Estão a caminho ou a caminho?

Perguntado por: vsantos . Última atualização: 16 de maio de 2023
4.6 / 5 14 votos

Resposta verificada por especialistas. O correto é escrever "estou a caminho". Sem crase porque "caminho" é uma palavra masculina (o caminho), assim só está presente a preposição "a", regida pelo verbo estar.

Correto: a atualização está a caminho, sem crase.

Relativamente à primeira frase, a norma aconselha a locução «a caminho de», pelo que deverá ser registado «Estou a caminho da escola.» Significa que alguém se dirige para a escola, a pé ou em qualquer transporte. O verbo caminhar rege a preposição para*, sendo, assim, correto dizer-se: «caminhar para a escola».

indica passado e equivale a faz, enquanto a exprime distância ou tempo futuro (não pode ser substituído por faz): Chegou (faz) duas horas (tempo passado) e partirá daqui a cinco minutos (tempo futuro).

Uso facultativo da crase
Em algumas situações, o uso da crase se torna facultativo. Antes de pronomes possessivos: Quanto a sua proposta, ainda não foi aprovada pela direção. Quanto à sua proposta, ainda não foi aprovada pela direção.

2 rumo, direção, rota, sentido, trajeto, trajetória, itinerário, curso, percurso, destino, carreira, viagem, roteiro, senda, trâmite. Exemplo: Nossas vidas seguiram caminhos distintos. Distância entre um lugar e outro: 3 distância, espaço, extensão, lonjura.

Significado de Caminho
substantivo masculino Direção que se toma quando se pretende chegar a algum lugar. [Figurado] Meio de alcançar um resultado; direção: o caminho do sucesso.

Uma boa dica para saber se deve ou não usar crase, é substituir a palavra feminina por uma masculina. Na frase "fui à feira", por exemplo. "Substitua 'feira' por 'supermercado'. Se o 'a' virar 'ao', o 'a' em questão tem que receber o acento grave.

Quando usar a crase? Quando o complemento de um verbo que exija a preposição “a” for um substantivo feminino antecedido de artigo feminino “a”: Vamos à loja para comprar outros enfeites. Observe: Vamos a + a loja = Vamos à loja.

Usamos “a” como artigo definido feminino singular, ou seja, para especificar um substantivo feminino em determinado contexto.
...
Observe os exemplos a seguir:

  1. Estivemos em consulta com a pediatra. (Artigo)
  2. Eu disse a ela que estava tudo bem. (Preposição)
  3. Daqui a pouco vai chover. (Locução adverbial)

Por que = Usado no início das perguntas. Por quê? = Usado no fim das perguntas. Porque = Usado nas respostas.

Se você quer saber com mais rapidez se deve IR À ou A algum lugar (com ou sem o acento da crase), use o seguinte “macete”: Antes de IR, VOLTE. Se você volta “DA”, significa que há artigo: você vai “À”; Se você volta “DE”, significa que não há artigo: você vai “A”.

O a indicará sempre tempo futuro: Daqui a pouco, começaremos a prova. Ou distância: O carro ficou a menos de três metros do precipício. Já o há, forma do verbo haver, indica tempo passado: Ele foi embora há alguns dias.

Porém, quando o verbo “fazer” indica tempo decorrido ou temperatura, ele se torna invariável ou impessoal. Isso quer dizer que ele deve ser usado sempre no singular. Desse modo, o correto é dizer ou escrever “Faz cinco dias que não como carboidrato”, e não “Fazem cinco dias que não como carboidrato”.

Deve-se dizer: há uma hora ou uma hora atrás.

Por exemplo: assistir, no sentido de olhar, pede a preposição “a”. Assiste-se “a” alguma coisa. Já a palavra “luta” é antecedida do artigo “a”. Assistir a + a luta = assistir à luta.

03) Nas locuções prepositivas e conjuntivas femininas ocorre crase. Exemplos: à maneira de, à moda de, às custas de, à procura de, à espera de, à medida que, à proporção que...

A crase deve ser usada antes da indicação de um horário ou de horas marcadas: Não consigo te encontrar às 20h. Que tal começar a festa às 21h? Sairei de casa à meia-noite.