Estava grávida e menstruando normal?

Perguntado por: lmagalhaes . Última atualização: 30 de janeiro de 2023
4.8 / 5 9 votos

Por que as grávidas não menstruam? Bom, é comum a mulher ter sangramentos na gestação que são confundidos com a menstruação. E, isso é chamado de gravidez silenciosa e ela acontece nos primeiros meses da gestação.

Quando a menstruação desce com coágulos de sangue, pode ser indicativo de um aborto espontâneo ainda no 1º trimestre de gravidez. A cor do coágulo, quando acinzentada ou ligeiramente amarelada, também pode ajudar a identificar a situação.

A gravidez silenciosa é a gestação que só é descoberta próximo ao momento do parto. Mesmo que não exista a ausência total de sintomas, ainda é difícil de ser observada por parte da gestante. Em alguns casos, a mulher continua tendo períodos de menstruação e não apresenta saliência aparente na região da barriga.

Sim. O início da gravidez pode ser marcado por sangramento vaginal que lembra a menstruação e ocorre no período esperado por ela.

A cólica na gravidez é normal e pode ocorrer durante todo o período gestacional. É mais comum nas primeiras semanas devido ao crescimento do bebê e adaptação do útero a este desenvolvimento. Está presente também no final da gestação, dando indícios do início do trabalho de parto.

Todo e qualquer sangramento de escape durante as primeiras semanas de gestação são muito preocupantes, devido ao risco de aborto. Porém, sangrar durante qualquer fase da gestação não é normal. A primeira atitude nesses casos é recorrer à emergência de uma maternidade para verificar o que está acontecendo.

Normalmente são indicados exames como o ultrassom e a dosagem de beta-hCG no sangue para confirmar se o saco gestacional foi expelido. O saco gestacional normalmente é avaliado por meio do ultrassom durante a gestação e as suas características podem indicar se a gravidez está evoluindo como deveria.

A gravidez por si só já aumenta o risco de desenvolver coágulos sanguíneos, e as pessoas com trombofilia são ainda mais propensas a desenvolver coágulos de sangue. Dessa forma, mulheres grávidas nessa condição têm maiores chances que as demais. A relação de trombofilia com a perda gestacional existe, mas é fraca.

O teste do cloro consiste em misturar dentro de um recipiente a urina da mulher com cloro. Se a solução borbulhar ou mudar de cor, o teste é positivo e indica que você está grávida.

Teste do sal: ao diluir sal na urina, a formação de uma “nata” sugere resultado positivo. Para os especialistas, testes de gravidez caseiros, como esse, não têm comprovação alguma de que funcionam, pois não há relação entre uma coisa e outra.

Esse sangramento é normal e acontece por conta de uma descamação parcial do endométrio com o processo de nidação, que nada mais é do que a implantação do óvulo na camada uterina.

Enjoo na TPM
Embora seja raro a TPM causar náuseas e enjoos, algumas mulheres podem sim sofrer com esse sintoma na TPM (Tensão Pré-Menstrual). Os enjoos causados pela TPM podem surgir em qualquer momento do dia, mas não costumam provocar vômitos.

Sangramento de implantação do embrião (gravidez): quando o embrião se implanta no endométrio (nidação), pode acontecer um pequeno sangramento, vermelho claro ou amarronzado (diferente do vermelho da menstruação) que dura de 2 a 3 dias; Ameaça de aborto: nesse caso, o sangramento pode ter variação de cor e quantidade.

O exame de ultrassom poderá confirmar a interrupção da gravidez, ao identificar na imagem a falta de batimentos cardíacos e de movimentação do bebê. Pode ser também que o feto não apareça na ultrassonografia, caso já tenha sido eliminado pelo útero materno.

Logo no início da gestação, a mulher pode sentir cólicas muito semelhantes às da TPM e da menstruação. Porém, elas ocorrem mais abaixo do estômago ou próximas da lombar. No caso da gravidez, essas dores podem ser mais frequentes e persistirem por várias semanas, até mesmo depois do atraso menstrual.

Existem várias diferenças entre o sangramento menstrual e vaginal: Além de possuir uma configuração mais escassa, cor diferente e um fluxo menor que não ultrapassa 2 dias seguidos, o sangramento vaginal não vem acompanhado de cólicas e coágulos.

A maioria dos abortos espontâneos acontece antes da 12ª semana de gestação. A mulher pode inclusive não apresentar sinais palpáveis, e nem saber que sofreu um aborto. Isso ocorre quando a gestação está nas primeiras seis semanas e o embrião ainda está se formando.

Localização do bebê dentro do saco gestacional em relação à placenta sendo que, para ser menina, o embrião deve estar fixado do lado esquerdo de onde será a futura placenta. Agora, para ser considerado do sexo masculino, o embrião deve estar do lado direito do local onde se formará a placenta.