Estão tentando fazer compras com meu cartão de crédito?

Perguntado por: iguterres . Última atualização: 29 de maio de 2023
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Não perca tempo. Entre em contato com o banco ou operadora e peça imediatamente o bloqueio ou cancelamento do cartão de crédito. Observe o extrato ou a fatura, identifique e anote quais são as movimentações e compras não reconhecidas por você. Registre um Boletim de Ocorrência em uma delegacia.

Não há como descobrir quem usou seu cartão de crédito na internet. Porém, no caso de uma compra indevida, você pode entrar em contato com a administradora do cartão e saberá de onde foi realizada a compra e o valor. Essas informações também podem constar na fatura.

Consumidor deve entrar em contato com o banco e registrar boletim de ocorrência. Imagine ser surpreendido ao receber uma notificação do banco ou ao olhar a fatura do cartão de crédito e perceber uma compra que você não efetuou.

As empresas que emitem os cartões e alugam as maquininhas são diretamente responsáveis pela falha na segurança e devem estar dispostas a arcar com as medidas cabíveis para resolver o problema. Caso isso não aconteça, o cliente pode cancelar a compra e recorrer ao Procon que o ajudará a solucionar as fraudes no cartão.

Outra dúvida comum dos usuários é: “meu cartão foi clonado: quem paga?”. Não, você não tem que pagar pelas compras. O processo varia de acordo com cada instituição, mas, geralmente, depois de iniciado, o banco deve estornar as compras indevidas do cartão clonado e emitir uma nova fatura.

No caso de compras com o seu CPF, o primeiro passo é procurar a empresa que forneceu o crédito e também o banco para alertar sobre o uso indevido. Para evitar maiores danos materiais e morais, é imprescindível realizar um boletim de ocorrência (B.O) e notificar o acontecimento no sistema do SPC Brasil.

Apesar de a clonagem ter relação com a duplicação da tarjeta magnética no cartão físico, hoje o roubo dessas informações pode ocorrer por meio digital. A clonagem pode acontecer em compras online, ao clicar em link malicioso, ao preencher um cadastro fraudulento, ao compartilhar dados com pessoas erradas, entre outras.

Caso esse tipo de situação aconteça com você, a principal orientação é conectar-se ao site Registrato do Banco Central. Nessa plataforma, o cidadão consegue monitorar a utilização de seu CPF para saber se foram realizadas aberturas de contas, empréstimos ou solicitados demais serviços.

Essa ação é crime e por se tratar de fraude, você será responsabilizado na esfera criminal e também financeiramente.

Esse furto acontece de diferentes formas, como:
Cadastro dos dados do cartão em aplicativos desconhecidos; Divulgação dos dados do cartão em redes sociais; Ações de hacker em sites de compra onde o cartão está salvo.

Quando se clona um cartão, essa espécie de furto deixa de ser simples e é agravado por conta da fraude, que qualifica o crime e com isso tem a sua pena aumentada em dobro. A pena será de reclusão de dois a oito anos, e multa.

Você pode encontrar o número de telefone de atendimento ao cliente no verso do cartão ou no site da empresa. Explique a situação e forneça todas as informações relevantes, como o valor da compra, a data e o local da transação. A empresa irá investigar o caso e tomar as medidas necessárias para resolver o problema.

Para que não possa ser cobrado, o consumidor deve notificar a administradora do cartão pelo menos 10 dias antes do vencimento da fatura. Feito isso, a valor contestado não pode constar na fatura seguinte e fica garantido ao consumidor o direito de pagar a fatura descontado o valor questionado.

O consumidor deve entrar em contato imediatamente com a administradora do cartão por meio do Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) e registrar reclamação impugnando os lançamentos.

Principais tipos de fraude
De forma geral, as fraudes são classificadas em três principais tipos: amigável, auto-fraude e efetiva.

Porém, se ficar comprovado que o cliente não autorizou o empréstimo, a Justiça costuma condenar o banco a pagar uma indenização por danos morais, de R$ 3.000 a R$ 10 mil.

Para fazer o cancelamento é preciso fazer a solicitação ao estabelecimento comercial onde a compra foi efetuada e explicar os motivos.

1 - Ao verificar na fatura, compras não realizadas, avise imediatamente a sua administradora através do (SAC) Serviço de Atendimento ao Cliente, bem como peça o cancelamento e a substituição do cartão de crédito clonado por um novo, anotando o número de protocolo.

A negativação indevida por fraude no cartão de crédito é mais comum do que parece e, nesse caso, o consumidor tem direito não só à regularização do seu CPF, mas também a uma indenização por danos morais.

Uma das principais fraudes ligadas ao CPF do consumidor é a emissão de cartão de crédito. Seja por meio do CPF furtado ou então pelo roubo de informações. Então, esses golpistas utilizam o cartão e a vítima só percebe quando vê que seu nome está negativado.

Também é possível conferir a situação do CPF no SPC Brasil. Para isso, a instituição oferece o serviço de consulta gratuita no aplicativo SPC Consumidor. Além das pendências, o consumidor pode acessar o seu Score SPC.