Estava na posse ou em posse?

Perguntado por: agomes . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.4 / 5 10 votos

Os documentos estão na [em + a] posse do réu. 2. Os documentos estão em posse do réu. Nessas duas frases, o sentido é: “estão em poder de alguém”.

24 sinônimos de em para 2 sentidos da palavra em: Preposição que expressa várias relações: 1 acerca de, acima de, além de, ante, ao respeito de, dentro de, depois que, diante de, em cima de, logo que, no encalço de, perante, sobre.

Quando e como usar as preposições. As preposições são normalmente utilizadas na introdução de complementos nominais e verbais, de locuções adjetivas, de locuções adverbiais e de orações reduzidas. São indispensáveis para a construção e compreensão dos textos, conferindo-lhes coesão e estrutura.

Em português, a palavra tornou-se sinónimo de lição, o que permite falar tanto na sala destinada a dar uma aula qualquer – e daí, a expressão «sala de aula» – como na sala em que se dão aulas, ou seja, a «sala de aulas».

Resposta verificada por especialistas. O correto é a construção "Eu estou no Rio de Janeiro". Explicação: Como só há um Rio de Janeiro, deve-se optar pela construção com uso do artigo definido "o" (em + o = no).

(ii) de — Noção de espaço: «Já estamos a sair de casa.» Noção de tempo: «Eles visitam-me de vez em quando.» (iii) em — Noção de espaço: «Os rapazes entraram em casa a correr.» Noção de tempo: «Chove muito em Abril.»

esses verbos carregam significados bem diferentes. Ele explica que, no português arcaico, “haver” tinha como significados lexicais “adquirir”, “alcançar”, “obter”, enquanto “ter” tinha como significados “manter”, “guardar”, “possuir”, os quais, segundo ele, correspondem a noções de posse mais duradouras.

Palavras que indicam posse
Alguns exemplos se pronomes possessivos são: meu, minha, teu, tua, seu sua, nosso, nossa, vosso e vossa.

Como o próprio nome diz, preposição é um termo que ocupa uma posição anterior. Na prática isso significa que se posiciona sempre antes de uma palavra, estabelecendo uma relação de subordinação com um termo principal. Esse vocábulo pode ligar tanto os nomes a seus complementos quanto os verbos a seus objetos.

1 encontrava-se, achava-se, andava, apresentava-se, sentia-se, localizava-se, situava-se, ficava, mantinha-se, permanecia, assentava, ajustava-se, caia, havia, existia.

São elas: a, ante, até, após, com, contra, de, desde, em, entre, para, perante, por, sem, sob, sobre, trás.

O a, como artigo, é uma palavra variável em género e número que, posta antes de um substantivo, o determina; como preposição, o a é uma palavra invariável que liga dois termos de uma frase e mostra a dependência existente entre ambos. Exemplo: a neta foi a casa do avô.

É, sim, possível começar um período com preposição que introduz um complemento circunstancial. Colocado no início da frase, esse termo aparece isolado por vírgulas.

Lista de preposições
Preposições essenciais: a, ante, após, até, com, contra, de, desde, em, entre, para, per, perante, por, sem, sob, sobre, trás. Preposições acidentais: afora, como, conforme, consoante, durante, exceto, mediante, menos, salvo, segundo, visto.

Está correto "em Angola".

5.1.
Venho utilizando desde o início o termo sala DE professores, por que não sala dos professores? Porque, na realidade, ela não se destina somente aos professores. Neste colégio, ela é apenas uma sala. Não há apropriação desse espaço pelas professoras.

Confira 8 dicas de oratória para usar em sala de aula

  1. Fala ritmada. Uma fala que é dada sempre no mesmo tom de voz, ritmo e volume tende a ser entediante para quem está ouvindo. ...
  2. Atenção ao pescoço. ...
  3. Falar alto não é gritar. ...
  4. Articule as palavras. ...
  5. Não “coma” palavras. ...
  6. Pés ancorados. ...
  7. Palavras têm pesos distintos.

Por mais atrasado que se esteja, deve-se sempre ter consciência no trânsito. Mas a verdade é que no Rio é sempre necessário planejar seu itinerário. Evitar os horários de pico é uma dica batida, mas é sempre útil. Caso você se programe para dirigir em horários alternativos não deve encontrar muitos engarrafamentos.

Devido à altíssima concentração de edifícios nas regiões urbanas centrais, mais afastadas do litoral, é comum o surgimento de ilhas de calor, com termômetros superando a marca dos 40 °C nos meses mais quentes do ano.

Este rio forma parte da divisa entre as regências de Sidoarjo e Gresik. A cidade de Surabaia está localizada em sua foz.

"Na" é a preposição em contraída com o artigo feminino "a". em+a Ex.: Estou na casa de minha amiga. "Em" é preposição. Ex: Estou em casa.