Estou amamentando e fiquei grávida O que fazer?

Perguntado por: ajesus . Última atualização: 28 de abril de 2023
3.9 / 5 7 votos

Não existe contraindicação alguma para a ação de amamentar estando grávida. Porém, devido à ação dos hormônios estar totalmente focada no desenvolvimento do feto, o leite tende a diminuir de forma considerável, podendo não ser mais o suficiente para alimentar o bebê mais velho.

Para contracepção de emergência, a pílula do dia seguinte constituída de levonorgestrel é permitida, pois este é um progestágeno que não interfere no aleitamento. Já aquelas que contêm estrógeno representam um risco, pois podem influir na produção do leite.

As alterações hormonais que ocorrem durante o período da amamentação tornam menos evidentes os sinais do corpo. Para ter a certeza, o melhor é fazer um teste de gravidez – que funciona, mesmo quando se está a amamentar.

Muitas mulheres ficam grávidas algumas semanas após o parto ou até mesmo no resguardo, por isso conhecemos famílias com filhos que possuem quase a mesma idade. Portanto, é possível ter uma gravidez após parto, mesmo que o ciclo menstrual ainda não tenha retornado.

Se o seu filho toma leite materno, os hormônios ligados ao aleitamento continuarão agindo no seu corpo e tendem a bloquear a ovulação. Logo, não ocorre a descida do sangue. Só com o maior espaçamento das mamadas e a consequente diminuição da ação hormonal é que a menstruação costuma reaparecer.

É mais fácil engravidar do segundo filho? Taí uma questão clássica que surge com frequência nas consultas ginecológicas. A resposta, porém, pode surpreender: não é porque você já gestou anteriormente que o processo até parir um novo bebê vai ser mais fácil.

Sim, é possível. Apesar que a amamentação pode suprimir a ovulação, essa não é uma forma muito confiável de anticoncepcional. Caso o casal não tenha o desejo de ter outro filho, é essencial que outros métodos anticoncepcionais sejam considerados.

1A recomendação médica no geral é que casais esperem cerca de 18 meses para ter o segundo filho. 2Médicos também indicam que esse tempo não ultrapasse de cinco anos.

É recomendado esperar de 15 dias a um mês para saber se a pílula funcionou. Caso a sua menstruação não tenha vindo normalmente durante esse período, é recomendada a realização de um teste de gravidez de farmácia, ou um exame Beta HCG.

Outro sintoma comum é a presença de um líquido vaginal espesso e transparente, como clara de ovo, chamado muco cervical. Sensibilidade na vulva e nas mamas pode ser outro sinal de que a mulher está ovulando, assim como um aumento discreto na temperatura basal depois da ovulação.

Na ocorrência de sexo desprotegido nesse período, pode ser feito o uso de anticoncepção de emergência (popularmente conhecida como pílula do dia seguinte). Lembrando que a contracepção de emergência deve ser tomada o quanto antes, podendo chegar a um prazo de 72h depois da relação sexual.

Quem amamenta pode tomar pílula do dia seguinte? Sim, é possível engravidar durante o período de amamentação.

É normal sentir muito enjoo durante a amamentação? Quando uma mãe que está sentindo enjoos durante a amamentação deve procurar seu médico, fazer uma avaliação do que está acontecendo porque não há expectativas de problemas de saúde vinculados à amamentação.

Como eu sei que estou grávida? Conheça os principais exames

  1. Beta HCG. Trata-se de um exame de sangue capaz de detectar a gravidez logo no início, com cerca de 5 dias de atraso menstrual. ...
  2. Teste de farmácia (urina) ...
  3. Ultrassonografia do útero (ultrassom obstétrico)

A partir daí os valores decrescem até a 20ª semana, atingindo cerca de 20% dos valores de pico máximo e assim permanecem até o final da gestação. Após o parto os níveis séricos de hCG seguem regredindo e os resultados dos testes atingem valores normais (<5 mUI/mL) em torno de 30 dias.