Estou a 5 minutos ou há 5 minutos?

Perguntado por: amartins . Última atualização: 7 de maio de 2023
4.2 / 5 17 votos

Há indica passado e equivale a faz, enquanto a exprime distância ou tempo futuro (não pode ser substituído por faz): Chegou há (faz) duas horas (tempo passado) e partirá daqui a cinco minutos (tempo futuro). O atirador estava a pouco menos de 12 metros (distância).

é usado para indicar tempo passado. A é usado para indicar tempo futuro.

Esta é fácil: use "a" para tempo futuro e "" para tempo passado.

A expressão correta é há anos. O uso do advérbio atrás é completamente redundante neste caso. O verbo haver, como verbo impessoal, é acompanhado por uma expressão de tempo que já indica tempo decorrido. Repare que não será correto dizer: decorreram anos atrás.

Há anos: indica tempo passado

  1. Isso aconteceu há anos.
  2. Há anos que não vejo meus primos.
  3. Ele foi embora das nossas vidas dois anos.
  4. dez anos que eu espero por esse dia!
  5. Eu estou nesse emprego há mais de um ano.
  6. Eu já o conheço há mais de vinte anos.
  7. Eu já te pedi esse trabalho há anos!

Então, uma boa dica para saber se você deve usar” ou “a” em uma oração é substituir a forma por faz. Se não mudar o sentido da frase, então o termo certo a se usar é “”. Confira exemplos: “ seis meses que eu não como torta.”

A forma correta é "há muito tempo".
Isso porque, nesse contexto, estamos nos referindo a um período que já passou, e o verbo "haver" é utilizado para indicar tempo decorrido.

O “há”, além ter significado igual ao verbo existir, é utilizado também nas orações que indicam um tempo passado, podendo ser substituídas por “faz” ou “tem”. Confira alguns exemplos. Há (existem) muitas dúvidas de português.

O a indicará sempre tempo futuro: Daqui a pouco, começaremos a prova. Ou distância: O carro ficou a menos de três metros do precipício. Já o há, forma do verbo haver, indica tempo passado: Ele foi embora há alguns dias.

“Ela chegou da Itália há pouco tempo” (= faz pouco tempo). governador.” Em ambos os casos, note que existe a ideia de tempo transcorrido. Empregamos “a pouco” (com a preposição “A”) quando a ideia é de tempo futuro ou de distância a ser percorrida.

Tempo passado-presente: há e faz
Quando se quer indicar tempo transcorrido (do passado até o presente), emprega-se impessoalmente o verbo haver, tanto quanto o verbo fazer: Exemplos: - Há dois anos (que) não o vejo. - Faz dois anos que não o vejo.

A pouco: usado para indicar futuro
Para indicar tempo futuro é usada apenas a preposição a, não havendo crase. A pouco é normalmente utilizado na expressão daqui a pouco, sinônima de dentro de pouco tempo, em breve, dentro em breve, logo, daqui a instantes,…

O verbo haver impede a palavra atrás em seguida sempre que estiver relacionado a tempo, à ação que já se passou. Há, portanto, duas formas corretas para a frase: “há dez anos” ou “dez anos atrás”.

Para evitar redundância, deve-se usar apenas há dez anos ou dez anos atrás.

Se você quer falar sobre uma ação que alguém está tomando, o correto é dizer que “ele faz” ou que “eles fazem” alguma coisa. Agora, se você quer falar sobre uma determinada quantidade de tempo ou condição climática, usa apenas a forma singular do verbo, o “faz”.