Estava dormindo e acordei tremendo?

Perguntado por: umonteiro5 . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.8 / 5 14 votos

Chamada de mioclonia do sono, essa condição envolve pequenos espasmos e tremedeiras repentinas que acontecem enquanto a pessoa dorme. É um sintoma involuntário, que pode ocorrer afetando músculos menores e causando movimentos principalmente dos braços ou das pernas, assemelhando-se a espasmos musculares.

Os sintomas a seguir devem ser considerados preocupantes: tremores que começam abruptamente. tremores em pessoas com menos de 50 anos de idade e que não têm parentes que tiveram tremores essenciais.

Os calafrios, incluindo os calafrios noturnos, acontecem quando os músculos se expandem e contraem repetidamente para gerar calor no corpo. Fatores que podem desencadear os calafrios incluem: Febre. Exposição a um ambiente frio.

O tremor de repouso é aquele que ocorre quando o segmento corporal está relaxado ou fora da ação da gravidade e que desaparece com ato motor voluntário. Costuma ser encontrado na doença de Parkinson (que é a causa principal), no parkinsonismo plus, no parkinsonismo heredodegenerativo e no parkinsonismo secundário.

Tremores no corpo
Para enfrentar o aparente perigo, nossos membros se preparam para agir, resultando em uma sensação de tremor ou espasmo. Os membros comumente atingidos são as mãos e as pernas, mas outras partes do corpo também podem sofrer com os tremores.

Uma convulsão é uma descarga elétrica anômala e desregulada que ocorre no cérebro e interrompe temporariamente a função normal do cérebro. Os espasmos infantis duram apenas alguns segundos, mas normalmente, ocorrem um após o outro em uma série que dura vários minutos.

O espasmo se manifesta tanto como um desconforto acompanhado de rigidez da área atingida até uma dor repentina, que pode ser muito intensa e impedir que os músculos funcionem como deveriam.

Deitar-se e lembrar-se de compromissos, tarefas pendentes e problemas a resolver, a ponto de perder o sono ou demorar muito para dormir, pode ser um sinal de ansiedade noturna.

Frequentemente diagnosticada de forma incorreta como doença de Parkinson, o tremor essencial é muito comum. Na verdade, 1 em 5 pessoas com mais de 65 anos pode ser portadora da doença.

O transtorno do pânico (TP) é caracterizado por crises de ansiedade repentina e intensa com forte sensação de medo ou mal-estar, acompanhadas de sintomas físicos. As crises podem ocorrer em qualquer lugar, contexto ou momento, durando em média de 15 a 30 minutos.

Comumente, o tremor dura de alguns segundos a algumas horas e pode persistir por até um mês, de forma episódica – algumas vezes ao dia, por várias semanas consecutivas.

As teorias apontam para dois lados: o espasmo é causado por ansiedade e inquietação antes de dormir, ou ainda, o corpo entra em estado de relaxamento, mas a mente ainda está ativa fazendo com que o cérebro te desperte para “regular” mente e corpo antes da fase REM do sono.

Em muitas tradições espirituais, o período entre 3 e 4 da manhã é considerado o momento mais místico e sagrado do dia. Acredita-se que durante esse período, o véu entre o mundo físico e o espiritual é mais fino, o que possibilita uma conexão mais profunda com a energia cósmica.

Os calafrios também podem surgir quando a pessoa sente qualquer tipo de surpresa ou emoção intensa. Também podem acontecer quando a pessoa tem hipoglicemia (níveis de açúcar do sangue abaixo do normal), anemia ou hipotireoidismo , entre outras condições. A malária também é uma das razões para calafrios .

Quais os tratamentos disponíveis para o Tremor Essencial?

  1. Propranolol;
  2. Primidona;
  3. Gabapentina;
  4. Topiramato;
  5. Benzodiazepínicos.

O tremor é diagnosticado com base em um exame físico e neurológico e no histórico médico. Durante a avaliação física, o médico neurologista avaliará: se o tremor ocorre quando os músculos estão em repouso ou em ação. a localização do tremor no corpo (e se ocorre em um ou ambos os lados do corpo)

Tremores essenciais costumam ser mais sentidos durante o movimento; no Parkinson, os tremores são mais sentidos quando em repouso. Os sintomas de tremor essencial podem piorar com o tempo, mas não necessariamente abreviam o tempo de vida do paciente.

Os sintomas de transtorno de ansiedade vão além do campo psicológico e podem refletir também no físico, causando diferentes reações no corpo, como:

  1. boca seca;
  2. braços dormentes;
  3. náuseas e diarreia;
  4. problemas digestivos;
  5. calafrios, suor e tremores;
  6. taquicardia e dores no peito;
  7. respiração acelerada e falta de ar.

A ansiedade tem sintomas que se manifestam tanto psicologicamente quanto fisicamente. A nível emocional esses sintomas ocorrem em forma de preocupação, insegurança, medos, entre outros. Já a nível físico esses sintomas vêm geralmente como tremedeira e aperto no peito.

Ao contrário do infarto, a dor da crise de ansiedade se concentra na área do peito, mas sem a pressão gerada nos ataques cardíacos. Além disso, as dores e os formigamentos podem surgir em qualquer parte do corpo, como braços, pernas, dedos, tórax e pescoço.

Convulsões Durante o Sono
As convulsões do lobo frontal, geralmente, acontecem em 'grupos' (muitas convulsões próximas umas das outras), mas geralmente são breves. Elas podem incluir movimentos bruscos súbitos, posturas ou movimentos estranhos dos braços ou das pernas, gritos altos e vagar durante o sono.