Estou à disposição tem crase ou não?

Perguntado por: arodrigues . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.1 / 5 3 votos

É interessante lembrar que o uso do acento indicativo da crase é facultativo antes dos pronomes possessivos femininos: “Estou à sua disposição ou a sua disposição” (= ao seu dispor ou a seu dispor). Portanto, o correto é “Estou à disposição”.

Para indicar que uma pessoa está ao dispor, pronta para auxiliar ou ser útil, a forma correta é à disposição, com crase: Fico à disposição para qualquer esclarecimento. Estou à disposição para mais informações. Coloco-me à disposição para o que for necessário.

A forma correta é à-vontade. É um nome com o significado de «desinibição». À vontade é uma expressão que significa «descontraidamente; sem constrangimento», como por exemplo: – Ele comeu à vontade sem se preocupar com a dieta.

Devemos usar à disposição ou a disposição? Se o sentido da frase for dizer que algo ou alguém está disponível, então devemos usar a crase sim.

Na frase "Permanecemos à sua disposição para quaisquer esclarecimentos QUE SE FAÇAM ou QUE SE FIZEREM necessários", qual é a forma verbal correta? Tanto faz. As duas formas são corretas. A diferença é PRESENTE (= que se façam) ou FUTURO (= que se fizerem).

No caso em específico, temos: “Estou à disposição” -> “Estou ao dispor”. A frase faz sentido, então o uso está correto. Portanto, há crase na frase “Qualquer dúvida, estou à disposição”.

1 ao dispor, às ordens, pronto, ao seu serviço.

7 desejo, propósito, intento, intenção, objetivo, pretensão, desígnio, intuito, projeto. Exemplo: Decidi respeitar a disposição dos meus pais.

À disposição: como usar? Já o termo “à disposição” é uma locução verbal usada para indicar quando alguém está disponível para ajudar ou auxiliar algo e/ou alguém. Neste caso, a crase é a fusão entre a preposição “a” e o artigo “a”.

Na situação prática, um sujeito, diante de um favor prestado, diz: - Fico-lhe OBRIGADO por tal ação. Em natural resposta, o outro sujeito, bem-educado, confirma que se sente devedor de tal favor, agradecido, grato: - OBRIGADO fico EU por poder fazer!

Outras formas de se responder a um agradecimento

  1. Às ordens. É um sinônimo de disponha, uma forma de reagir a um reconhecimento dando a entender que está à disposição para quando a pessoa precisar.
  2. Por nada/Não há de quê/Não seja por isso! ...
  3. Obrigado a você! ...
  4. De nada!/Imagina! ...
  5. Foi um prazer ajudá-lo!

O certo é: "Estou à disposição". Para provar que há crase (preposição "a" + artigo definido feminino "a"), basta substituir a palavra feminina (=disposição) por uma masculina (=dispor): "Estou ao dispor" (ao = à).

Utilizamos “para eu” quando a expressão assume a função de sujeito em uma oração. Já o “para mim”, deve ser empregado quando tem função de objeto indireto em uma oração.

Em “Diga não à violência”, por exemplo, temos a fusão, ou seja, a crase da preposição “a”, exigida pelo verbo “dizer” (dizer a alguém), com o artigo feminino “a”, imposto pelo substantivo feminino “violência”. O resultado dessa fusão (a + a) é “à”.

expressão À disposição. Estar pronto para auxiliar, ajudar: estou à disposição. Ter à sua disposição.

Quando usar está? A palavra está, com acento agudo, é o verbo estar em sua forma conjugada na 3ª pessoa do singular do presente do indicativo. Ou seja: ele/ela/você está. O termo é acentuado, porque a tônica encontra-se na última sílaba.