Estou com 22 semanas de gestação quando engravidei?

Perguntado por: ivargas . Última atualização: 17 de janeiro de 2023
4.3 / 5 10 votos

A concepção geralmente acontece de 11 a 21 dias após o primeiro dia da última menstruação. Assim, se a mulher souber qual foi o primeiro dia da última menstruação, consegue estimar um período de 10 dias no qual pode ter acontecido a concepção. Para isso basta somar 11 e 21 dias ao primeiro dia da última menstruação.

Se sua dúvida é “quando engravidei?” saiba que não é possível dizer exatamente em que dia que ocorreu a fecundação. Isso acontece pois o período fértil é relativamente extenso. Como o espermatozóide pode sobreviver por até 5 dias, umas relação sexual 5 dias antes de ovular pode produzir uma gestação.

Sim, caso a mulher não saiba a data da última menstruação ou tenha ciclos irregulares, calcula-se o tempo de gravidez pela ultrassonografia (USG). A forma de conta é a mesma, soma-se a quantidade de dias que se passaram da data da ultrassonografia até hoje (dia em que se quer a idade gestacional) e divide-se por 7.

Data provável pelo ultrassom

  1. Data da última Menstruação.
  2. Ciclo Menstrual (22 a 45) - O padrão é de 28 dias.
  3. Dia que ovulou no último ciclo (9 a 16) - Geralmente a ovulação ocorre no 14° dia.

A DPP fornecida através desse exame é a mais aproximada, porém é importante que seja feito no primeiro trimestre. Esse mesmo exame, feito no segundo ou terceiro trimestre, não apresentará uma data provável do parto muito confiável. Nesses casos, é melhor utilizar a data obtida através da Regra de Naegele.

Exame de DNA
A coleta do DNA pode ser feita após o nascimento do bebê, que terá o seu material genético comparado com o do possível pai, via fios de cabelo ou saliva, por exemplo. A forma mais simples de saber quem é o pai do bebê é calculando datas, mas muitos casos se resolvem facilmente depois do nascimento.

O primeiro ultrassom, feito entre seis a dez semanas de gravidez, é considerado o método mais preciso para prever a data do nascimento. Os ultrassons que são feitos mais tarde não são tão precisos, e é por isso que a data do nascimento não deve ser alterada se já tiver sido definida no primeiro trimestre.

Os sintomas de fecundação nem sempre estão presentes e podem ser difíceis de identificar, porém os mais comuns são:

  1. Leve cólica abdominal no 6º ou 7º dia após o período fértil;
  2. Corrimento rosado até 3 dias depois da relação;
  3. Cansaço e sonolência;
  4. Dor de cabeça leve e persistente;
  5. Seios inchados e doloridos.

8 sinais de gravidez antes do atraso e como confirmar

  1. Náuseas e vômitos. ...
  2. Tontura e sono excessivo. ...
  3. Aumento dos seios. ...
  4. Mudanças repentinas de humor. ...
  5. Pequeno sangramento vaginal rosado. ...
  6. Aumento da frequência urinária. ...
  7. Cólica abdominal. ...
  8. Atraso menstrual.

Portanto, a fecundação pode acontecer em até 3-4 dias depois da relação sexual. A união entre os gametas masculino e feminino gera uma célula primordial (zigoto), cujo núcleo é formado pela fusão dos pronúcleos do óvulo e do espermatozoide, que contêm, cada um, metade do material genético de um ser humano.

Demora cerca de 6-12 dias para o óvulo fecundado viajar até o útero e se prender na parede do útero no processo conhecido como implantação (1,8).

A data da concepção corresponde ao dia em que o óvulo foi fertilizado pelo espermatozoide, tendo dado início à gravidez.

Para se contar a gravidez, os médicos iniciam a contagem da idade gestacional antes de ter acontecido a gestação (fecundação). Dessa forma, a semana 1 começa com o 1º dia da sua última menstruação - mesmo você não estando grávida.

A contagem da gravidez utilizada pelos médicos é a contagem de 40 semanas de gravidez, que inicia no primeiro dia de sua última menstruação (DUM) até o nascimento do bebê, então, em média, a gravidez tem 280 dias ou 40 semanas.

Sim. Quando ele é feito no comecinho da gestação (até a 12ª semana), a margem de erro é de apenas 8%.

Em linhas gerais podemos dizer que no primeiro trimestre da gravidez a margem de erro é de até uma semana. Já no segundo trimestre podemos esperar até 2 semanas de margem de erro. E no fim da gravidez, durante o terceiro trimestre, o erro pode ser de até 3 semanas.

No primeiro, tem índice de acerto de cerca de 70%. No segundo, quando o feto já está bem desenvolvido, com os contornos mais definidos, a confiabilidade chega a 90%, conforme o Colégio Brasileiro de Radiologia.

ULTRASSOM OBSTÉTRICO MORFOLÓGICO:
Ele é um dos mais importantes, por conseguir verificar a formação dos órgãos e estruturas do bebê. Com o ultrassom obstétrico morfológico é possível detectar malformações.

Este último ultrassom é chamado de obstétrico e seu foco é o crescimento do bebê. Ele também descarta algumas formações de diagnóstico tardio, como a hidrocefalia.

O exame de ultrassonografia aponta a idade gestacional do bebê e com essa informação a mulher consegue saber exatamente qual foi a semana que engravidou, mas caso tenha tido relações sexuais com parceiros diferentes, nesta mesma semana, também não é possível ter certeza de quem é o pai.

Uma pessoa herda 50% do DNA da mãe e 50% do DNA do pai. Dessa forma, o teste de DNA para definir paternidade ou maternidade é comparativo. Essa comparação pode ser feita a partir de três amostras: suposto pai, mãe e suposto(a) filho(a), ou apenas duas suposto pai ou mãe e suposto(a) filho(a).