Estou a posto ou aposto?

Perguntado por: iparis . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.2 / 5 20 votos

A locução adverbial “a postos” (de pronúncia aberta) tem o sentido de pronto, preparado para, como em “estamos a postos”; como se trata de locução adverbial, a expressão não varia em frases que estão no singular: “estou a postos”.

O aposto é um termo acessório da oração, o que significa que não é um termo essencial para o entendimento do enunciado. Porém, o aposto tem a função de acrescentar, explicar ou comentar outro termo no enunciado.

[Gramática] Pronuncia-se: /apôsto/.

Os tipos de aposto são: explicativo, enumerativo, resumidor, comparativo, distributivo, circunstancial, de especificação ou da oração.

6 sinônimos de aposto para 1 sentido da palavra aposto: 1 acrescentado, adjunto, aplicado, junto, ligado, sobreposto.

A locução a postos significa preparado ou pronto para algo; cada um no seu lugar. Os SEAL estão a postos, a aguardar a sua ordem. A assistência médica estará a postos.

Em relação ao uso de “posto isso” ou “isso posto”, a linguagem formal indica o uso do particípio antes do sujeito: “feito assim”, “terminado o texto”, “posto isso”. Assim, prefira “posto isso”. Não significa que outras formas estejam inadequadas sempre. Um abraço e bom estudo!

Que foi colocado num lugar: 5 depositado, colocado, disposto, metido, situado.

Tipos de Aposto. O aposto classifica-se em: enumerativo, explicativo, resumitivo, especificativo, distributivo, comparativo, aposto de oração. Explica ou esclarece o substantivo referido.

Aposto é um termo que se junta a outro de valor substantivo ou pronominal para explicá-lo ou especificá-lo melhor. Vem separado dos demais termos da oração por vírgula, dois-pontos ou travessão. Por Exemplo: Ontem, segunda-feira, passei o dia com dor de cabeça.

a·pos·to |pô|

  1. Adequado, conveniente.
  2. Adjunto, anexo.
  3. Bem feito de corpo. =
  4. [ Gramática ] Ligado por aposição.
  5. 5. [ Gramática ] Nome ou locução nominal que se junta a outro nome para melhor o caracterizar. =

Aposto estabelece relação sintática com outro termo da oração. Exemplo: Aquela menina, Helena, ainda não almoçou. Vocativo não estabelece relação sintática com outro termo da oração. É um termo independente.

O vocativo é um elemento isolado da oração e, portanto, independente, servindo para chamar a atenção do interlocutor. O aposto, por sua vez, é um termo ligado a outro elemento da oração e serve para explicar, determinar ou especificar o elemento ao qual está ligado.

O vocativo é um termo que indica o “chamamento”, “invocação”, “interpelação” de uma pessoa (interlocutor) real ou fictícia. Geralmente, ele é isolado por vírgulas quando a pausa for curta, ou com o ponto de exclamação, interrogação ou reticências, quando for uma pausa longa.

Aposto é uma palavra ou expressão que explica, enumera, detalha, resume, esclarece, especifica, distribui ou compara um termo anterior da oração. Normalmente, é colocado entre vírgulas, mas também pode ser assinalado por travessão ou dois-pontos. Pedro II, imperador do Brasil, foi um monarca sábio.

Que foi colocado em um determinado lugar: 1 colocado, posto, botado, situado.

Por que = Usado no início das perguntas. Por quê? = Usado no fim das perguntas. Porque = Usado nas respostas.

Quando usar por que? Por que (separado e sem acento) pode ser usado para introduzir uma pergunta ou para estabelecer uma relação com um termo anterior da oração.

Continuar lendo Qual é o aposto de 3?