essa condição é chamada de dispepsia funcional e os sintomas podem incluir azia, má digestão e desconforto na região do abdômen.