Estou com candidíase posso passar pro meu namorado?

Perguntado por: dlopes . Última atualização: 24 de maio de 2023
4.9 / 5 19 votos

Apesar da infecção vaginal por Candida não ser considerada uma DST, na maior parte das vezes está associada à queda da imunidade do nosso corpo e nada relacionada ao ato sexual. Mas ela pode, sim, ser transmitida para o seu parceiro ou parceira através do sexo, então é importante usar sempre proteção, tá?

Dificilmente a infecção desaparece sozinha e, geralmente, o desconforto é muito grande”, explica André Branco, médico ginecologista. Caso o parceiro também venha a desenvolver sintomas, o tratamento também é indicado. Do contrário, não é preciso.

Geralmente, o tempo de tratamento da candidíase feminina pode durar sete dias. Isso vai depender do medicamento indicado pelo médico. As gestantes podem fazer o tratamento normalmente.

Na verdade, recebe esse nome porque tem a ver com o local onde se concentra a infecção: a área do pênis. Os sintomas de candidíase masculina são bem marcantes e fáceis de notar. A glande, por exemplo, costuma ficar avermelhada, ressecada e, em alguns casos, até mesmo inchada.

Para a terapia supressiva, 150 a 200 mg via oral de fluconazol uma vez por semana, por seis meses. Outra opção de terapia supressiva é o itraconazol via oral, na dose de 400 mg por um dia, uma vez por semana por 6 meses ou clotrimazol óvulos de 500 mg duas vezes por semana por 6 meses.

O tratamento mais indicado para candidíase recorrente é fluconazol 150 mg por via oral, 3 doses com intervalo de 72 horas entre cada uma. Ao final deste esquema, inicia-se o tratamento preventivo, com Fluconazol 150 mg, 1 comprimido por via oral, 1 vez por semana por 6 meses.

Corrimento esbranquiçado
O corrimento branco, ou amarelado, se assemelha a uma nata de leite. Esse líquido é grumoso, ou seja, apresenta grumos.

Baixa imunidade – Pessoas com a imunidade comprometida estão sujeitas à candidíase de repetição. Além de manter sob controle doenças crônicas como o diabetes, é importante manter a saúde emocional em dia. Fatores como estresse desregulam o sistema imunológico.

Arroz branco, alimentos ricos em açúcares, farinhas brancas e derivados são responsáveis por deixar o pH do organismo ácido.

Como a boca e trato gastrointestinal são os habitats mais comuns da Candida no nosso organismo, o sexo oral e o sexo anal são possíveis fontes de transmissão. O sexo vaginal também pode ser uma forma de transmissão, caso o pênis do parceiro ou a vagina da parceira estejam colonizados.

A recomendação é que a higiene deve ser feita três vezes ao dia, de preferência com água, sabonete especial e usando somente os dedos. Esponjas, cotonetes ou qualquer outro apetrecho devem ser descartados, pois podem raspar a vulva e provocar ferimentos.

Muco com aparência leitosa e odor forte
Um outro sintoma muito recorrente da Candidíase é a aparência de um muco vaginal não saudável nas mulheres.

“Os principais sintomas da candidíase são: prurido e ardência vaginal, queimação ao urinar, dor durante as relações sexuais (penetração) e presença de corrimento esbranquiçado e grumoso, sem odor”, informa a ginecologista Fernanda Torras.

Isoconazol. O Isoconazol também é uma pomada antimicótica, que possui ação sobre leveduras, fungos e bolores. Basicamente, ela age eliminando o fungo causador da candidíase e contribui com o alívio dos sintomas.

candidíase vaginal: dose única de 150 mg. candidíase oral: 50 mg, em dose única diária, durante 7 a 14 dias. Em infecções mais resistentes, a dose pode ser aumentada para 100 mg por dia. Tinea pedis; Tinea cruris; Tinea corporis: 150 mg, em dose única, uma vez por semana, durante 2 a 6 semanas.