Estou amamentando posso tomar ibuprofeno 400?

Perguntado por: lsilveira . Última atualização: 23 de maio de 2023
4.4 / 5 10 votos

Não há contraindicações depois de ter dado à luz. A quantidade que pode entrar no leite é mínima e não deve causar qualquer dano ao bebé. Por conseguinte, a amamentação e o ibuprofeno são compatíveis..

Os fármacos ácido mefenâmico, ibuprofeno, celecoxib, cetoprofeno, cetorolaco, diclofenaco, dipirona, fenilbutazona e piroxicam foram considerados de uso contra-indicados, sendo sugerido evitar o uso ou mesmo a suspensão da amamentação.

Amamentação: – não há dados disponíveis; – optar por ácido mefenâmico, cetoprofeno, diclofenaco, ibuprofeno, meloxicam.

Exemplos incluem os antibióticos gentamicina, canamicina, estreptomicina e tetraciclina. Quando possível, os medicamentos devem ser tomados imediatamente após a amamentação ou antes do período de sono mais prolongado do bebê.

Como o Ibuprofeno funciona? O Ibuprofeno é considerado eficiente independentemente da forma como ele é apresentado. O corpo consegue absorver e distribuir pelos tecidos até que atinge a área ou região que está inflamada, metabolizando a inflamação, sendo eliminado por via renal.

A bula deste produto informa: “a amamentação deve ser evitada durante e até 48 horas após o uso deste medicamento devido a possível excreção deste medicamento pelo leite materno”.

A diferença entre as apresentações é o tempo de efeito. A forma líquida age mais rapidamente, seguida da em cápsula. E, geral, o ibuprofeno demora de 15 a 30 minutos para agir e seu efeito tem de quatro e seis horas de duração, a depender da causa e da intensidade.

O ibuprofeno deve ser administrado por via oral na dose recomendada de 1 ou 2 comprimidos. Se necessário, esta dose pode ser repetida 3 a 4 vezes ao dia, com intervalo mínimo de 4 horas. Não exceder o total de 6 comprimidos (ou 1200mg) em um período de 24 horas.

Segundo os autores do trabalho, encabeçado pelo Hospital Universitário Gentofte, de Copenhague, o naproxeno é o AINE mais seguro, e seria possível tomar até 500 miligramas por dia.

Nenhum efeito colateral foi relatado em bebês de mães que o fazem, exceto por uma crise cianótica (Rizzoni, 1984).

Contraindicações temporárias:
Infecção herpética ou varicela na mãe: requer isolamento temporário e cuidados especiais. Doença de Chagas em fase aguda ou sangramento mamilar evidente. Abscesso mamário: exige tratamento antes da retomada da amamentação. Uso de drogas ilícitas.

Se for o caso, a orientação dos especialistas é para se hidratar ao máximo com água, isotônicos, como a água de coco. “Procure também descansar mais, para se recuperar bem e evite ao máximo o uso de medicações analgésicas sem a orientação médica”, alerta.

Quem amamenta pode tomar nimesulida? Não está estabelecido se a nimesulida é excretada no leite humano. Assim, o medicamento é contraindicado durante a fase de amamentação.

Ibuprofeno é um medicamento indicado para redução da febre e para o alívio de dores, tais como: dores decorrentes de gripes e resfriados, dor de garganta, dor de cabeça, dor de dente, dor nas costas, cólicas menstruais e dores musculares.

O medicamento está considerado entre os fármacos seguros, mas é verdade que não é recomendado em algumas fases da gravidez. Isto significa que é mau tomar ibuprofeno durante a amamentação? A verdade é que não tem de ser prejudicial. Não há contraindicações depois de ter dado à luz.

Compatíveis: medicamentos sem relato de efeitos adversos sobre o lactente.