Estou com 34 dias de atraso e teste negativo?

Perguntado por: ocardoso . Última atualização: 12 de janeiro de 2023
4.5 / 5 5 votos

Caso ainda desconfie, faça o exame de sangue – sendo negativo com mais de uma semana de atraso da menstruação, então certamente você não está esperando bebê. Porém, é importante saber o seu período de ovulação, pois, nos casos de ovulação tardia, exames podem não identificar tão logo a gravidez.

Assim, procure o seu médico e realize um teste de gravidez. Se o teste realmente é negativo, as disfunções hormonais precisam ser investigadas, como alterações da tireoide, alterações da adrenal, menopausa, hiperprolactinemia, síndrome do ovário policísticos, etc.

O ciclo menstrual normal tem duração média de 28 dias. Entretanto, ciclos com intervalo entre 21 e 35 dias associados à antecipação ou atraso de três dias são considerados normais (21-35 dias ± 3 dias). Períodos mais longos não são necessariamente um problema, desde que o ciclo apresente um padrão de regularidade.

A resposta é sim. Embora os exames de gravidez sejam cada vez mais precisos, uma série de motivos pode alterar o resultado. Além disso, o ideal é esperar o atraso menstrual para realizar o exame. Ao esperar o atraso menstrual a chance do seu exame dar errado será muito menor.

Caso ainda desconfie, faça o exame de sangue – sendo negativo com mais de uma semana de atraso da menstruação, então certamente você não está esperando bebê. Porém, é importante saber o seu período de ovulação, pois, nos casos de ovulação tardia, exames podem não identificar tão logo a gravidez.

É possível está grávida de 3 meses e fazer o exame de sangue e dar negativo? É possível está grávida de 3 meses e fazer o exame de sangue e dar negativo? Não. O teste de BHCG (teste de gravidez) sanguíneo é muito sensível, um teste negativo indica ausência de gestação.

Sim. O exame de beta-hCG pode dar negativo quando ele é feito nos primeiros dias da gestação. O hormônio beta-hCG pode ser detectado no sangue ou na urina da mulher após a implantação do ovo (a união do espermatozoide com o óvulo) no útero. Essa implantação geralmente ocorre 7 dias após a fecundação.

Quando o ciclo menstrual da mulher é irregular, também existem grandes chances de o teste de gravidez dar negativo. Isso acontece porque o teste provavelmente foi feito antes do atraso menstrual e a mulher está apenas com um período mais atraso que o normal.

Sim, após esse período é confiável, mas cinco semanas é praticamente um ciclo completo, portanto procure um profissional de sua confiança para avaliação clínica e orientação adequada, caso esteja atrasada a menstruação.

Por isso não queira tentar saber se está grávida tocando a barriga, você pode errar feio. Talvez a melhor maneira de saber se você está grávida ou não será colocando a mão sobre o abdômen para tentar perceber os movimentos fetais. Eles geralmente podem ser percebidos a partir da 20 semana de gestação.

Problemas de saúde. Disfunções na tireoide (hipo ou hipertireoidismo) podem gerar atrasos na menstruação. O mesmo ocorre em mulheres com síndrome dos ovários policísticos (SOP), um distúrbio hormonal muito comum. Além disso, uma série de infecções (de cistite a gripes e viroses) pode alterar os ciclos menstruais.

Vale esclarecer que ultrapassar a data da menstruação em poucos dias é comum, inclusive para as mulheres com menstruações regulares. Porém, a partir de 15 dias, já é considerado um atraso que necessita ser observado. Nesse sentido, a primeira suspeita para menstruação atrasada é uma possível gravidez.

A cólica fora do período menstrual pode ser bastante incômoda e ter diversas causas, sendo normal durante a ovulação ou no início da gravidez, no entanto pode também ser indicativo de doenças como endometriose, mioma ou doença inflamatória pélvica, principalmente se acontecer com frequência ou todos os meses.

Sim, existem doenças com sintomas parecidos com gravidez, como câncer de ovário e mioma. Eles podem distender o abdômen, causar inchaço e aumentar a frequência urinária, podendo ser confundidos com uma gestação. Porém, nenhuma dessas doenças provoca atraso menstrual, que é o principal sintoma de gravidez.

Quando o organismo da mulher se prepara para menstruar, ela pode reter líquido e a barriga ficar mais protuberante. Por isso dizemos que barriga inchada pode ser gravidez quando o atraso é superior à uma semana.

A maioria dos fabricantes dos testes de farmácia, indicam que ele deve ser feito a partir do primeiro dia de atraso da menstruação. Já existem marcas que prometem detectar o hCG precocemente, até 6 dias antes do atraso.

Se a barriga começar a ficar mais inchada do umbigo para baixo e a menstruação estiver atrasada há alguns dias, os dois fatores associados podem ser um sinal de gravidez.

A menstruação atrasada nem sempre é sinal de gravidez, pois outras situações como excesso de estresse, emoções muito fortes, alterações hormonais ou mesmo o consumo exagerado de cafeína, podem levar ao atraso da menstruação.

O médico irá tomar a conduta adequada. Quando a gestante é Rh negativo e seu marido, positivo, existe a possibilidade de o bebê herdar o Rh do pai. Nesse caso específico, pode haver ruma reação no organismo da mãe, durante a gravidez, com repercussões para o feto – entre elas, anemia e insuficiência cardíaca.

Nesse caso podem ocorrer algumas situações. A obesidade é um fator que pode disfarçar o surgimento da barriga. Ou ainda, as mulheres que praticam atividade física podem ter o crescimento da barriga retardado pela resistência muscular, impedindo que o útero vá para frente.

Com os testes de farmácia mais sensíveis, é possível detectar a gravidez cerca de 12 dias depois da ovulação, ou seja, alguns dias antes de o atraso menstrual acontecer. O mais garantido, porém, é fazer o exame pelo menos a partir do primeiro dia de atraso (cerca de 14 dias depois da ovulação).