Estou amamentando qual chá posso tomar para emagrecer?

Perguntado por: isalgueiro . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.7 / 5 6 votos

A cafeína é amplamente conhecida pelo seu efeito termogênico e na queima de gordura. Já os polifenóis são potentes antioxidantes que auxiliam e protegem o corpo durante o processo de queima de gordura.

11 - O uso do medicamento durante o período de amamentação não é recomendado.

Se a mãe está amamentando e não está emagrecendo, ou até mesmo se está engordando, é porque está se alimentando de forma errada. “Muitas mulheres abusam do refrigerante e dos doces. Outras ficam muito tempo sem comer e depois descontam na próxima refeição.

Além de consumir alimentos ricos em fibras, a dieta pós-parto também deve ter vitaminas, ferro e minerais. “O segredo é evitar industrializados, ultraprocessados, açúcar, gorduras ruins e calorias vazias.

Por isso, a chave para perder peso após o parto é amamentar, manter uma dieta saudável e fazer exercício regularmente (conforme orientação médica). Outra recomendação é que as estratégias para perda de peso iniciem só após o puerpério, ou seja, entre 6 e 8 semanas depois do parto.

Além disso, outros chás como o chá de cúrcuma, canela, mil folhas, calêndula, mastruz, castanha-da-índia, confrei, colônia, alho e equinácea também devem ser evitados, porque não existe comprovação científica de que sejam seguros durante a amamentação.

A mulher que estiver amamentando pode ingerir bebidas ácidas como suco de laranja ou limão sem nenhum problema, pois os alimentos ácidos não talham o leite. Recomenda-se que a mãe beba bastante água todos os dias. Verdade. Café, chá preto e refrigerante em grande quantidade podem provocar cólicas no bebê.

Chás que apresentam efeitos termogênicos como o de gengibre, o de canela e o chá verde devem ser evitados. As mães lactantes e as crianças não devem consumir esse tipo de chá, pois eles contém substâncias que aceleram o metabolismo, aumentando a pressão arterial.

Esse estudo mostrou que as mamães que amamentam seus bebês unicamente pelo leite materno conseguiram perder mais peso ao longo das 12 semanas após o parto, do que as mães que realizaram alimentação combinada.

O suco detox não é proibido para quem estiver amamentando, conforme explica a nutricionista, mas não deve ser a única fonte de alimentação e não deve ser utilizado como refeição da mãe no pós-parto.

O Chá de Cavalinha é contraindicado para gestantes, lactantes e pessoas com insuficiência renal ou cardíaca.

Conclusão: amamentar realmente emagrece. A mulher que amamenta seu bebê exclusivamente no peito pode perder até 500 gramas por mês, voltando rapidamente ao corpo que tinha antes de engravidar.

CHÁ DE HIBISCO (Não é recomendando para quem amamenta)
Ele também ajuda no controle da pressão arterial, do colesterol e contribui com o funcionamento cerebral, já que é rico em polifenóis.

Sim, é isso mesmo! Enquanto a amamentação ajuda a perder os quilos, parar de dar o peito pode colaborar com o aumento de peso. Isso acontece porque, durante o aleitamento, o gasto calórico aumenta bastante: são de 900 a mil calorias que vão embora por dia. Afinal, para produzir tanto leite é preciso muita energia.

O consumo dos chás de camomila, funcho e canela podem ocorrer desde que sob prescrição médica ou de um nutricionista. Os benefícios são com relação a produção láctea especialmente, mas também a presença de compostos antioxidantes que essas ervas apresentam, e que auxiliam na saúde da mulher, e consequentemente do bebê.