Estou com 4 parcelas em atraso habitação caixa?

Perguntado por: agentil . Última atualização: 20 de janeiro de 2023
4.2 / 5 5 votos

De acordo com a legislação, depois de três parcelas em atraso no financiamento imobiliário, a instituição financeira poderá tomar o imóvel. “O máximo de atraso que pode acontecer representa o não pagamento de três parcelas.

O atraso no pagamento gera multa e juros referentes aos dias de atraso e permite à CAIXA incluir as informações vinculadas ao seu contrato em cadastros restritivos de crédito como SERASA e outros. Caso você não pague as parcelas em atraso, a CAIXA pode leiloar seu imóvel.

Você pode atrasar até duas parcelas sem nenhum problema. Se fizer o pagamento delas antes do vencimento de uma terceira prestação, o contrato segue normalmente. Nesse caso, o credor vai cobrar multas e juros dessas duas prestações.

Quantas parcelas posso atrasar no financiamento de veículo antes da busca e apreensão? De acordo com a nova lei de busca e apreensão de veículo 2022, a partir da primeira parcela atrasada o banco ou a instituição financeira já pode ajuizar uma ação para reintegração de posse.

A verdade é que não existe um prazo determinado pelas instituições financeiras para que um imóvel seja levado para leilão, mas, ao longo dos anos de experiencia, verificamos que este período varia entre três a cinco meses de atraso no financiamento.

Estabelecido durante a pandemia, a pausa no financiamento imobiliário ajudou muitas pessoas a honrarem os seus compromissos e continua ativa no ano de 2022. A Caixa Federal ampliou para 180 dias a pausa de pagamento das prestações de financiamento da casa própria .

De modo simples, tudo pode ser resolvido pelo app Habitação CAIXA. Basta baixar o aplicativo, acessá-lo e clicar na opção “solicitar pausa emergencial”. Depois, você deve ler as orientações, enviar os dados pedidos e concluir sua solicitação.

Para ter pedir pausa no financiamento da Caixa, você pode simplesmente baixar o aplicativo de Habitação da Caixa, acessá-lo e clicar na opção “solicitar pausa emergencial”. Depois, precisa ler as orientações e clicar em “próximo” para informar os dados solicitados.

O parcelamento será cancelado automaticamente com a falta de pagamento de 3 parcelas, consecutivas ou não, ou então 2 parcelas, quando todas as outras tiverem sido quitadas e a última estiver vencida.

Entrou em vigor nesta segunda-feira (02) a resolução nº 1.057/2022, do Conselho Curador do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), que permite que o trabalhador utilize o saldo do FGTS para quitar até seis prestações do financiamento imobiliário em atraso.

A partir do momento que o mutuário, atrasar a 3a parcela do financiamento da Caixa Econômica Federal, o banco já tem o direito judicial de entrar com ação de retomada, por quebra do contrato de financiamento.

Pausa nas prestações
O presidente da Caixa também anunciou que o banco vai oferecer pausa no pagamento das prestações de financiamento imobiliário para clientes que estão recebendo o auxílio emergencial 2021 ou seguro-desemprego. O prazo de suspensão será de seis meses.

Não é difícil saber se isso está acontecendo. Você pode ir ao banco e perguntar, pedir documentos e saberá. Caso a instituição bancária imponha alguma dificuldade, você pode ir até o Cartório de Registro do seu imóvel e pedir uma certidão do bem.

Passado o prazo, o imóvel vira propriedade do banco e segue para leilão, explica Luz, da Amspa. O valor obtido no leilão servirá para pagar a dívida com o banco e o restante é devolvido para o mutuário.

Para pessoas físicas, o serviço de congelamento de prestações pode ser acessado pelo aplicativo Habitação Caixa, pelo WhatsApp (0800-726 8068) ou pelo Telesserviço (3004-1105 para capitais e 0800-726 0505 para outras localidades). O atendimento funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h.

A negociação das dívidas de um veículo com financiamento atrasado pode ser feita com a própria instituição que concedeu o crédito, desde que essa possibilidade esteja prevista em contrato. Via de regra, tal previsão ocorre pois é do interesse do credor que dívidas sejam quitadas e que ninguém perca dinheiro.

Quando o proprietário deixa de pagar as parcelas, a financeira pode reaver o valor concedido para a compra através do leilão. Para que isso ocorra, é necessário que o banco entre com uma ação judicial visando recuperar a propriedade do imóvel.

A Câmara dos Deputados aprovou, na quarta-feira (1º), o Projeto de Lei (PL) 4188/2021, de autoria do governo de Jair Bolsonaro (PL), que, entre outros pontos, permite que bancos e instituições financeiras possam penhorar o único imóvel de uma família para quitar dívidas.