Está vendendo ou estar vendendo?

Perguntado por: aperes . Última atualização: 24 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 4 votos

As duas formas existem e estão corretas. A dúvida reside em quando se deve utilizar está e quando se deve utilizar estar. Está é a forma conjugada do verbo estar na 3.ª pessoa do singular do presente do indicativo (ele está, ela está, você está) ou na 2.ª pessoa do singular do imperativo (está tu).

A forma correta de escrita é você está. As construções você estar e você tá estão erradas. A forma correta de conjugação do verbo estar na 3. ª pessoa do singular do presente do indicativo é está.

Ambas as construções estão corretas, embora o seu significado tenha ligeiras diferenças. A preposição para pode ter um valor espacial, de indicação de direção, ou um valor temporal. É este último o seu valor na frase: (1) «O melhor está para vir.»

Quando usar está? A palavra está, com acento agudo, é o verbo estar em sua forma conjugada na 3ª pessoa do singular do presente do indicativo. Ou seja: ele/ela/você está. O termo é acentuado, porque a tônica encontra-se na última sílaba.

A forma correta de escrita é não está. Não está aqui. Não está longe. Não está pronto.

Está é a forma verbal do verbo estar conjugado na 3. ª pessoa do singular do presente do indicativo (ele está) ou na 2.
...
Exemplos com está

  • Você já está pronto?
  • Meu cachorro está com a pata partida.
  • Ligue mais tarde, ela já está no trabalho.

Macete para escrever corretamente “está” e “estar”
Para não errar mais, existe um macete que ajuda a saber exatamente qual dos dois modos empregar. Assim, sempre que a dúvida aparecer, tente substituir “estar” por outro verbo no infinitivo. Se o verbo flexionar, use “está”. Se não se flexionar, empregue “estar”.

Verbo irregular da 1ª conjugação. Varia nas desinências. Pretérito perfeito do ind.

Significado de Está
substantivo deverbal Ação de estar; expressão de um estado temporário: a casa está à venda? Ação de possuir uma condição temporária: ela está com tuberculose. Ação de comparecer, de estar presente: o cantor está na festa.

A diferença fundamental é que bem é um advérbio, e bom, um adjectivo, o que faz com que desempenhem diferentes funções e, por conseguinte, apareçam em posições diferentes na frase.

Quando a frase se referir ao passado, use “vim”. Por exemplo: ontem, eu vim aqui. Agora, quando a frase não estiver no passado, use “vir”.

Estar presente é ter consciência do seu entorno, dos valores que estão em jogo, e de seu poder de decisão em determinado momento. Em outras palavras, estar presente é viver no aqui e agora, é estar consciente da realidade, do aqui e agora, incluindo as ameaças e as oportunidades que você enfrentará.

As duas formas são aceitas, mas seus significados são distintos. Dá é a forma conjugada do verbo dar na terceira pessoa do singular do presente do indicativo ou segunda pessoa do singular do imperativo, enquanto dar é a forma do verbo no infinitivo. veja mais detalhes e exemplos de uso abaixo.

A maneira correta de se escrever esta palavra é estão, com o sufixo –ão. A palavra “estam” não existe na língua portuguesa.

Para é a forma mais correta de escrita da preposição, estando o seu uso sempre adequado. Deverá ser usada na linguagem escrita e na linguagem formal. Pra é a forma mais informal da preposição, devendo apenas ser utilizada na linguagem falada ou em textos informais e descontraídos.

Está é a forma conjugada do verbo estar na 3.ª pessoa do singular do presente do indicativo (ele está, ela está, você está) ou na 2.ª pessoa do singular do imperativo (está tu). Estar é a forma do verbo no infinitivo (vai estar, pode estar, deve estar).

O mesmo que: existo, permaneço, fico, suponho, hei, habito, resido, condigo, custo.

A maneira correta de se escrever esta palavra é estão, com o sufixo –ão. A palavra “estam” não existe na língua portuguesa. “Estão” é a forma conjugada do verbo estar na terceira pessoa do plural do presente do indicativo.