Estou com 32 graus de temperatura corporal?

Perguntado por: dgalvao6 . Última atualização: 12 de janeiro de 2023
4.5 / 5 2 votos

Em geral, a temperatura do corpo a partir de 32°C a 35°C desenvolve o que se denomina de hipotermia leve. Nesta faixa de temperatura, o paciente está em fase de excitação (responsivo), e ajustes fisiológicos tentam reter e gerar calor.

Existem outras condições e doenças que causam hipotermia:

  • doença no sistema circulatório;
  • diabetes;
  • lesões na medula espinhal;
  • queimaduras;
  • doença de Parkinson;
  • desnutrição;
  • tireoide apresentando baixa atividade (hipotireoidismo);
  • excessivo consumo de bebidas alcoólicas.

Geralmente quando ela surge, já é um sinal de alerta. Mas, quando a temperatura do corpo cai abaixo de 35 º C ocorre a hipotermia, condição que requer tanta atenção quanto a febre. Em condições normais, nosso organismo tem a temperatura estável na média de 37º C.

Na hipotermia leve, o indivíduo apresenta uma temperatura central entre 35 ºC e 32 ºC. Na hipotermia moderada, por sua vez, a temperatura central está compreendida entre 31,9 ºC e 28 ºC. Por fim, na hipotermia grave, o paciente apresenta a temperatura central menor que 28 ºC.

Sintomas e níveis de hipotermia
Nos casos leves, em que a temperatura corporal está entre 35°C e 33°C, é comum que o paciente apresente tremores, cansaço, mãos e pés gelados, bem como algumas dificuldades motoras, como perda de destreza e dormência nos braços e pernas.

As baixas temperaturas fazem com que a nossa imunidade fique mais baixa, pois o corpo dispende mais energia para manter as funções vitais. Algumas bactérias podem se aproveitar disso para causar infecções que inflamam os pulmões – resultando em pneumonia. Crianças e idosos têm mais risco.

Sensação de gelado pode significar desde falta de peso até problemas na tireoide. Se você se sente como se estivesse constantemente com frio, com tremor e mãos e pés geladas, seu corpo pode estar reagindo a muitas coisas, menos ao frio.

A temperatura não precisa subir rapidamente, mas tem que apresentar elevação. Seis horas é muito tempo", alertou. "A hipotermia é perigosa. Deixar a criança muito tempo nessa condição pode levar a convulsões, parada cardíaca e até a morte", finaliza.

Hipertermia maligna é uma síndrome de origem genética, onde os indivíduos susceptíveis, quando expostos a determinados anestésicos (especialmente inalatórios) desenvolvem um quadro hipermetabólico, que caso não seja tratado imediatamente pode evoluir para óbito.

Falta de ferro ou vitaminas B. Tanto o ferro como a vitamina B têm um papel importante na capacidade do corpo em regular a temperatura. E, na verdade, deficiências de ferro são, normalmente, as razões mais comuns para se estar constantemente com frio.

Principais causas
Desnutrição; Doenças cardíacas; Baixa atividade da tireoide; Consumo excessivo de bebidas alcoólicas.

Como medir febre com termômetro digital?

  1. Ligue o termômetro e espere até que na tela apareça o número zero.
  2. Coloque a ponta prata debaixo da axila.
  3. Espere alguns segundos até ouvir um sinal sonoro — aviso para retirar o aparelho.
  4. Retire o termômetro digital e verifique o valor da temperatura no visor.

A hipertermia também causa dores de cabeça, câimbras musculares, náusea, rubor, exaustão e respiração acelerada. Em casos mais graves, o corpo perde totalmente sua capacidade de se resfriar, causando desmaios e falência dos órgãos.

Boas opções são os chás preto, branco, vermelho e verde, todos extraídos da planta Camellia sinensis. As infusões a partir de outras folhas, flores e frutas imersas em água quente como hortelã, camomila, abacaxi, gengibre, entre outros também combinam com dias frios.

Chá de hibisco
Ele aumenta a temperatura corporal durante a digestão e pode ser facilmente encontrado em lojas e mercados.

Hipertermia e hipotermia
A hipotermia é justamente o estado oposto ao da hipertermia. Ou seja, enquanto a hipertermia consiste na elevação da temperatura prejudicial ao corpo, a hipotermia se refere ao decaimento indesejado, quando os valores atingem números abaixo de 35 graus.

Porque a diminuição da temperatura provoca a contração dos vasos do corpo. Todos eles se contraem, mas nas extremidades o efeito é maior porque estão mais expostos ao frio.

De acordo com o ACLS 2015, a hipotermia é classificada em:

  • Leve: 32ºC a 35ºC.
  • Moderada: 28º C a 32ºC.
  • Grave: abaixo de 28ºC.