Estou amamentando e com dor de garganta O que posso tomar?

Perguntado por: adorneles . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.9 / 5 17 votos

Você pode tomar paracetamol, ibuprofeno e alguns antibióticos durante a amamentação, 9,10 desde que converse com um profissional de saúde e siga as instruções de dosagem.

Os AINES também estão associados à indução do fechamento do ducto arterioso. Até o momento não há informação disponível sobre a excreção do Nimesulida no leite materno e, portanto, este não deve ser administrado a mulheres que estão amamentando.

Anti-inflamatórios

  • ibuprofeno;
  • diclofenaco;
  • nimesulida;
  • ácido acetilsalicílico;
  • naproxeno;
  • cloridrato de benzidamina;
  • piroxicam;
  • celecoxibe.

A amoxicilina pode ser administrada durante a lactação. Com exceção do risco de sensibilidade associada à excreção de quantidades mínimas de amoxicilina pelo leite materno, não existem efeitos nocivos conhecidos para o bebê lactente.

A melhor opção de antibiótico para puérpera durante a lactação são os antibióticos mais empregados em odontologia, como as penicilinas, a eritromicina e a clindamicina, que são excretados no leite materno em baixas concentrações(1). Sendo que seu uso é compatível com o aleitamento materno (1,2).

Porém, mesmo em pequenas quantidades, alguns medicamentos podem prejudicar o bebê. Alguns medicamentos passam para o leite materno, mas o bebê costuma absorver tão pouco deles que não sofrem nenhum efeito. Exemplos incluem os antibióticos gentamicina, canamicina, estreptomicina e tetraciclina.

NISULID® (nimesulida) pode ser utilizado durante a gravidez e a amamentação? NÃO SE RECOMENDA O USO DE NISULID® (NIME- SULIDA) PARA GESTANTES E MULHERES QUE ESTÃO AMAMENTANDO. ESTE MEDICAMENTO NÃO DEVE SER UTILIZADO POR MULHERES GRÁVIDAS SEM ORIENTAÇÃO MÉDICA OU DO CIRURGIÃO-DENTISTA.

O ideal é que, durante a amamentação, a mulher adoce os alimentos com produtos mais naturais como mel, açúcar mascavo e agave. Mas se há necessidade médica de restrição de açúcar, as melhores apostas, de acordo com os especialistas, são a sucralose e a stevia.

A mulher que estiver amamentando pode ingerir bebidas ácidas como suco de laranja ou limão sem nenhum problema, pois os alimentos ácidos não talham o leite. Recomenda-se que a mãe beba bastante água todos os dias. Verdade. Café, chá preto e refrigerante em grande quantidade podem provocar cólicas no bebê.

Uso em crianças. A nimesulida não deve ser utilizada por crianças menores de 12 anos, pois já foram descritas algumas reações graves, incluindo casos de Síndrome de Reye, uma doença rara, mas potencialmente fatal, que causa inflamação do cérebro e insuficiência hepática aguda.

Considerando que a loratadina é excretada no leite materno e devido ao aumento de risco do uso de anti- histamínicos por crianças, particularmente por recém-nascidos e prematuros, deve-se optar ou pela descontinuação da amamentação ou pela interrupção do uso do produto.

A azitromicina é um antibiótico do grupo dos macrolídeos que apresenta baixos níveis no leite materno e uso seguro em lactentes. Assim, não é esperada a ocorrência de efeitos adversos em lactentes após o uso materno.

Remédios naturais para garganta inflamada

  1. Gargarejo com água morna e sal. ...
  2. Chá de limão com mel e gengibre. ...
  3. Chá de camomila com mel. ...
  4. Chá de malva, sálvia ou alteia. ...
  5. Vitamina de morango com mel.

faça repouso e evite forçar a voz; para umedecer a garganta, você também pode tomar um banho quente. É uma opção interessante para facilitar o repouso, especialmente durante a noite; medicamentos analgésicos ou anti-inflamatórios podem aliviar a dor de garganta.

Gargarejo de água morna com sal
A combinação de sal marinho e água morna é muito boa para eliminar microrganismos, aliviar a dor e complementar o efeito de analgésicos e anti-inflamatórios. Basta misturar uma pitada de sal em 100ml de água levemente aquecida, usando a solução para fazer gargarejo até três vezes ao dia.

Os alimentos ricos em proteína que ajudam a aumentar a produção de leite materno são as carnes vermelhas, carnes brancas e peixes, queijos, ovos, leite, iogurte, leguminosas, tofu e quinoa.

Como a prednisona pode prejudicar o crescimento e inibir a produção de corticosteroide em crianças, seu desenvolvimento deve ser monitorado durante tratamentos prolongados. Uso durante a gravidez e amamentação Esse medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião-dentista.

Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas ou amamentando sem a orientação médica, pois não foram realizados estudos clínicos bem controlados em mulheres durante a gestação ou lactação.

Dentre todos os anti-inflamatórios, o mais estudado para a dor de garganta é o Ibuprofeno. Em geral, os anti-inflamatórios são mais efetivos que os analgésicos, mas têm taxas de efeitos colaterais um pouco mais elevadas (leia: ANTI-INFLAMATÓRIOS | Ação e efeitos colaterais).