Estou a dez anos ou estou há dez anos?

Perguntado por: dornelas . Última atualização: 18 de janeiro de 2023
4.9 / 5 4 votos

Há anos é a forma mais usada, indicando tempo passado, ou seja, tempo que já decorreu: Eu não o vejo há anos! A anos é utilizado quase sempre com a preposição daqui, indicando tempo futuro, ou seja, que ainda não decorreu: Só daqui a anos saberemos a verdade.

As duas expressões referem-se ao tempo. Não há diferença em sua pronúncia, mas as escritas trazem significados opostos. Enquanto uma diz respeito ao passado, a outra relaciona-se com o futuro. Usa-se o verbo haver para se referir a um tempo passado ou decorrido.

Quando o verbo FAZER se refere a tempo transcorrido, ele é impessoal. Ou seja, ele não tem sujeito com quem concordar e então deve ser empregado sempre no singular. Por isso, devemos dizer: faz 20 anos que o conheço/ Fazia três anos que ele não tirava férias.

A: A mãe foi a pé. Á: A água está fria. À: Hoje à noite iremos à praia. : quantos anos não te via!
...
Ocorre também quando o verbo haver indica tempo passado, sendo sinônimo de faz ou tem:

  • quanto tempo!
  • muitos anos que não te via.
  • Estou esperando vinte minutos.
  • Já sou veterinária quatro anos.

A expressão correta é há anos. O uso do advérbio atrás é completamente redundante neste caso. O verbo haver, como verbo impessoal, é acompanhado por uma expressão de tempo que já indica tempo decorrido. Repare que não será correto dizer: decorreram anos atrás.

Na indicação de tempo passado, a forma correta de escrita dessa expressão é há muito tempo, sendo formada com o verbo haver: Isso já aconteceu há muito tempo. Isso já aconteceu há muitos anos.

Deve-se dizer: há uma hora ou uma hora atrás.

Quando nos referimos a um tempo passado, cinco anos atrás, empregamos o verbo “haver”, que indica tempo decorrido e, sendo impessoal, não é flexionado: tanto faz que se trate de uma hora ou de quinhentos anos, fica sempre no singular. Há cerca de cinco anos, ingressei no mercado de trabalho.

Há indica passado e equivale a faz, enquanto a exprime distância ou tempo futuro (não pode ser substituído por faz): Chegou há (faz) duas horas (tempo passado) e partirá daqui a cinco minutos (tempo futuro).

A expressão a mais de pode ser utilizada para se referir ao tempo futuro, velocidade e distância ultrapassada de um número fixado. A expressão há mais de é equivalente a dizer existem mais de. Também é utilizada para se referir a algo que aconteceu no passado.

Utilizamos “a dois anos” para nos referir ao tempo futuro, ou seja, algo que ainda está para acontecer em um tempo estimado de dois anos.

Portanto, independente do período – horas, dias, meses ou anos, há duas formas corretas para essa construção: “há dois anos” ou “dois anos atrás”, orienta a professora.

O verbo haver impede a palavra atrás em seguida sempre que estiver relacionado a tempo, à ação que já se passou. , portanto, duas formas corretas para a frase: “ dez anos” ou “dez anos atrás”.

A forma correta de escrita da palavra é foram.

O verbo “haver” quando é impessoal, ou seja, não possui sujeito, pode ser utilizado em expressões que indicam tempo decorrido. Logo, se desejo ter a ideia que as horas, os dias ou os anos se passaram, devo empregar o verbo “haver” na 3ª pessoa do singular: há.

Fazer, quando exprime tempo, é impessoal, ou seja, não tem sujeito. Portanto, deve-se manter na terceira pessoa do singular: Faz dois anos que nos conhecemos, Ontem fez quinze dias que aconteceu o acidente.