Estou bocejando muito pode ser gravidez?

Perguntado por: ugomes . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.7 / 5 9 votos

Bocejar várias vezes ao dia, adormecer com facilidade ou sentir um cansaço inexplicável é também um dos primeiros sintomas de gravidez. De causa multifatorial, este problema tende a diminuir no segundo trimestre da gravidez.

Um teste de gravidez, que detecta a presença do hormônio hCG, é a única maneira de saber com certeza se você está grávida ou não.

Por causa das alterações hormonais, há diminuição do fluxo e da ação protetora da saliva. E as grávidas passam a comer um pouco mais. Essa combinação gera um aumento da acidez na boca, o que facilita a desmineralização dos dentes e a formação de cáries.

Os sintomas de nidação podem aparecer entre 7 e 15 dias após o período fértil, se a fecundação aconteceu. Portanto, só acontece a nidação se o embrião se fixar e ocorrer a gravidez. A partir da implantação é que a gravidez realmente acontece.

Congestão nasal
Se você está com o nariz entupido ou escorrendo, o motivo pode ser o aumento nos níveis de hormônios e na produção de sangue. Isso acontece na gravidez e pode provocar um inchaço nas membranas mucosas do nariz. Conhecida como rinite, a condição afeta 39% das mulheres.

O Corrimento Branco e Pastoso
Durante a relação sexual: Pode indicar a lubrificação natural ou ejaculação feminina. Sinal de Gravidez: Alguns sintomas de gravidez são caracterizados pelo atraso menstrual, corrimento branco pastoso e dor no pé da barriga e costas.

Saída do tampão mucoso
O tampão mucoso é uma secreção gelatinosa, produzida no início da gestação, que fica no orifício do colo do útero. Sua cor pode ser transparente, esbranquiçada, amarelada ou até mesmo avermelhada, por conta da eventual presença de sangue misturado ao muco.

Mudanças no corpo
Também é comum sentir secura e inchaço nos olhos, com alguma sensibilidade à luz. Não é raro que o grau dos óculos aumente e tenha dificuldade em utilizar lentes de contato. As mudanças hormonais também podem trazer sangramento das gengivas.

Nesse momento o útero estará sofrendo profundas modificações para receber o futuro embrião em desenvolvimento. Ele está sendo preparado para abrigar o futuro bebê. O revestimento interno do útero (chamado de endométrio) torna-se espessado e ricamente vascularizado, sob a ação dos hormônios produzidos pelos ovários.

Os primeiros sintomas da gestação
Inchaço; Sono; Enjoo; Início da sensibilidade nos seios.

Quando você engravida, os hormônios da gravidez podem alterar o odor da urina. Um forte odor de urina também pode indicar uma infecção do trato urinário. Por outro lado, as mulheres podem estar mais conscientes do cheiro natural de urina, semelhante à amônia, durante a gravidez, devido ao alto senso de olfato.

Com os testes de farmácia mais sensíveis, é possível detectar a gravidez cerca de 12 dias depois da ovulação, ou seja, alguns dias antes de o atraso menstrual acontecer. O mais garantido, porém, é fazer o exame pelo menos a partir do primeiro dia de atraso (cerca de 14 dias depois da ovulação).

Algumas mulheres experimentam um aumento dos gases intestinais nas primeiras semanas de gravidez. Este pode ser um sintoma embaraçoso nos casos em que a gestante precisa ficar horas presa dentro de um escritório ou sala com outras pessoas. Há aumento na necessidade de arrotar e de soltar flatos (pum).

Frequentemente, as alterações na mama são uma das primeiras mudanças que notamos quando estamos grávidas. É normal que seus seios fiquem mais cheios e também bastante macios. Também é normal que o mamilo e a auréola fiquem mais escuros.

No início, pode ser espesso e pegajoso ou viscoso e ficar mais úmido e cremoso, como uma loção. Pode parecer esbranquiçado e turvo, ou até amarelado (especialmente se tiver secado na sua roupa íntima) (4). Em um ciclo menstrual de 28 dias, você pode começar a notar esse muco por volta dos dias 9 ou 10 (1,4).

Esse corrimento costuma variar um pouco ao longo do ciclo menstrual, indo de transparente e líquido até branco em consistência de pomada, dependendo do momento do mês.