Estou a inteira disposição tem crase?

Perguntado por: opereira8 . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.6 / 5 8 votos

É interessante lembrar que o uso do acento indicativo da crase é facultativo antes dos pronomes possessivos femininos: “Estou à sua disposição ou a sua disposição” (= ao seu dispor ou a seu dispor). Portanto, o correto é “Estou à disposição”.

À disposição: como usar? Já o termo “à disposição” é uma locução verbal usada para indicar quando alguém está disponível para ajudar ou auxiliar algo e/ou alguém. Neste caso, a crase é a fusão entre a preposição “a” e o artigo “a”.

Exemplos:

  • Estou à disposição para te ajudar na mudança.
  • Ele se colocou à disposição para tirar dúvidas sobre o assunto.
  • Após a aula, continuarei na sala à disposição para responder questões.
  • Em horário comercial, ela fica à disposição.

Crase é a contração da preposição a com outro a, que pode ser artigo definido, pronome demonstrativo ou o a inicial dos pronomes aquela, aquele, aquilo. É indicada pelo acento grave. Como regra geral, só se usa crase antes de palavras femininas. A exceção são os pronomes demonstrativos aquele e aquilo.

Quando não usar a crase:
Diante de verbos: Estou disposto a estudar. Nas expressões formadas por palavras repetidas: Ficamos frente a frente. Quando um a (sem o s do plural) estiver diante de uma palavra no plural (nesse caso, temos apenas a preposição): Falava a pessoas inteligentes.

Na frase "Permanecemos à sua disposição para quaisquer esclarecimentos QUE SE FAÇAM ou QUE SE FIZEREM necessários", qual é a forma verbal correta? Tanto faz. As duas formas são corretas. A diferença é PRESENTE (= que se façam) ou FUTURO (= que se fizerem).

Quando usar está? A palavra está, com acento agudo, é o verbo estar em sua forma conjugada na 3ª pessoa do singular do presente do indicativo. Ou seja: ele/ela/você está. O termo é acentuado, porque a tônica encontra-se na última sílaba.

Por que = Usado no início das perguntas. Por quê? = Usado no fim das perguntas. Porque = Usado nas respostas.

1 ao dispor, às ordens, pronto, ao seu serviço.

De forma simples e direta, o empregado que está à disposição da empresa é aquele que, mesmo que encontre-se à distância, é submetido ao controle de seus empregadores por instrumentos informatizados ou telemáticos.

Qualquer dúvida, estou à disposição! Atenciosamente, (Nome do vendedor e assinatura de e-mail). Dica: Use no final do e-mail a frase “Qualquer dúvida, estou à disposição” pois deixará o cliente confortável em pedir novas informações.

A procura ou à procura? Depende. Em "A procura dos criminosos durou dez dias", não há o acento da crase porque não há preposição (A procura dos criminosos = sujeito). Em "A polícia está à procura dos criminosos", devemos usar o acento grave porque à procura de é uma locução prepositiva.

Existem diversas maneiras de finalizar um email, e todas devem estar adequadas ao restante do texto. As opções mais utilizadas nas despedidas formais são cordialmente e atenciosamente. Se você está em uma situação extremamente informal, vale enviar um “até breve” ou mesmo um abraço.

A crase nunca vai aparecer antes dos verbos, mas poderá aparecer depois. Deve ser empregada antes de locuções adverbiais femininas de modo, tempo ou lugar. Não acompanha pronomes pessoais, mas é usada em pronomes demonstrativos. Fique atento a esses casos de uso facultativo da crase.

As duas formas podem estar corretas, dependendo da estrutura da frase. Quanto a é uma locução prepositiva que termina com a preposição a. Dependendo do termo seguinte, poderá ocorrer ou não contração com esse termo, ou seja, poderá ocorrer ou não crase: Quanto a isso, nada sei.

Uso obrigatório da crase

  1. Quando o verbo exigir preposição "a" e a seguir houver um artigo "a" e um substantivo feminino. Exemplos: ...
  2. Em expressões que indiquem hora. ...
  3. Em locuções femininas que indicam modo, tempo e lugar. ...
  4. Antes das palavras "casa" e "terra".

03) Nas locuções prepositivas e conjuntivas femininas ocorre crase. Exemplos: à maneira de, à moda de, às custas de, à procura de, à espera de, à medida que, à proporção que...

Singular: Posso esclarecer qualquer dúvida que você tenha. Plural: Posso esclarecer quaisquer dúvidas que você tenha. No plural da palavra qualquer apenas “qual” sofre flexão, passando para “quais”. A marca de plural fica no meio da palavra, porque “quer” permanece invariável.