Estou a postos ou estou a postos?

Perguntado por: ufigueiredo7 . Última atualização: 24 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 9 votos

A locução adverbial “a postos” (de pronúncia aberta) tem o sentido de pronto, preparado para, como em “estamos a postos”; como se trata de locução adverbial, a expressão não varia em frases que estão no singular: “estou a postos”.

Um silvo longo e um breve: trânsito impedido em todas as direções; Três silvos longos: motoristas a postos.

O aposto é um termo acessório da oração, o que significa que não é um termo essencial para o entendimento do enunciado. Porém, o aposto tem a função de acrescentar, explicar ou comentar outro termo no enunciado.

A locução a postos significa preparado ou pronto para algo; cada um no seu lugar. Os SEAL estão a postos, a aguardar a sua ordem. A assistência médica estará a postos.

NÃO USAMOS A CRASE:
Antes de pronomes indefinidos que não admitem artigo (seguidos ou não de “s”): alguém, alguma, nenhuma, cada, certa, determinada, pouca, quanta, tal, tamanha, tanta, toda, ninguém, muita, outra, tudo, qual, qualquer, quaisquer.

O plural pronuncia-se com vogal aberta: postos /ó/.
...
postos

  1. colocado.
  2. plantado.
  3. disposto.

6 sinônimos de aposto para 1 sentido da palavra aposto: 1 acrescentado, adjunto, aplicado, junto, ligado, sobreposto.

Os tipos de aposto são: explicativo, enumerativo, resumidor, comparativo, distributivo, circunstancial, de especificação ou da oração.

Silvo longo: indica que o automóvel deve reduzir a marcha que está sendo utilizada.

Ordem de parada para todos os veículos. Deve ser utilizado para interromper a marcha dos veículos sobre a faixa de trânsito. Pode ser acompanhado de dois silvos breves de apito, conforme Anexo V desta resolução.

1. Assobio da cobra. 2. [Por extensão] Assobio; sibilo.

Já com verbos transitivos indiretos, que pedem preposição, são usadas as formas preposicionadas do pronome. Com a preposição a: ao qual, aos quais, à qual, às quais. Com a preposição em: no qual, na qual, nos quais, nas quais.

O aposto é uma palavra ou expressão que exerce algum tipo de relação com o substantivo ou pronome de uma oração. Já o vocativo é um termo independente. Assim, o aposto está subordinado a outro termo da oração, enquanto o vocativo, não.

No caso do aposto, que é um termo acessório da oração, quando retirado da frase ele não causa prejuízo no entendimento. Ele aparece separado do restante da expressão por vírgula, travessão ou dois pontos.