Estou com catarro na garganta pode ser Covid?

Perguntado por: asampaio . Última atualização: 30 de janeiro de 2023
4.1 / 5 10 votos

Sim, mas não sozinha, normalmente associada a outro sintoma.

Delta: febre, coriza, dor de cabeça, espirros, dor de garganta e tosse persistente; Ômicron: cansaço extremo, dor no corpo, dor de cabeça, coriza, congestão nasal e dor de garganta.

As principais causas do catarro constante na garganta são: alergia, fumo, álcool, cafeína, alimentos (leite, ovo, trigo), infecção viral ou bacteriana, gravidez e alterações estruturais (desvio de septo, por exemplo), medicamentoso (uso de vasoconstritor nasal).

Além disso, o novo coronavírus causa febre e tosse seca, enquanto a gripe geralmente causa tosse carregada, com expectoração das secreções que se acumulam na traqueia, brônquios e pulmão. A diarreia também é um sintoma mais recorrente em pacientes com COVID – em especial nos infectados pela variante ômicron.

Os principais sintomas são:

  • Febre.
  • Tosse seca.
  • Cansaço.
  • Perda de paladar.
  • Perda de olfato.
  • SRAG (Síndrome Respiratória Aguda Grave)

Entretanto, de 15% a 20% dos pacientes vão apresentar sintomas mais severos. O que isso quer dizer? Depois de 5 a 14 dias após o primeiro sintoma, o vírus finalmente consegue chegar ao pulmão, iniciando uma inflamação grave. Nessa fase o organismo até já produziu defesa, mas de forma caótica, desordenada.

Atualmente, o tratamento para casos leves de covid-19 recomendado é muito parecido com o feito em outras infecções respiratórias causadas por vírus, como a gripe. O médico pode prescrever remédios para alívio dos sintomas, como analgésicos para as dores e antitérmicos para controlar a febre.

Alguns pacientes infectados não apresentam nenhum tipo de sintoma, os chamados assintomáticos. Já outros, podem apresentar sintomas leves como tosse, dores musculares ou corporais, dor de garganta, congestão nasal e perda do olfato e paladar.

A variante ômicron causa sintomas distintos das outras variantes.
...
Quais são os sintomas da ômicron?

  1. febre;
  2. coriza;
  3. dor de garganta;
  4. dor no corpo;
  5. cansaço extremo;
  6. dor de cabeça.

Os analgésicos podem ser utilizados para aliviar os incômodos causados pela dor de garganta. No entanto, é necessária a prescrição feita por um profissional, pois a automedicação nunca é indicada, ainda mais por se tratar de uma possível enfermidade nova. No momento, é necessário evitar idas aos hospitais.

Este exame deve ser feito a partir do 21° dia do início dos sintomas, suspeita de exposição ou após vacina contra Covid-19, já que é necessário aguardar a resposta imunológica do organismo.

A produção de catarro pelo organismo é considerada normal, desde que seja ralo e incolor. Mas, se houver muita secreção, é importante procurar auxílio médico para avaliar se o paciente tem alguma doença preocupante. Além da consistência, a cor e o cheiro também servem como alerta.

Geralmente, o catarro tem um ciclo de sete dias. Segundo a médica Daniella Porfírio Nunes, do Hospital Sugisawa, caso a secreção permaneça por mais que esse período, um antibiótico pode ser receitado pelo médico. "O mais importante é descobrir a causa, para dar um tratamento adequado", diz.

Os principais antibióticos que podem ser recomendados para o tratamento da garganta inflamada são:

  1. Amoxicilina. A amoxicilina é um antibiótico geralmente indicado para tratar infecções que são causadas pela bactéria Streptococcus A., como a faringite e a amigdalite. ...
  2. Azitromicina. ...
  3. Eritromicina. ...
  4. Clindamicina. ...
  5. Cefalexina.

Indivíduo com sensação febril ou febre acompanhada de:

  1. tosse; OU.
  2. dor de garganta; OU.
  3. nariz escorrendo (coriza); OU.
  4. dificuldade respiratória.
  5. Alguns grupos, como idosos e crianças menores de 2 anos podem não apresentar sinais febris.