Estou com corrimento igual água?

Perguntado por: dmeireles . Última atualização: 30 de janeiro de 2023
3.9 / 5 3 votos

O corrimento aquoso não é motivo de preocupação na maioria dos casos. O corrimento vaginal muda naturalmente ao longo das diferentes fases da vida: puberdade, gravidez e menopausa. Esteja atenta a quaisquer odores, cores ou texturas incomuns em seu corrimento, já que isso pode ser indicativo de um problema de saúde.

O corrimento vaginal pode ser tratado naturalmente com o uso do chá de folhas de goiabeira e através de uma alimentação adequada, pois isso ajuda a flora vaginal a voltar ao normal. No entanto, caso o corrimento persista mesmo após 3 dias de tratamento caseiro, é aconselhado ir ao ginecologista.

Normalmente, na presença de corrimento transparente tipo clara de ovo não é necessário tratamento, já que representa uma alteração normal do ciclo menstrual. No entanto, se houver suspeita de gravidez, é recomendado que seja feito um teste de gravidez e o ginecologista seja consultado.

Corrimento rosa – Esse é um indício característico do começo da gravidez. O corrimento cor-de-rosa é um vestígio de sangue causado pela entrada do espermatozoide no óvulo e pelo seu deslocamento até o útero. Esse corrimento, geralmente, ocorre minutos após a relação ou até 3 dias depois do contato íntimo.

É caracterizado pela presença de uma secreção vaginal que pode ser branca, amarela, purulenta, esverdeada, com ou sem odor desagradável. Geralmente acompanhado de coceira genital e disuria (vontade de urinar a todo o momento em pequena quantidade acompanhado de ardor uretral).

“O corrimento é uma doença! Ele tem cheiro forte, coloração amarelada ou esverdeada, coça e pode parecer leite coalhado. Já a secreção é o líquido que temos normalmente na vagina, sem cheiro, cor ou coceira – e ela aumenta durante a ovulação e no período pré-menstrual.

A secreção vaginal pode parecer estranha, mas descubra porque todas as mulheres têm isso e porque é saudável e normal! Tudo bem, a secreção vaginal é um pouco desagradável. Mas fora isso, é algo realmente normal.É a forma natural que o seu corpo tem de manter o tecido úmido e limpo.

A perda de água pela vagina indica a ruptura das membranas, ou “bolsa das águas”, que mantêm o líquido amniótico durante a gravidez. Quando isso ocorre, a grávida não sente dor, apenas a sensação de uma água morna escorrendo pelas pernas. Ela pode se romper no começo ou só no final do trabalho de parto.

Logo no início da gestação, a mulher pode sentir cólicas muito semelhantes às da TPM e da menstruação. Porém, elas ocorrem mais abaixo do estômago ou próximas da lombar. No caso da gravidez, essas dores podem ser mais frequentes e persistirem por várias semanas, até mesmo depois do atraso menstrual.

Corrimento vaginal e câncer
O câncer desencadeia um corrimento vaginal, especialmente devido a morte de algumas células. Além disso, outros sinais que o corrimento pode assumir e indicar a presença da doença é uma coloração castanha, com presença de sangramento.

O HPV não provoca a candidiase.
...
A Infecção pelo HPV pode ser dividida em:

  1. Infecção clínica: são as verrugas genitais e tem tratamento;
  2. Infecção subclínica: são as lesões no colo uterino e tem tratamento;
  3. Infecção latente: é a presença do HPV sem verrugas e sem lesões no colo uterino e não tem tratamento.

Vaginose Bacteriana
Suas características clínicas incluem corrimento vaginal com odor fétido (semelhante a “peixe podre”), mais acentuado após a relação sexual e durante o período menstrual, corrimento vaginal branco-acinzentado, de aspecto fluido ou cremoso e algumas vezes bolhoso.

Odor forte ou cor alterada é sinal de secreção perigosa
O corrimento vaginal não fisiológico, conhecido como leucorreia, é justamente o contrário: ele tem coloração amarelo-esverdeada ou cinza, mau cheiro, traz coceira ou vermelhidão na vulva e dor durante o ato sexual, e até dor pélvica ou abdominal.

Ter corrimento vaginal é absolutamente normal, mas a mulher deve ficar atenta a alguns aspectos como cor, odor e volume, pois alterações nessas características podem indicar alguma doença. Muitas mulheres ficam preocupadas quando notam alguma secreção vaginal.

A transmissão ocorre pelo contato com secreções provenientes da boca, pele e vagina. Nos homens, podem aparecer pequenas manchas vermelhas na pele. A transmissão da mãe para o recém-nascido pode ocorrer durante o parto.

Como dissemos, quando o corrimento vaginal apresenta cor, cheiro e consistência diferentes do costume, pode ser sinal de alguma infecção. Presença de infecção sexualmente transmissível (IST), candidíase ou tricomoníase são exemplos de situações que levam ao surgimento do corrimento considerado atípico.

Este adjectivo refere-se àquilo que é constituído por água ou que tem uma grande quantidade desta. Também alude àquilo que se parece com água. O humor aquoso, por exemplo, é um líquido que se encontra no globo ocular, à frente do cristalino.