Estou cansado posso pegar atestado?

Perguntado por: amonteiro . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.8 / 5 2 votos

Estar “apenas cansado” não é motivo para se afastar do trabalho, mas muitas vezes o cansaço pode estar relacionado com algumas patologias como depressão, estresse. por isso, vale a pena procurar ajuda. Olá, a primeira coisa que você deve fazer é procurar um especialista da área clínica para fazer alguns exames!

Afastamento do trabalho: as doenças mais recorrentes e o papel do profissional de saúde ocupacional

  • Acidentes de trabalho. ...
  • Dor nas costas. ...
  • Lesões no joelho. ...
  • Hérnia inguinal. ...
  • Depressão e estresse. ...
  • Doenças do coração. ...
  • Problemas urológicos.

De acordo com o artigo 6° da resolução N° 1.658/2002 do CFM, apenas médicos e dentistas podem fornecer um atestado para afastamento do trabalho. E somente será aceito o atestado se o médico estiver devidamente habilitado e inscrito no Conselho Regional de Medicina ou de Odontólogos.

Verificada a CID Z76. 5, a empresa pode optar por desligar o funcionário por justa causa. Existem sentenças recentes da Justiça do Trabalho que mantiveram a razão do empregador nesse tipo de decisão.

Requisitos para receber auxílio-doença com ansiedade
Estar afastado do trabalho por mais de 15 dias, intercalados em um prazo de 60 dias; Possuir 12 contribuições mensais à Previdência Social (algumas doenças são isentas desta obrigação);

CID R53 – Mal-estar, fadiga e cansaço.

1. Depressão. A depressão é a doença considera como o “mal do século” pela OMS (Organização Mundial de Saúde).

Nessas circunstâncias, o Psicólogo deverá emitir atestado psicológico para justificar a ausência do profissional na empresa. É possível, inclusive, que o terapeuta acrescente ao documento o CID (Classificação Internacional de Doenças), comprovando as condições psicológicas do paciente.

As 7 doenças que mais provocam afastamento do trabalho

  • Dor nas costas. Este é um dos principais motivos que afastam trabalhadores. ...
  • Lesões no joelho. O segundo sintoma mais frequente são as dores no joelho. ...
  • Doenças do coração. ...
  • Hérnias inguinais. ...
  • Depressão e estresse. ...
  • Varizes. ...
  • Câncer de mama.

É possível conseguir o afastamento do trabalho por estresse, porém, para isso será necessário que o trabalhador seja avaliado por um médico e apresente um atestado/laudo declarando que o estresse se tornou um fator de incapacidade para o trabalho.

Atestado médico para gripe
Dependendo de quais forem eles e da gravidade de seu quadro clínico, o médico deve determinar se ele pode trabalhar com gripe ou não. O teste PCR, por exemplo, é um dos métodos utilizados para realizar essa análise.

É possível pegar atestado médico online? Sim, é possível.

De acordo com o secretário Advanilson Sampaio, os Atestados Médicos são emitidos apenas em casos que os médicos avaliam que seja realmente necessário o paciente se ausentar do trabalho ou escola. Já em outros casos, são emitidas declarações de atendimento que comprova o horário que o paciente esteve na unidade.

Segundo o artigo 473 da CLT, não existem limites para atestados médicos, sejam eles apresentados mensalmente ou anualmente. Porém, é interessante destacar que a empresa só deve custear a quantia de 15 dias de afastamento, assim, depois do 16º dia, os demais pagamentos são de responsabilidade da Previdência Social.

O CID Z76. 5 – “Pessoa fingindo ser doente” [simulação consciente] é usado por profissionais de saúde em atestados médicos para caracterizar uma situação em que uma pessoa finge estar doente com motivação óbvia.

Quando as normas proíbem a inserção do CID no atestado, fazem prevalecer a confiança pública depositada no médico para que seu serviço seja executado com presteza e segurança. Caso contrário, se houvesse divulgação do segredo, seria como se ocorresse uma quebra de confiança, uma invasão à privacidade.

Não é aceitável que tenhamos trabalhadores febris, com secreções aéreas intensas, diarreia ou vômito circulando na empresa.