Estou a dispor ou estou ao dispor?
O certo é: “Estou à disposição”. Para provar que há crase (preposição “a” + artigo definido feminino “a”), basta substituir a palavra feminina (=disposição) por uma masculina (=dispor): “Estou ao dispor” (ao = à).
O que significa estar ao seu dispor?
Pronto para auxiliar ou ser útil: 1 à disposição, às ordens, pronto, ao seu serviço.
Como se escreve à disposição?
Geralmente as locuções adverbiais (expressões que indicam tempo, modo, etc.) formadas com substantivo feminino levam o acento grave de crase: à noite, às pressas, à força e, é claro, à disposição.
Qual a regência do verbo dispor?
O verbo dispor tem, ou não, a regência da preposição de, consoante o seu significado.
Estou à disposição sinônimo?
4 sinônimos de à disposição para 1 sentido da expressão à disposição: Pronto para auxiliar ou ser útil: 1 ao dispor, às ordens, pronto, ao seu serviço.
Estou à disposição exemplos?
Exemplos:
- Estou à disposição para te ajudar na mudança.
- Ele se colocou à disposição para tirar dúvidas sobre o assunto.
- Após a aula, continuarei na sala à disposição para responder questões.
- Em horário comercial, ela fica à disposição.
Estou disposta a tem crase?
Quando não usar a crase:
Diante de verbos: Estou disposto a estudar. Nas expressões formadas por palavras repetidas: Ficamos frente a frente. Quando um a (sem o s do plural) estiver diante de uma palavra no plural (nesse caso, temos apenas a preposição): Falava a pessoas inteligentes.
Qual a diferença de qualquer Para quaisquer?
Quanto à concordância nominal, não existe maiores dificuldades, pois QUALQUER deve concordar com o termo a que se refere. Se o referente estiver no singular, usa-se QUALQUER; se estiver no plural, usa-se QUAISQUER.
Qual palavra substitui dispor?
Ato de estabelecer regras: 6 mandar, ordenar, estabelecer, determinar, decretar, prescrever, deliberar, decidir, resolver, preceituar, estatuir, sentenciar, sistematizar, coordenar, controlar, comandar. Exemplo: Apenas o diretor poderá dispor sobre as funções dos presidiários.
Qual a diferença entre estar disponível e à disposição?
Uma pessoa disposta pode ser e fazer tudo e uma pessoa disponível pode não fazer absolutamente nada, pois esteve ao alcance de todos sem de fato produzir resultados. Disponível é um adjetivo que indica que algo ou alguma coisa está desimpedido, acessível, fácil, usual, ao alcance, de prontidão, pronto.
O que significa a palavra despor?
Significado de Despor
verbo transitivo direto [Antigo] Retirar o cargo de alguém; depor. Causar a demissão de alguém; demitir. Plantar arbustos, hortaliças, etc.
Quanto ao ou quanto a?
As duas formas podem estar corretas, dependendo da estrutura da frase. Quanto a é uma locução prepositiva que termina com a preposição a. Dependendo do termo seguinte, poderá ocorrer ou não contração com esse termo, ou seja, poderá ocorrer ou não crase: Quanto a isso, nada sei.
Estou à disposição para quaisquer esclarecimentos que se façam necessários?
Na frase "Permanecemos à sua disposição para quaisquer esclarecimentos QUE SE FAÇAM ou QUE SE FIZEREM necessários", qual é a forma verbal correta? Tanto faz. As duas formas são corretas.
Foi comunicado à ou a?
Os fatos é que são comunicados às pessoas. Portanto, o correto é: A greve escolar foi comunicada ao jovem.
Foi procedido o ou ao?
No registro regencial de nossa Língua, proceder exige a preposição (tem transitividade indireta): "O árbitro procedeu ao início da partida."
O que significa dispor em Direito?
Significado jurídico do verbo “dispor”
Ou seja, tem o sentido de vender ou doar. No sentido jurídico, o verbo dispor tem, como sinônimo, o verbo alienar. Por sua vez o verbo alienar significa transferir para outrem o domínio de uma coisa.
O que quer dizer a palavra dispõe?
Dispõe vem do verbo dispor. O mesmo que: prepara, arranja, arruma, coloca, organiza, ordena, possui, apossa, domina.
O que significa estou às ordens?
É usado “às ordens”, com crase, quando a expressão está relacionada ao sentido de algo ou alguém está à disposição ou ao dispor de outra pessoa para ajudar no que for necessário. É também usada como forma de agradecimento, como sinônimo de "não tem de quê", "não seja por isso", "de nada", "imagina", entre outros.