Estou com 41 semanas quando devo ir à maternidade?

Perguntado por: loliveira . Última atualização: 8 de maio de 2023
4.4 / 5 2 votos

Estudos científicos mostram que é seguro esperar até 41 semanas. Por isto a recomendação internacional é que a indução do parto seja oferecida a toda gestante a partir de 41 semanas de gestação.

2,5% dos partos só irão acontecer após 42 semanas, podendo ir até 44. Essa diferença é fisiológica, mesmo em gestações bem datadas e sem levar em consideração a margem de erro de 2 semanas que pode ocorrer pelo ultrassom ou pela data da última menstruação.

Depois de 40 semanas, chamamos de “pós datismo”. A literatura mostra que alguns bebês podem chegar até no máximo 42 semanas. Porém, os riscos aumentam após a 41.ª semana, por isso muitos obstetras têm esta data como limite de espera.

Causas de uma progressão excessivamente lenta do trabalho de parto incluem as seguintes: O feto é muito grande e não há espaço para ser movido pelo canal vaginal (pelve e vagina) O feto pode estar em uma posição anormal. O canal vaginal é muito pequeno.

Existem maneiras de tentar ajudar o parto a engrenar e evoluir mais rápido. Porém nenhuma indução, nem as medicamentosas, funcionam quando o bebê ainda não está pronto. Alguns dos métodos mais utilizados são os 3 Hots (banho quente, comida picante e sexo) e as atividades físicas, como caminhar, nadar e dançar.

Para começar, deve ficar claro que não existe trabalho de parto sem contrações e sem algum grau de desconforto. As vezes é difícil para a gestante no ínicio do trabalho de parto determinar se o que ela está sentindo é ou não uma contração.

O bebê pode nascer de parto normal até às 42 semanas. No entanto, quando a mãe não entra em trabalho de parto durante a 41ª, o médico induzirá o parto normal ou partirá para uma cesariana. Especialistas recomendam que a mãe espere o parto normal depois das 40 semanas apenas quando são pacientes de baixo risco.

Um bebê nascido com 41 semanas e 3 dias de gestação e peso de 3,4 kg é classificado como recém-nascido a termo e com peso adequado ao nascer.

Agachamentos, rebolados, dança, … tudo isso ajuda no encaixe do bebê. A bola de pilates pode ser uma grande aliada nesse momento, sentar na bola e fazer movimentos circulares, ajuda na abertura pélvica, no relaxamento e na descida do bebê.

Bebês meninos tendem a dar mais trabalho no parto. É o que sugere um estudo irlandês com base em aproximadamente 8 mil partos, publicado na revista científica British Medical Journal.

É comum, segundo Gondek, que as primeiras gestações levem mais tempo para dar início ao parto. “Se a mulher teve outros filhos, geralmente o parto desencadeia antes das 39 semanas. Quando é o primeiro tem uma tendência a demorar um pouco mais, chegando às 40 semanas.”

Alimentos “quentes”
Comidas apimentadas, assim como gengibre e canela, são conhecidas por acelerar o parto.

O sinal que melhor indica o momento do parto é o começo das contrações. No entanto, existem alguns outros sintomas que podem alertar sua aproximação. Sensação de que o bebê está mais para baixo: ao preparar-se para o canal do parto, o bebê desce e pressiona o púbis. Isto pode ocorrer semanas ou momentos antes do parto.

Sinais de aproximação do trabalho de parto
queda do ventre; saída de sangue ou tampão mucoso pela vagina; contrações uterinas dolorosas e frequentes; alterações no colo do útero (dilatação);

O bebê precisa nascer. Isso porque, depois de 42 semanas, pode ser que a placenta esteja envelhecida e não consiga mais atender todas as necessidades que ela supria ao longo da gestação.

Subir e descer escadas pode ser bastante útil para que o bebê se encaixe na posição correta para nascer. 2 Vire de lado quando você estiver deitada. Se você estiver cansada demais para subir e descer escadas, trocar de lado na cama também ajuda o bebê a se posicionar corretamente.

Internação precoce ocorre quando a mulher é internada fora de trabalho de parto ativo, com contrações não ritmadas, com duração curta e colo com dilatação inicial (<5 cm), ou seja em pródromos ou no início da fase latente do trabalho de parto.

Ao entrar em trabalho de parto, a mamãe sente contrações no abdome e nas costas que vão se tornando dolorosas, frequentes e intensas. Algumas mulheres entram em trabalho de parto sem perder o tampão mucoso e com a bolsa íntegra.

As contrações, percebidas por algumas mulheres como endurecimento da barriga, são sentidas no abdome – na parte inferior – ou nas costas. Elas ocorrem porque o útero está se contraindo e relaxando ao mesmo tempo, movimento que vai ajudar a abrir o colo e empurrar o bebê para o canal de nascimento.

O estudo, que foi realizado em Roterdão, na Holanda, explica que a maioria dos partos são induzidos antes das 42 semanas de gestação, mas adianta que há vários casos em que – com o consentimento da mãe ou do médico – a gravidez vai além do normal.

Uma prostaglandina (como misoprostol) pode ser administrada por via vaginal. Um tubo fino e flexível (cateter) com um balão preso nele pode ser inserido no colo do útero. O balão é inflado para aplicar uma pressão suave e, com isso, causar a dilação do colo do útero.