Estou amamentando o que posso tomar para resfriado?

Perguntado por: oprates . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.3 / 5 6 votos

Você pode tomar paracetamol, ibuprofeno e alguns antibióticos durante a amamentação, 9,10 desde que converse com um profissional de saúde e siga as instruções de dosagem.

O paracetamol, apesar de não ser considerado tão potente, é mais seguro e não provoca tantas reações adversas, sendo a primeira escolha dos médicos para tratar crianças, grávidas, lactantes, idosos, asmáticos, hemofílicos e outros grupos que não podem ser tratados com os AINEs.

Surpreendentemente, a composição do seu leite materno muda quando o seu bebé está doente. Se estiver exposta a uma infeção bacteriana ou viral, o seu corpo cria anticorpos para a combater; estes passam, então, para o seu bebé através do seu leite.

Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas ou amamentando sem a orientação médica, pois não foram realizados estudos clínicos bem controlados em mulheres durante a gestação ou lactação.

Algumas indicações são aqueles à base de substâncias como cetirizina, desloratadina, difenidramina, dimenidrinato, loratadina, triprolidina, entre outras.

DECONGEX PLUS É CONTRA-INDICADO DURANTE A GRAVIDEZ E A LACTAÇÃO. NÃO DEVE SER ADMINISTRADO EM PACIENTES COM HIPERTENSÃO ARTERIAL GRAVE, CORONARIOPATIAS SEVERAS, ARRITMIAS CARDÍACAS, GLAUCOMA, HIPERTIREOIDISMO E/OU HIPERTROFIA PROSTÁTICA, DEVIDO À PRESENÇA DE AMINA SIMPATICOMIMÉTICA.

O ideal é que, durante a amamentação, a mulher adoce os alimentos com produtos mais naturais como mel, açúcar mascavo e agave. Mas se há necessidade médica de restrição de açúcar, as melhores apostas, de acordo com os especialistas, são a sucralose e a stevia.

Considerando que a loratadina é excretada no leite materno e devido ao aumento de risco do uso de anti- histamínicos por crianças, particularmente por recém-nascidos e prematuros, deve-se optar ou pela descontinuação da amamentação ou pela interrupção do uso do produto.

Posso tomar analgésicos e anti-inflamatórios durante a amamentação? Os analgésicos que não necessitam de prescrição médica são geralmente seguros para uso na amamentação. Entre eles, estão o paracetamol, a dipirona e o ibuprofeno.

Hoje, a contraindicação formal pelo Ministério da Saúde e pela Organização Mundial de Saúde (OMS) é para o HIV e o HTLV. Se a mãe tiver um desses dois vírus não poderá amamentar. Neste caso, o seu filho terá que ser alimentado conforme indicação do pediatra, conforme a idade que ele esteja.

Os AINES também estão associados à indução do fechamento do ducto arterioso. Até o momento não há informação disponível sobre a excreção do Nimesulida no leite materno e, portanto, este não deve ser administrado a mulheres que estão amamentando.

A gripe não atinge o bebê, pois ele fica protegido dentro do útero materno. No entanto, o seu desenvolvimento depende do bem-estar e da saúde da gestante, e as consequências da doença podem aumentar o grau de debilitação materna.

O uso de umidificadores de ambiente, nebulizadores e a inalação de vapores durante um banho quente também servem para hidratar a mucosa nasal e controlar a inflamação, melhorando o nariz entupido e escorrendo. Manter o ambiente limpo e isolar possíveis causadores de alergias respiratórias também pode ajudar.

Não deve ser usado na gravidez e na lactação. Informe seu médico a ocorrência de gravidez na vigência do tratamento ou após o seu término.

USO DURANTE A GRAVIDEZ E A LACTAÇÃO
Não se sabe se os componentes de Coristina d são excretados no leite humano, no entanto, sabe-se que os salicilatos o são. Portanto deve-se ter cautela quando Coristina d for administrada a mulheres lactantes.

A amoxicilina pode ser administrada durante a lactação. Com exceção do risco de sensibilidade associada à excreção de quantidades mínimas de amoxicilina pelo leite materno, não existem efeitos nocivos conhecidos para o bebê lactente.

Não use Vick Pyrena caso tenha doença no fígado ou rins. Este medicamento é contra indicado para menores de 12 anos. Se você está grávida ou amamentando, consulte um médico antes de usar este medicamento.