Estou cansado demais ou de mais?

Perguntado por: umoraes . Última atualização: 2 de maio de 2023
4.1 / 5 16 votos

A palavra demais é um advérbio, devendo ser empregada para expressar uma ideia de exagero. Observe os exemplos: Estou cansada, acho que trabalhei demais.

A forma correta de escrita da expressão é nada de mais, escrita de forma separada. A expressão nada de mais é utilizada para indicar que nada está ocorrendo fora do que é considerado normal, ou seja, que nada está sendo feito acima da medida ou intensidade habitual.

Demais é usado ao lado de verbos, adjetivos e advérbios para indicar intensidade e excesso:

  1. falar demais (falar excessivamente)
  2. doce demais (intensamente doce)
  3. lindo demais (intensamente lindo)

Demais, grafada em uma só palavra, é um advérbio de intensidade, indicando exagero, excesso. Já de mais, grafada separadamente, é uma locução adverbial que transmite uma ideia de quantificação. Mostra quantidade e/ou intensidade de substantivos e pronomes.

De forma excessiva: 1 excessivamente, sobejamente, demais, imenso, muito, sobremaneira, sobremodo, assaz, bastante, deveras, sobreposse, imensamente, exageradamente, em demasia, desmedidamente. Escreva textos incríveis em segundos com nossa nova ferramenta de Inteligência Artificial.

A palavra demais é um advérbio, devendo ser empregada para expressar uma ideia de exagero. Observe os exemplos: Estou cansada, acho que trabalhei demais.

O correto é "te amo demais". "Amo" nesse contexto é sim verbo. Já "demais" é um advérbio de intensidade.

Você é demais! Em alguns casos, a palavra demais também pode ser usada como sinônimo de "além disso". Ex: Você não tem moral para me dar conselhos. Demais, você prometeu que não falaria mais comigo!

Ou seja, as duas formas estão corretas. O mesmo vale para "melhor que" ou "melhor do que", "menos que" ou "menos do que", etc.

De mais: Separado, é uma locução adjetiva que acompanha substantivos, corresponde a “a mais” e seu oposto é de “de menos”. Exemplo: Problemas de mais, dinheiro de menos. Demais: A palavra pode ser um advérbio (adjetivando um verbo), indicando excesso.

As duas palavras existem na língua portuguesa e estão corretas. A pronúncia das duas palavras é diferente, devido aos fonemas representados pelas letras z e ss.

O que ou o quê são construções corretas. Sendo compostas por duas palavras, a escrita de forma junta - oque - está errada. Que é um pronome indefinido sinônimo de qual coisa.

Por que = Usado no início das perguntas. Por quê? = Usado no fim das perguntas. Porque = Usado nas respostas.

Aonde ou onde: qual a diferença? Aonde ou onde são termos gramaticalmente corretos e, embora os dois sirvam para indicar lugar, cada um deles tem uma aplicação adequada. Enquanto onde indica permanência, aonde dá a ideia de movimento, e essa é a principal diferença entre as duas palavras.