Estou à sua disposição tem crase?

Perguntado por: eevangelista . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.7 / 5 16 votos

É interessante lembrar que o uso do acento indicativo da crase é facultativo antes dos pronomes possessivos femininos: “Estou à sua disposição ou a sua disposição” (= ao seu dispor ou a seu dispor). Portanto, o correto é “Estou à disposição”.

Para indicar que uma pessoa está ao dispor, pronta para auxiliar ou ser útil, a forma correta é à disposição, com crase: Fico à disposição para qualquer esclarecimento. Estou à disposição para mais informações.

Pronto para auxiliar ou ser útil: 1 à disposição, às ordens, pronto, ao seu serviço.

Devemos usar à disposição ou a disposição? Se o sentido da frase for dizer que algo ou alguém está disponível, então devemos usar a crase sim.

1 ao dispor, às ordens, pronto, ao seu serviço.

Ex1: O padre estava sempre à disposição dos mais necessitados. Ex2: Para qualquer dúvida, estou à disposição. Nesse caso, a expressão tem o sentido de estar disponível para alguém, pronto para ajudar.

Mas o primeiro ("estou disponível") também é frequentemente usado em pt-Br com o sentido de "aberta(o) a novos relacionamentos". Estou à disposição (at your service) é o mais formal e costuma ser usado para indicar que a pessoa tem a função de servir/ajudar, ou ainda para responder a um agradecimento.

Segundo o Dicionário Houaiss, a locução «à mercê de» significa: a) «ao capricho de; ao sabor de»; ex.: «o balão voa à mercê do vento»; b) «na total dependência de alguém ou algo; sem possibilidade de qualquer reação»; ex.: «à mercê da vontade de alguém»; «à mercê das paixões».

Ao recepcionar o cliente, apresente-se, demonstre cortesia e mostre que você está à sua disposição. Bem-vindo ao suporte [inserir nome da empresa]. Meu nome é [inserir nome]. Como posso atendê-lo(a)?

Na frase "Permanecemos à sua disposição para quaisquer esclarecimentos QUE SE FAÇAM ou QUE SE FIZEREM necessários", qual é a forma verbal correta? Tanto faz. As duas formas são corretas.

Estamos à disposição para solucionarmos qualquer dúvida. We are available to answer any questions. Estou à disposição para responder a qualquer pergunta. And I would be happy to answer any of your questions.

O certo é: "Estou à disposição". Para provar que há crase (preposição "a" + artigo definido feminino "a"), basta substituir a palavra feminina (=disposição) por uma masculina (=dispor): "Estou ao dispor" (ao = à).

6 mandar, ordenar, estabelecer, determinar, decretar, prescrever, deliberar, decidir, resolver, preceituar, estatuir, sentenciar, sistematizar, coordenar, controlar, comandar.

Passar a utilizar alguma coisa através do uso de força ou do direito de posse; apossar-se: dispunha das propriedades do pai. Possuir o domínio sobre alguém ou alguma coisa; dominar, mandar: não conseguia dispor de seus desejos. Utilizar a ajuda de: dispunha de televisores; dispõe de assessores.

A procura ou à procura? Depende. Em "A procura dos criminosos durou dez dias", não há o acento da crase porque não há preposição (A procura dos criminosos = sujeito). Em "A polícia está à procura dos criminosos", devemos usar o acento grave porque à procura de é uma locução prepositiva.

Ou seja: ele/ela/você está. O termo é acentuado, porque a tônica encontra-se na última sílaba. A regra determina que palavras oxítonas terminadas em “a” devem ser acentuadas, por isso o verbo tem acento e o pronome demonstrativo, que é paroxítona, não.

As duas formas podem estar corretas, dependendo da estrutura da frase. Quanto a é uma locução prepositiva que termina com a preposição a. Dependendo do termo seguinte, poderá ocorrer ou não contração com esse termo, ou seja, poderá ocorrer ou não crase: Quanto a isso, nada sei.

Quanto ao verbo "dispor", se aparecer com o sentido de "colocar em determinada ordem" - (Ela dispôs os arranjos de flores pela igreja) - é transitivo direto, exigindo o complemento direto (os arranjos de flores).

Disposta é o feminino de disposto. O mesmo que: posta, colocada, determinada, animada, arranjada, corajosa, decidida, entusiasmada, organizada.

1. Formal

  • Coloco-me à sua disposição para quaisquer esclarecimentos.
  • Aguardo a sua resposta.
  • Não hesite em contatar-me.
  • Atenciosamente.
  • Cordialmente.
  • Com os meus melhores cumprimentos.
  • Qualquer dúvida, estou à disposição.
  • Sempre às ordens.

As opções mais utilizadas nas despedidas formais são cordialmente e atenciosamente. Se você está em uma situação extremamente informal, vale enviar um “até breve” ou mesmo um abraço.