Estou com 6 cm de dilatação Quanto tempo falta?

Perguntado por: uaguiar . Última atualização: 20 de janeiro de 2023
4.3 / 5 14 votos

Podemos ter, no primeiro período por exemplo, mulheres que dilatam 0,3 ou 0,4 cm na primeira hora, que vão demorar de 6 a 8 horas para progredir de 4 para 6 centímetro de dilatação. É exatamente por isso que não se recomenda toques em intervalos de duas horas.

A especialista reforça que o tempo para chegar aos dez centímetros varia de acordo com cada organismo feminino. Mas a média é de um centímetro por hora, resultando em um trabalho de parto que demora, no mínimo, dez horas para acontecer.

O ideal é que a internação ocorra na fase ativa do trabalho de parto, com mais de três centímetros de dilatação. No entanto, se for seu segundo parto, você deve ir ao hospital logo nas primeiras contrações regulares, porque a dilatação tende a ser mais rápida e a sensação de dor nem sempre é intensa.

Quando as contrações se tornam mais dolorosas, prolongadas, durando de 40 segundo a mais de 1 minuto, e com intervalos de 5 minutos ou menos, chegou a hora de ir para a maternidade.

6 sinais que podem indicar que o parto se aproxima

  1. 1- Mais contrações de treinamento. ...
  2. 2- Pressão na pelve. ...
  3. 3- Sensação de respirar melhor. ...
  4. 4- Diminuição do movimento fetal. ...
  5. 5- Maior inchaço nas mãos e pernas. ...
  6. 6- Aumento da secreção vaginal.

Por exemplo, durante a gestação o colo ficou fechado, aí de repente ao se tocar você nota que consegue colocar a polpa de um dedo dentro do orifício. Ao final do trabalho de parto se você se tocar poderá sentir a cabeça do bebê.

O abacaxi é uma das frutas mais capazes de induzir o parto. Ele contém bromelaína, que "amadurece" o colo do útero e é um dos segredos do processo. Coma rodelas inteiras, tome suco ou faça uma vitamina de abacaxi.

Caminhar
Andar a pé ou passear 1 hora de manhã e à tarde, com passo acelerado também estimula o trabalho de parto, pois ajuda a posicionar adequadamente o bebê na região pélvica, devido à gravidade e ao balanço do quadril.

Para deixar o exercício ainda mais eficiente, suba dois degraus por vez, movimento que permite que o colo do útero se estique mais do que o normal e também dilate mais rápido.

Agachamentos, rebolados, dança, … tudo isso ajuda no encaixe do bebê. A bola de pilates pode ser uma grande aliada nesse momento, sentar na bola e fazer movimentos circulares, ajuda na abertura pélvica, no relaxamento e na descida do bebê.

A 1ª fase do trabalho de parto (dilatação) pode demorar de 12 a 48 horas para o primeiro parto e 5 a 14 horas para mães que já tiveram filhos anteriormente. Fase latente: inicia-se com o aparecimento das contrações leves com um intervalo de 10 a 15 minutos entre si e com a duração de 15 a 20 segundos.

Em média, a fase ativa dura de 5 a 7 horas em nulíparas e de 2 a 4 horas em multíparas. Tradicionalmente, deve-e esperar que a colo do útero dilate-se 1,2 cm/hora em nulíparas e 1,5 cm/hora em multíparas. Entretanto, dados recentes sugerem que a progressão mais lenta da dilatação cervical de 4 a 6 cm pode ser normal (1.

O tempo exato vai depender de cada mulher e varia por exemplo, no caso de mulheres que já tiveram outros filhos. A evolução da dilatação pode ser muito lenta, mas normalmente a progressão durante o trabalho de parto ativo é de 1 centímetro por hora.

“É possível descolar a bolsa introduzindo o dedo no colo do útero, induzindo as contrações, ou romper a bolsa amniótica”, explica Eduardo.

As contrações provocam a dilatação, mas pode acontecer de a barriga contrair sem a gestante sentir dor e, portanto, não perceber a dilatação.

Tudo começa com um enrijecimento no fundo da barriga, que progride para a pelve, em processo de abertura. Muitas vezes, a sensação vem combinada com pontadas na vagina e dor irradiada para a lombar, os ossos do púbis e até a parte interna da coxa.

As contrações, percebidas por algumas mulheres como endurecimento da barriga, são sentidas no abdome – na parte inferior – ou nas costas. Elas ocorrem porque o útero está se contraindo e relaxando ao mesmo tempo, movimento que vai ajudar a abrir o colo e empurrar o bebê para o canal de nascimento.