Estou à disposição ou à disposição?

Perguntado por: uveiga . Última atualização: 2 de maio de 2023
4.1 / 5 19 votos

Para indicar que uma pessoa está ao dispor, pronta para auxiliar ou ser útil, a forma correta é à disposição, com crase: Estou à disposição para mais informações. Fico à disposição para qualquer esclarecimento.

O que é Colocar à disposição:
Se dispor a fazer algo.

Quanto à concordância nominal, não existe maiores dificuldades, pois QUALQUER deve concordar com o termo a que se refere. Se o referente estiver no singular, usa-se QUALQUER; se estiver no plural, usa-se QUAISQUER.

Quanto a é uma locução prepositiva que termina com a preposição a. Dependendo do termo seguinte, poderá ocorrer ou não contração com esse termo, ou seja, poderá ocorrer ou não crase: Quanto a isso, nada sei.

O certo é: "Estou à disposição". Para provar que há crase (preposição "a" + artigo definido feminino "a"), basta substituir a palavra feminina (=disposição) por uma masculina (=dispor): "Estou ao dispor" (ao = à).

1. Formal

  • Coloco-me à sua disposição para quaisquer esclarecimentos.
  • Aguardo a sua resposta.
  • Não hesite em contatar-me.
  • Atenciosamente.
  • Cordialmente.
  • Com os meus melhores cumprimentos.
  • Qualquer dúvida, estou à disposição.
  • Sempre às ordens.

Ao recepcionar o cliente, apresente-se, demonstre cortesia e mostre que você está à sua disposição. Bem-vindo ao suporte [inserir nome da empresa]. Meu nome é [inserir nome]. Como posso atendê-lo(a)?

Já o termo “à disposição” é uma locução verbal usada para indicar quando alguém está disponível para ajudar ou auxiliar algo e/ou alguém. Neste caso, a crase é a fusão entre a preposição “a” e o artigo “a”. Além disso, geralmente as locuções verbais formadas com substantivos femininos levam o acento crase.

Na frase "Permanecemos à sua disposição para quaisquer esclarecimentos QUE SE FAÇAM ou QUE SE FIZEREM necessários", qual é a forma verbal correta? Tanto faz. As duas formas são corretas.

2 posição, localização, lugar, local, ponto, posicionamento, situação. Exemplo: A disposição da lanchonete no centro da cidade contribui para o seu sucesso. Estado de espírito: 3 estado de espírito, humor, temperamento, índole, caráter, natureza, feição, compleição.

Plural: guarda-sóis. Origem etimológica:forma do verbo guardar + sol. Plural: guarda-sóis.

ninguéns | Dicionário Infopédia da Língua Portuguesa.

nossos | Dicionário Infopédia da Língua Portuguesa.

03) Nas locuções prepositivas e conjuntivas femininas ocorre crase. Exemplos: à maneira de, à moda de, às custas de, à procura de, à espera de, à medida que, à proporção que...

Dado, dados, dada e dadas são as formas do particípio do verbo dar. Atenção! Outro erro comum é o uso da crase. Não havendo preposição, apenas os artigos o, os, a e as, não ocorre crase.

Quando o complemento é “pessoa” (física ou jurídica), o verbo “pagar” é transitivo indireto (TI), e exige um complemento com a preposição “a”. Paguei ao banco Itaú. Paguei à funcionária.

O que é estou: Estou vem do verbo estar. O mesmo que: existo, permaneço, fico, suponho, hei, habito, resido,...

Aonde ou onde: qual a diferença? Aonde ou onde são termos gramaticalmente corretos e, embora os dois sirvam para indicar lugar, cada um deles tem uma aplicação adequada. Enquanto onde indica permanência, aonde dá a ideia de movimento, e essa é a principal diferença entre as duas palavras.