Estão certos ou estão certo?

Perguntado por: abarbosa . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.7 / 5 19 votos

Certos é o plural de certo. O mesmo que: certeiros, claros, convencidos, corretos, evidentes, exatos, manifestos, notórios, patentes.

Significado de Estão
substantivo deverbal Ação de estar, de possuir ou de demonstrar um estado temporário; ato de permanecer numa situação por algum tempo: eles estão doentes? Os funcionários estão revoltados! Ação de comparecer, de se manter presente: os alunos não estão na escola.

Vindos é o plural de vindo. O mesmo que: chegados, descendentes, originários, oriundos, procedentes, provenientes.

A locução adverbial é em dia («sem atraso», «pontualmente»). No plural, usa-se noutro sentido. Por exemplo: «Nunca ouvi falar disso, em dias da minha vida.» Na frase em causa, o certo será, pois, a primeira formulação: «Ele está em dia com o pagamento.»

1. MELHOR ou MELHORES? A palavra MELHOR só irá para o plural quando for adjetivo (= mais bom): “Eles foram os MELHORES em campo.” A palavra MELHOR torna-se invariável quando é advérbio (= mais bem): “Eles analisaram MELHOR os fatos”; “Eles se colocaram MELHOR”.

Exemplos com estão
Eles estão bem, não se preocupe. Será que elas já estão na escola? Rápido que eles estão te esperando! Meus filhos estão cansados, precisando descansar.

O mesmo que: existimos, permanecemos, ficamos, supomos, havemos, habitamos, residimos, condizemos, custamos.

1 têm de, têm que, precisam, necessitam, carecem.

A forma [estão]é [terceira pessoa plural do presente do indicativo de estar] .

Disponíveis é o plural de disponível. O mesmo que: livres, acessíveis, desembaraçados, desimpedidos, desocupados, vagos, vazios.

Resposta verificada por especialistas. As palavras "bem" e "bens" são diferentes em muitas coisas: "bem" é o oposto de "mal", não tem dono, pois é algo que se multiplica, aumenta, quando dividido. "bens" são "propriedades", são coisas que possuem donos e que diminuem quando divididos.

As duas formas são corretas.

Apesar da mudança ortográfica ter tirado o hífen de diversas palavras, "bem-vindo" não foi uma delas. Por isso, a forma certa de saudar alguém é com "bem-vindo". Exemplo: Seja bem-vindo à Bahia! Sejam muito bem-vindos!

Depende. Se a frase indica uma certeza da ação, é melhor "estão", no modo indicativo do verbo. Se o trecho sugerir possibilidade ou desejo, algo incerto, o ideal é o subjuntivo, "estejam". É uma situação para ser vista caso a caso, sempre de acordo com o contexto.

“Vamos sair para jantar juntos!” A diferença entre o uso de “junto” e “juntos” é que “junto” é usado para descrever duas ou mais pessoas que estão próximas umas das outras, mas não necessariamente participando da mesma atividade. Por exemplo, podemos dizer “Estamos aqui junto, mas não estamos fazendo nada juntos”.