Estou com 5 semanas de gestação já posso fazer ultrassom?

Perguntado por: jvieira5 . Última atualização: 26 de abril de 2023
4.8 / 5 4 votos

O período ideal para realizar a primeira ultrassonografia é após a 6ª semana, mais precisamente entre 7 e 10 semanas contados a partir do dia da última menstruação (DUM), período excelente para estimar a idade gestacional (IG) com maior precisão, verificar a presença de batimentos cardíacos do embrião, além de ...

Mas, afinal, com quantas semanas dá para ver o embrião ao fazer um ultrassom? Em geral, a visualização é possível quando o exame é feito entre a 6ª e 7ª semanas de gestação, período em que a mãe poderá ver o saco gestacional, vesícula, embrião e seus batimentos cardíacos.

Nesta etapa a maioria dos embriões medem entre 1,5 e 3,0 mm de longitude, comparável com uma pequena semente de linhaça. O embrião está crescendo rapidamente, a sua longitude cefálica é de um pouco maior do que 1 mm. No bebê começa a ser formado um coração que pulsará irregularmente.

1 a 4 semanas de gestação: 1 mês. 5 a 8 semanas de gestação: 2 meses. 9 a 12 semanas de gestação: 3 meses.

Muitas gestantes se assustam ou ficam ansiosas pois o bebê não foi observado ao fazer o primeiro ultrassom obstétrico. Não conseguir observar o bebê nas primeiras semanas é normal, pois o embrião somente será observado no final da 5ª semana / início da 6ª semana de gestação.

Cólica na gravidez é um sintoma comum e normal, especialmente no início do período gestacional. Algumas mulheres sentem dores fortes, podendo ser acompanhadas de outros sintomas.

"Na sexta semana, já é possível realizar um ultrassom por via transvaginal que é quando conseguimos ver o saco gestacional e avaliar as estruturas que indicam se a gestação está evoluindo bem", diz Ellen Freire, ginecologista e obstetra do Fleury Medicina e Saúde.

Você fez o ultrassom bem cedo, por isso é normal ainda não conseguir ver o embrião. A primeira coisa que se vê na ultrassonografia, entre 4 e 5 semanas de gravidez, é o saco gestacional. O embrião ainda pode ser muito pequeno para ser visto.

Localização do bebê dentro do saco gestacional em relação à placenta sendo que, para ser menina, o embrião deve estar fixado do lado esquerdo de onde será a futura placenta. Agora, para ser considerado do sexo masculino, o embrião deve estar do lado direito do local onde se formará a placenta. Confuso?

Porém, o mais comum, são os primeiros sintomas de gravidez surgirem apenas entre a 5ª e 6ª semana da gestação. Segundo o Dr. Márcio, “Neste período, muitas mulheres apresentam a sensação de mamas aumentadas, doloridas e até as temidas náuseas, alterações hormonais típicas do período”, esclarece.

Qual a semana mais perigosa da gravidez? O período mais delicado da gestação corresponde da primeira à 12º semana de gestação, justamente o primeiro trimestre sobre o qual falamos neste artigo.

Por exemplo, na quarta semana da gravidez, é comum que o saco gestacional tenha 5 mm de diâmetro; porém, este tamanho pode variar entre 2 e 8 mm. E assim proporcionalmente: na quinta semana, o normal é que o saco tenha 10mm, podendo variar entre 6 e 16. Na 6ª, o tamanho ideal é de 16 mm com variante entre 9 e 23.

A maioria das grávidas, no entanto, vê a barriga despontando entre as 12a e a 16a semana. Quem já teve uma gravidez ou mais antes pode ficar barriguda mais cedo, devido ao afrouxamento do útero e dos músculos abdominais durante a gestação anterior.

Mudanças no corpo
A circulação sanguínea nos seios aumenta para que, posteriormente, a produção de leite tenha início. Apesar de sua barriga ainda não ter começado a crescer, suas calças podem estar um pouco mais apertadas… Você não engordou, mas os hormônios (sempre eles!)

No início da gravidez é recomendado o exame de Beta HCG, que consiste em uma coleta de sangue e valores aumentados estão relacionados ao diagnóstico da gestação.

As paredes do coração começam a se formar e as células cardíacas começam a bater no final desta semana. Os rins, músculos, ossos e fígado também começam a desenvolver-se. Até o final deste mês, assim como os órgãos, os neurônios e os pequenos membros, como braços e pernas também começam a se desenvolver.

O corpo da mamãe
A barriguinha de grávida começa a aparecer e a arredondar-se, alterando a silhueta da gestante. Assim, a cintura fica menos definida e tem início um incremento de peso da ordem de 1 quilo a cada 4 semanas, em média. Também as mamas crescem de modo considerável e tornam-se bem mais sensíveis.

Você fez o ultrassom bem cedo, por isso é normal ainda não conseguir ver o embrião. A primeira coisa que se vê na ultrassonografia, entre 4 e 5 semanas de gravidez, é o saco gestacional. O embrião ainda pode ser muito pequeno para ser visto.