Estou com 47 anos e minha menstruação não veio?

Perguntado por: dsilveira . Última atualização: 27 de abril de 2023
4.5 / 5 4 votos

Para mulheres por volta dos 40 anos, um atraso na menstruação pode ser o primeiro sinal da aproximação da menopausa. Em alguns casos, essas mulheres acabam se assustando ao imaginar uma gravidez tardia, que provavelmente seria de risco.

Em mulheres entre os 40 e 42 anos, o hipotálamo atingiu a maturidade, mas não existem tantos óvulos disponíveis. Isso também pode causar uma instabilidade nos ciclos. A formação de cistos ovarianos, uma alteração estrutural na anatomia do folículo, também pode causar atrasos.

A menopausa é reconhecida quando a mulher tem seu ciclo menstrual interrompido por 6 meses ou mais, resultado da perda de atividade folicular ovariana. Quando a mulher não realiza adequadamente o tratamento de reposição hormonal, é comum ocorrer um agravo dos sintomas climatéricos listados anteriormente.

Suores noturnos e dificuldade para dormir
As ondas de calor e a oscilação da temperatura corporal, especialmente no período noturno, podem comprometer a qualidade do son. Muitas mulheres referem insônia, que é a dificuldade para dormir e/ou permanecer dormindo.

Dor nas costas, pernas e braços, redução da força muscular e menor aptidão física são alguns sintomas da queda nos níveis de estrogênio.

Atraso no ciclo menstrual é comum. Porém, é necessário ficar atenta ao tempo, pois essa ausência de menstruação pode ser a menopausa chegando. Por definição, consideramos que a mulher está na menopausa quando ela completa 12 meses sem menstruar, o que normalmente ocorre entre 45 e 52 anos.

Problemas de saúde. Disfunções na tireoide (hipo ou hipertireoidismo) podem gerar atrasos na menstruação. O mesmo ocorre em mulheres com síndrome dos ovários policísticos (SOP), um distúrbio hormonal muito comum. Além disso, uma série de infecções (de cistite a gripes e viroses) pode alterar os ciclos menstruais.

Os fluxos menstruais, geralmente, se encerram definitivamente na menopausa, entre 45 e 55 anos de idade. Algumas mulheres podem parar de menstruar antes dos 40 anos, o que é conhecido como menopausa precoce.

Teste Negativo Após Atraso Menstrual
Em geral um atraso de até 15 dias pode ser devido a um ciclo sem ovulação, ovulação tardia ou mesmo bebês danadinhos que levam mais tempo para a nidação.

Aproximação da menopausa
Para mulheres por volta dos 40 anos, um atraso na menstruação pode ser o primeiro sinal da aproximação da menopausa.

Na menopausa, a paciente tem sua produção dos hormônios estrogênio e progesterona afetada por causa da interrupção da ovulação. Como a gestação só é possível a partir da fecundação (encontro do óvulo com o espermatozoide), engravidar na menopausa de forma natural é praticamente impossível.

A menopausa é um processo natural do envelhecimento da mulher. Porém, a queda dos hormônios esteroides (estradiol, testosterona e progesterona) pode vir acompanhada de sintomas indesejáveis, entre eles aumento de gordura, principalmente na região abdominal.

Veja quais realizar na menopausa:

  1. Ecografia pélvica. O exame por ultrassom permite analisar toda a região, investigando alterações no útero, colo de útero e ovários. ...
  2. Mamografia. A mamografia é o principal exame para diagnóstico de câncer de mama e de qualquer alteração mamária suspeita. ...
  3. Densitometria Óssea. ...
  4. Exame de sangue.

Esta alteração deve-se à queda nos níveis de estrogênio. “As flutuações hormonais há muito tempo são responsabilizadas pelo ganho de peso entre as mulheres de meia-idade, mas o que esta revisão demonstrou é que há uma mudança na forma em que a gordura é distribuída, conduzindo ao aumento de gordura na barriga.

Dores de cabeça, particularmente uma enxaqueca, estão ligadas aos hormônios femininos. É uma das razões pelas quais as mulheres são mais propensas a enxaquecas do que os homens. A pesquisa descobriu que o declínio dos níveis de estrogênio durante a menopausa é a causa dessa enxaqueca menstrual ou dor de cabeça.

Desde a primeira menstruação até a menopausa —que geralmente ocorre entre os 45 e 55 anos—, é possível engravidar de maneira espontânea. A probabilidade disso acontecer aos 48 anos, como se deu com Paulette, no entanto, é considerada muito baixa.

Após os 50 anos, as chances de ocorrer uma gravidez espontânea são raríssimas. Em alguns casos, porém, a medicina reprodutiva pode ajudar — mas ainda assim, as taxas de sucesso são baixas. “A maioria das pacientes que vem à clínica tem por volta de 40 anos, mas também existem as que nos procuram após os 50”, conta Dr.